Conecte-se conosco

Jaguarari

Associação dos Vaqueiros de Santa Rosa presta homenagem a Zé da Zefa

Publicado

em

O vaqueiro se foi de forma prematura e inesperada. A violência humana calou um dos homens mais trabalhadores da região. De origem simples e humilde, José Fernandes, ou carinhosamente Zé da Zefa, construiu sua história com muito suor e alcançou uma enorme popularidade nas regiões de Santa Rosa de Lima, em Jaguarari, Andorinha e Senhor do Bonfim.

Brutalmente assassinado no sábado passado, dia 24 de novembro, sua história se confunde com a história de luta pela sobrevivência do povo nordestino. E para homenagear este homem de tantas lutas, a Associação de Vaqueiros de Santa Rosa de Lima, em Jaguarari, publica nota de pesar pelo falecimento de Zé da Zefa.

Confira:

José Fernandes teve sua missão interrompida. O homem que nasceu na simplicidade, sentiu a dor da necessidade, como ele mesmo dizia, e sempre se emocionava em qualquer lugar ao lembrar de dona Zefa sua mãe; quando as vezes não fazia uma das refeições para que não faltasse pros filhos!

Eram tempos difíceis mas havia União! José Fernandes perdeu o pai muito cedo; lhe somavam cinco anos de idade; uma criança que trocou a infância para ajudar a mãe a cuidar dos irmãos mais novos.

Trabalhou na roça; logo cedo descobriu a dureza da vida e, quando rapazinho, começou a trabalhar na venda de seu Zeca Bonfim, praticamente seu segundo pai, que muito lhe ensinou sobre o comércio e a arte de negociar.

Por mérito conquistou seu próprio negócio e nunca mais parou, pois eu, você… aguardamos que essa parada seja feita por ordem de Deus e não por mãos insanas. José casou-se com dona Marinalva e, dessa união, vieram duas figuras tão amorosas que eram o orgulho desses pais: Giza e Daniela.

José conquistou patrimônios: roças, fazendas, imóveis. O primeiro parque de vaquejada em homenagem a seu saudoso pai Manoel Benedito, em Santa Rosa de Lima… E o mais fascinante: tudo conquistado honestamente com o suor do seu rosto. Não tinha dia nem hora. O seu lema era trabalho.

Relembrava sempre os tempos de Belo Cardoso e Seu Cisino, referências da moral e da ordem que existia em nossa comunidade. Hoje nos silenciamos. Estamos desprotegidos, vulneráveis. Nos sentimos impotentes, pois não se explica o inconformável.

A Associação dos Vaqueiros se solidariza com a família e assim compartilha com todos o carinho com o qual a população demonstrou no cortejo de sua despedida.

QUE JOSÉ FERNANDES, NOSSO AMIGO ZÉ DA ZEFA, SEJA RECEBIDO NA CASA DE DEUS E DESCANSE EM PAZ

ASSOCIAÇÃO DOS VAQUEIROS / SANTA ROSA DE LIMA – BAHIA.

*BLOG DO ELOILTON CAJUHY

Continue Lendo
Clique para comentar

Jaguarari

Secretaria de Educação de Jaguarari promove capacitação para coordenadores da rede municipal

Publicado

em

A Secretaria de Educação de Jaguarari promoveu, nesta segunda-feira (06), mais um encontro de capacitação de coordenadores da rede municipal do município, coordenado pela professora Joelma Dias dos Santos. O tema discutido foi o Projeto Político-Pedagógico – PPP, que visa estruturar políticas que atuem positivamente na estrutura educacional da escola.

É através do PPP que a comunidade escolar pode desenvolver um trabalho coletivo, cujas responsabilidades pessoais e coletivas são assumidas para execução dos objetivos estabelecidos. Este será um dos diversos encontros que deverão ser realizados segundo a proposta da equipe, já que a educação é um processo contínuo, em que as discussões e problemáticas demandam o olhar cuidadoso constante na busca por estratégias que viabilizem uma educação pautada na qualidade.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

Continue Lendo

Jaguarari

Operadores de sistema de abastecimento de água de Jaguarari passam por capacitação

Publicado

em

Na ultima sexta-feira (03), os operadores dos Sistemas de Abastecimento de Água – SAA das localidades de Outeiro, Lagoa, Varzinha, Catuni da Grota, Catuni da Estrada e Flamengo passaram por capacitação. O treinamento foi conduzido pelo técnico em mecânica, Admilson Ferreira e teve como objetivo aprimorar o conhecimento dos operadores para melhor operação e manutenção dos sistemas de abastecimento de água, proporcionando atendimento eficaz aos usuários desse serviço. A capacitação contou com a presença da Secretária de Agricultura, Luciana Souza.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

Continue Lendo

Jaguarari

Prefeitura de Jaguarari promoverá na próxima sexta-feira (10) o Projeto Saúde das Mães

Publicado

em

A prefeitura de Jaguarari através da Secretaria de Saúde, com apoio das secretarias de Educação e Administração realizará na próxima sexta-feira (10) um dia especial, dedicado a saúde da mulher em celebração ao Dia das Mães. É com objetivo de proporcionar um dia dedicado à saúde das mães do município que a secretaria de saúde colocará em pratica o Projeto Saúde das Mães, disponibilizando diversos procedimentos de saúde divididos em seis stands.
• Saúde Bucal – Promoverá palestras educativas e atendimento odontológico na unidade móvel;
• Fisioterapia – Serão oferecidas as mães massagens terapêuticas;
• Nutricionista – Serão disponibilizadas consultas e orientações alimentares;
• Vigilância Epidemiológica – Estarão disponíveis vacinação contra a gripe e testes rápidos para DST e orientações a respeito da Dengue, Zika e chikungunya;
• Saúde da Mulher – Nesse stand acontecerão palestras sobre câncer de colo de útero e serão realizados exames de ultrassonografia: Mamária, Obstétrica e transvaginal. Alem de aferição de pressão arterial e exame de eletrocardiograma;
• Nasf – Disponibilizará orientação profissional com psicólogo e assistente social
A Secretaria de Educação por meio do Departamento de Cultura oferecerá às mães Jaguaraiense, apresentações musicais, sorteio de brindes e entrega de lembranças.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2019 - Criado por PrecisoCriar | www.precisocriar.com.br