Conecte-se conosco

Noticias

Circulação de espetáculos e oficina no Sertão do Grupo Vilavox chegam a Senhor do Bonfim

Publicado

em

Ponto Circuito é o nome da circulação cultural que o Grupo Vilavox, um dos mais consolidados do teatro baiano, realiza nas cidades de Serrinha, Ribeira do Pombal, Jacobina, Irecê e chegará a Senhor do Bonfim nesta quinta-feira, dia 12 de julho, às 17h30 com o espetáculo Passaredo Passarinholas e com o processo criativo da peça Medéia Negra, na sexta-feira, dia 13 de julho, às 20h, além de oficina de contação de histórias aberta ao público às 8h.

Toda programação é gratuita. A iniciativa conta com o patrocínio do edital de Manutenção de Grupos Artísticos, da Fundação Cultural do estado da Bahia e Fundo de Cultura da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, bem como o apoio institucional das prefeituras municipais de Serrinha, Ribeira do Pombal, Senhor do Bonfim, Jacobina e Irecê.

O público das cinco cidades vai poder conferir a peça indicada ao Prêmio Braskem de Teatro, na categoria Melhor Espetáculo Infantojuvenil, Passaredo Passarinholas, montagem que mergulha no universo lúdico dos pássaros e a tradição oral da cultura brasileira. A obra é inspirada em contos de diferentes ancestralidades, narrativas populares de griôs e de diferentes tradições orais, como a indígena e a afro-brasileira. Na peça, os atores utilizam elementos do universo infantil e brincadeiras populares, para dar teatralidade aos três contos encenados. Passaredo Passarinholas tem direção de Diana Ramos e direção musical de Jarbas Bittencourt.

Pessoas interessadas em absorverem as técnicas de contação de histórias poderão participar da Oficina, na qual o Grupo Vilavox compartilha o conhecimento sobre método, estratégias e caminhos para compartilhar narrativas ancestrais. As oficinas serão realizadas nas cinco cidades participantes do Ponto Circuito e serão gratuitas.

Medeia Negra em Processo – Primeiro solo teatral do repertório do Grupo Vilavox, Medeia Negra apresenta a pesquisa da atriz Márcia Limma, com direção de Tânia Farias (Ói Nois Aqui Traveiz) e dramaturgia de Marcio Marciano (Grupo Alfenim), com colaboração de Daniel Arcades (NATA). Durante o Ponto Circuito, será compartilhado o processo criativo do espetáculo, que evoca de modo híbrido o mito grego, em uma perspectiva contemporânea e feminista negra. História, memória e vivências da criadora são apresentadas na cena, trazendo o canto e a música como marcas da trajetória do grupo, em diálogo com o teatro épico.

O corpo negro e seus encarceramentos é colocado em cena como uma metáfora de libertação, onde a voz é o caminho escolhido. O canto e a performance das ações compõem a musicalidade inspirada nos cantos negros de libertação. A plateia, a partir de sua disposição espacial, é colocada frente a frente com a dicotomia e complexidade do gênero. Medeia compartilha seus momentos e reflexões entre passado, presente e futuro junto ao público. Assim, temos acesso a versão feminina e negra da história.

Será uma oportunidade do público acompanhar o processo de criação de um espetáculo teatral ainda não finalizado e contribuir com reflexões e questionamentos a partir da experiencia cênica apresentada.

Serviço – Ponto Circuito

Senhor do Bonfim

Passaredo Passarinholas

12/07 (quinta) – 17h30 – Gratuito

Local a definir.

Medeia Negra

13/07 (sexta) – 20h – Gratuito

Centro Cultural Ceciliano de Carvalho

Oficina de Contação de Histórias

13/07 (sexta) – 8h – Gratuito

Colégio Estadual Senhor do Bonfim

*Crioula Comunicação

blogdowalterley

Continue Lendo
Clique para comentar

Jaguarari

Prefeitura de Jaguarari inicia recuperação da estrada que liga a sede do município a localidade de Aroeira

Publicado

em

A prefeitura de Jaguarari vem seguindo seu cronograma de ações que vem recuperando estradas vicinais por todo município. Nesta quinta-feira (21) a Secretaria de Infraestrutura e Obras Publicam iniciou a recuperação da estada que liga a sede do município até a localidade de Aroeira. Ao todo serão recuperados cerca de 5 km de estrada que há muitos anos não recebe qualquer cuidado por parte do poder publico.

O serviço vem sendo acompanhado de perto pelo secretário de infraestrutura e obras, Fabio Vieira e pelo Coordenador de Maquinas, Magdailton de Jesus. “Essa estrada tem grande importância e há muito tempo não recebia os cuidados necessários. O prefeito Everton Rocha tem nos cobrado para que as ações de recuperação cubram o maior numero de estradas possíveis. E com certeza iremos fazer esse trabalho em todas as estradas do município como ele determinou”, falou secretário de infraestrutura e obras, Fabio Vieira.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

Continue Lendo

Noticias

Tiago Venâncio anuncia reajuste salarial de servidores e investimentos para educação na jornada pedagógica de Ponto Novo

Publicado

em


Foto: Luis Ferreira/Web Interativa

O prefeito Tiago Venâncio (MDB) fez importantes anúncios durante sua fala na abertura da Jornada Pedagógica de Ponto Novo. Além de fazer um retrospecto das ações desempenhadas em prol da Educação do município, o prefeito anunciou o reajuste salarial dos servidores e investimentos como a construção de uma escola no Distrito de Barracas e um ginásio de esportes na sede do município.

Reajuste salarial dos servidores da Educação

O gestor garantiu que os servidores terão o reajuste de 4.17% linear para toda categoria. “Vocês não precisam estar se humilhando, como já aconteceu em gestões passadas para adquirir o que é direito de vocês. Vocês vão ter o reajuste dos 4.17% linear para toda categoria”.

Tiago informou que a decisão foi tomada após estudos e levantamentos que apontaram condições positivas para que o reajuste fosse concedido.  “E hoje, sem ter reunião, sem ter discussão, já fiz a mais de trinta e cinco dias esse levantamento com a nossa equipe da Prefeitura, e com total segurança vocês vão ter esse reajuste total, linear para toda a classe e toda categoria da Educação”. Garantiu.

Construção de Escola no Distrito de Barracas

O prefeito também informou que estará buscando mais investimentos na capital nacional como a construção de uma escola de seis salas para o Distrito de Barracas.  “No início de abril vou novamente à Brasília, para conseguir mais recursos, principalmente para o Distrito de Barracas, o qual já tenho o projeto e quero falar para meus amigos de Barracas que vou apresentar lá em abril para construção de uma escola de seis salas no Distrito de Barracas”

Ginásio de Esportes

Tiago Venâncio anunciou também que será construído um ginásio de esportes. Obra no valor de R$ 1 milhão de reais. “Anunciar aqui em primeira mão, que foi publicado ontem no Diário Oficial de Ponto Novo, o edital para construção do ginásio de esportes no valor de R$ 1 milhão de reais”.
Segundo informou o prefeito, será um ginásio de referência, com capacidade para cerca de mil pessoas e que também servirá para eventos. “Teremos uma grande arena”. Salientou o gestor.

Web Interativa

Continue Lendo

Noticias

Bonfim: professores repudiam falta de acordo da prefeitura

Publicado

em

NOTA DE REPÚDIO

O SINTESB-BA – SINDICATO DOS TRABALHADORES NA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SENHOR DO BONFIM vem por meio desta repudiar a atitude de desrespeito do executivo municipal, que insiste em não pagar o piso salarial nacