Conecte-se conosco

Noticias

Bolsonaro não lidera no Nordeste e talvez esse ‘erro’ seja um acerto para eleições 2018

Publicado

em

O discurso do deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) parece encantar parcela expressiva da população brasileira. No entanto, no Nordeste, o pré-candidato à Presidência não parece ser o preferido. Levantamento divulgado na última semana pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra que, entre os nordestinos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue à frente nas intenções de voto e, na ausência dele, não há a liderança isolada de Bolsonaro como opção para o Palácio do Planalto. E Lula aparece com quase 44% dos votos, contra 14,5% do parlamentar do PSL. A região, inclusive, é a única em que a ex-senadora Marina Silva (Rede) lidera quando Lula fica fora da simulação – ela praticamente dobra nas intenções de voto quando o petista deixa a disputa. Para analistas tarimbados, a empatia do Nordeste por Marina é resultado, entre outras questões, da história de vida da acreana. Vinda do interior da Amazônia, a ex-senadora provoca uma “sensação de espelho” muito bem explorada por Lula ao longo da trajetória política do agora prisioneiro na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Da infância repleta de dificuldades ao estrelado político, Marina e Lula podem ser considerados símbolos da resiliência dos mais pobres, o que explica em parte a preferência que têm no Nordeste – região assolada por mazelas naturais, históricas e sociais. Essa predileção é também diferente dos demais presidenciáveis, que não necessariamente mantêm o mesmo padrão de interlocução com as camadas mais populares. Ainda assim, Marina não chega a ter uma frente respeitável no comparativo com os adversários. Embora esteja com números muito próximos de Bolsonaro e Ciro Gomes (PDT), que possui como berço eleitoral o Ceará. No entanto, a leitura do escopo da pesquisa desenvolvida pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra que, por mais que haja franca expansão dos candidatos de direita, especialmente o caso de Bolsonaro, o Nordeste ainda flerta com a esquerda e não segue o efeito manada observado em outros estados. Considerada um curral eleitoral do petista, a região foi uma das principais beneficiárias das políticas públicas desenvolvidas ao longo dos últimos 15 anos – com exceção do período já sob o comando de Michel Temer (PDMB). Diante desse comportamento, não foram raras as vezes em que os nordestinos acabaram acusados de errar nos votos. Em 2018, todavia, se o erro for não votar em Bolsonaro, talvez muita gente ache que o Nordeste não é tão ruim quanto pregavam. Em tempo, para evitar processos, a pesquisa ouviu 2.002 eleitores, sendo 539 no Nordeste, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob número BR-02853/2018. A margem de erro é de 2%. Este texto integra o comentário desta segunda-feira (7) para a RBN Digital, veiculado às 7h e às 12h30, e para as rádios Excelsior, Clube FM e Irecê Líder FM.

BN

Continue Lendo
Clique para comentar

Noticias

Ponto Novo: Programa Caravana da Saúde atenderá pacientes de Mamota e localidades circunvizinhas nos dias 03 e 04 de abril

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Ponto Novo, através da Secretaria de Saúde estará levando nos dias 03 e 04 de abril a Caravana de Saúde para localidade de Mamota.

Durante estes dias serão ofertados os serviços de: Consultas com clínico geral, ortopedista, dermatologista, realização de exames de ultrassonografia (USG de mamas, transvaginal, obstétrica, tireoide, abdômen total, rins e vias urinárias e musculoesqueléticas), além de atendimentos pelos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF (Psicóloga, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga), além de atendimentos odontológicos, realização de exames de preventivo, exames laboratoriais, dispensação de medicamentos e atualização do cartão de vacina.

De acordo com a Secretária de Saúde Marcela Silva esta já é a segunda parada da Caravana da Saúde que tem como objetivo levar os serviços de saúde aos quatro cantos do município, aproximando às comunidades dos serviços proporcionados pela saúde pública municipal.

blogdonettomaravilha

Continue Lendo

Jaguarari

Trabalho de reciclagem em Juacema terá apoio da prefeitura de Jaguarari

Publicado

em

Na manha desta quinta-feira (21), atendendo convite da Associação Socioambiental e Cultural de Juacema e Adjacências, o Secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Fábio Vieira, participou de reunião e também conheceu um pouco mais sobre o “Projeto Recicla Juacema”, desenvolvido pela associação.

O secretário recebeu por parte da presidente da associação, Zilmária Silva de Sena, a solicitação de equipamentos de EPI, envio de uma caçamba duas vezes por mês para auxiliar na coleta do material reciclado, além de repelente e protetor solar.

Após receber as demandas, o secretário disse que irá buscar a melhor forma de atender a solicitação por parte da associação de Juacema que vem realizando um trabalho importante para a localidade.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari-BA

Continue Lendo

Andorinha

Polícia Militar apreendeu carro clonado em Andorinha nesta quinta (21)

Publicado

em

Por volta das 12h do dia 21, quinta-feira, a guarnição do 2º PEL/6ºBPM registrou uma ocorrência de Receptação (Carro Clonado) na Av. Monte Santo, centro de Andorinha.

Houve uma denúncia que o acusado estaria de posse do veículo Fiat/Strada de cor preta, licença de São Paulo com sinais de clonagem.

O acusado e o veículo foram apresentados na Depol.

bonfimnoticias

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2019 - Criado por PrecisoCriar | www.precisocriar.com.br