Conecte-se conosco

Campo Formoso

Campo Formoso: júri condena homem a 60 anos de prisão por duplo homicídio

Publicado

em

O Tribunal do Júri da comarca de Campo Formoso condenou na quarta-feira (28) Walisson Michel de Oliveira Santana a 60 anos, 8 meses e 16 dias de prisão, em regime inicial fechado, pelos crimes de duplo homicídio qualificado e tentativas de homicídio qualificado. A denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA) foi sustentada pela promotora de Justiça Joseane Mendes Nunes, que detalhou o crime ocorrido em novembro de 2017, e a sentença foi proferida pelo juiz Francisco Pereira de Morais. O Júri encerrou as 18 sessões plenárias realizadas na comarca neste mês de novembro.

Segundo a denúncia, os crimes foram praticados mediante disparos de arma de fogo, nas proximidades de um bar de Campo Formoso. No dia 25 de novembro de 2017, Walisson efetuou disparos contra João Pablo Souza, Júnior Santos Silva, Alexandre Júnior Martins e Vitor Alberto Carvalho. Os tiros foram disparados em circunstâncias que impossibilitaram a defesa das vítimas, sendo que os dois primeiros faleceram imediatamente e os outros dois ficaram gravemente feridos. Também conforme a denúncia, Walisson Santana chegou a fazer postagens em rede social, enviando recados e debochando dos crimes. Ele teria desafiado inclusive a polícia a lhe prender. O réu foi preso em Simões Filho três dias após os crimes e aguardou o julgamento detido no Conjunto Penal de Juazeiro.

BN

Continue Lendo
Clique para comentar

Campo Formoso

Operação fiscaliza crimes ambientais em Campo Formoso e região; mais de 10 já foram presos

Publicado

em

Uma série de crimes ambientais, como o tráfico de animais silvestres e a extração ilegal de areia, foi identificada na 44ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que acontece de 6 a 17 de maio em dez municípios do norte baiano. Até o momento, 11 pessoas foram presas, quase 300 animais silvestres resgatados, um carro roubado foi recuperado, além de apreendidos uma arma, cerca de R$ 5 mil em dinheiro e metais preciosos oriundos da atividade de garimpo ilegal.

A operação, comandada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), é realizada por 30 órgãos públicos estaduais e federais, além de organizações não-governamentais. As fiscalizações estão acontecendo nos municípios de Campo Formoso, Jacobina, Andorinha, Mirangaba, Miguel Calmon, Várzea Nova, Morro do Chapéu, Ourolândia, Umburanas e Jaguarari.

Segundo o promotor de Justiça Pablo Almeida, da Promotoria Regional Ambiental de Jacobina, a fiscalização é bastante ampla e pretender fazer um diagnóstico da situação ambiental da região. Estão sendo verificadas questões como o saneamento ambiental, através de inspeções em lixões e no sistema de esgotamento sanitário; a qualidade das águas; a ocorrência de desmatamento e existência de carvoarias; a comercialização e aplicação de agrotóxicos; a situação do patrimônio histórico e artístico; a situação de áreas de preservação permanente e de reserva legal, tanto em áreas públicas quanto em propriedades privadas; e a extração mineral. Além disso, as equipes também estão realizando visitas às 28 barragens de água, muitas delas funcionando sem licença ambiental e sem garantir a vazão do rio, explica Pablo Almeida. “Estas barragens têm promovido a morte do Rio Salitre”, advertiu ele.

A caça predatória, o tráfico de animais silvestres e a criação ilegal de animais são outros graves problemas identificados na região que estão sendo combatidos durante a fiscalização. Somente em uma residência no município de Jacobina, foram encontrados 35 animais silvestres em cativeiro ilegal, além de partes de um animal abatido, R$ 5 mil reais em dinheiro e 300 gramas de ouro. O dono do imóvel, que já tinha passagem pela polícia por crimes ambientais, se apresentou na Delegacia e foi preso. Outras oito pessoas presas nos primeiros dias de FPI foram liberadas e responderão pela manutenção ilegal de animais silvestres em cativeiro. No município de Mirangaba, durante a apuração de existência de um cativeiro ilegal de animais, uma das equipes da FPI ainda identificou um veículo clonado, que teria sido roubado em Salvador em novembro de 2013. O homem que se identificou como dono do carro foi preso e responderá pelo crime de receptação.

Extração ilegal

A FPI também identificou a extração ilegal de areia na região, sendo que uma pessoa foi presa em flagrante por receptação do material e seis caminhões que realizavam transporte irregular foram apreendidos.

Audiência Pública

No próximo dia 17, às 8h, os resultados das ações da FPI serão apresentados em uma audiência pública no Auditório do Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda, situado na Rua Antônio Vieira de Mesquita, S/N, Bairro Félix Tomás, em Jacobina.

.

Carlos Britto

Continue Lendo

Campo Formoso

Campo Formoso: Com abordagem diferenciada, Colégio José Telésphoro proporciona diversificação de aprendizagens

Publicado

em

O ano de 2019 chegou com novidades para o Colégio Municipal José Telésphoro. Com uma proposta diferente, os alunos estão tendo uma formação que oportuniza o exercício da cidadania. Para isso, eles realizam atividades extracurriculares no contra turno escolar: Língua Portuguesa; Alfabetização Matemática; Leitura, compreensão e contração; Produção Textual; Saberes lógico-matemáticos; Jogos Cênicos; Xadrez; Robótica; Educomunicação; Ecologia Humana e Saúde; Rodas de conversa; Agroecologia e, em breve, as Oficinas de Corpo, Esporte e Lazer e a Fanfarra.

O estudante também terá ao longo do processo formativo, o acesso aos níveis de ensino que lhes permitem atuar no mundo do trabalho: domínio da leitura, escrita e cálculo, educação emocional; ética; estética nas relações que estabelece consigo e com o ambiente; domínio de saberes acumulados e dos saberes tradicionais; compreensão de todo lugar político que todo saber ocupa; utilização de tecnologias de comunicação e capacidade crítica de compreender os produtos midiáticos e sua gestão; autoconhecimento; autocritica e crítica permanente ao conhecimento aprendido e produzido.

Outros três projetos também estão sendo desenvolvidos na escola. ‘O Lider em Mim’, ‘Escola de Pais’, que incentiva a comunidade a fortalecer os laços entre os pais, alunos, professores e gestão da unidade educacional, além de ser uma ação para melhoria do aprendizado e ‘Metodologia Disciplinar de Ensino’, pautada no respeito e reconhecimento aos Profissionais da Educação, com o apoio da Polícia Militar.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Continue Lendo

Campo Formoso

SAC Móvel chega a Campo Formoso nesta terça-feira (07); veja os serviços ofertados

Publicado

em

O SAC Móvel, serviço itinerante da Rede SAC, vai desembarcar em Campo Formoso nesta terça-feira (07) e segue até a quarta-feira (08), para oferecer os principais serviços da rede, como emissão de carteira de identidade (primeira e demais vias), CPF e certidão negativa de antecedentes criminais, além do atendimento para a Ouvidoria Geral do Estado (OGE), e Ceprev.O atendimento será de 8h às 18h, na praça Dr José Gonçalves, com distribuição de 250 senhas diárias.  Devido a uma mudança de sistema, as carteiras de identidade serão entregues no prazo de 15 a 30 dias. O prazo exato e o local de entrega serão discriminados no Protocolo de Atendimento entregue ao cidadão.COMO TIRAR SEUS DOCUMENTOSCARTEIRA DE IDENTIDADE:1ª VIA:

  • Certidão de Nascimento, original ou cópia autenticada por tabelião.

2ª VIA, MUDANÇA DE ESTADO CIVIL OU CORREÇÃO ORTOGRÁFICA:Solteiro(a) – Certidão de Nascimento original ou cópia autenticada por Tabelião.Casado(a) – Certidão de Casamento original ou cópia autenticada por TabeliãoViúvo(a) – Certidão de Casamento e Certidão de Óbito originais ou cópias autenticadas por tabelião.Separado(a) ou Divorciado(a) – Certidão de Casamento averbada com sentença do Juiz.ATENÇÃO: Não serão aceitas Certidões contendo rasuras, manchas, borrões, emendas ou perfurações.FOTO: Para qualquer caso, apresentar 02 fotos 3×4 iguais, em preto e branco ou coloridas com FUNDO BRANCO OU CINZA. NÃO SERÃO ACEITAS FOTOS: sorrindo, com cabelos cobrindo o rosto(franja, mecha); HOMENS COM BRINCOS, BLUSAS DE ALÇA, CAMISETA, FARDA(militar, escolar, etc.). CASOS ESPECIAIS: Naturalizados, Português com igualdade de direitos, Filhos de brasileiros nascidos no Exterior, Adoção, Reconhecimento de paternidade e Casamento posterior ao nascimento dos filhos.

  • CERTIFICADO DE ANTECEDENTES CRIMINAIS:
  • Carteira de Identidade
  • CEPREV:
  • Recadastramento e Orientações sobre Benefícios para Pensão
  • Carteira de Identidade e CPF (xerox e original)
  • Comprovante de residência (xerox e original)
  • Último contracheque do pensionista (xerox e original)
  • Extrato da conta corrente Bradesco do pensionista.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2019 - Criado por PrecisoCriar | www.precisocriar.com.br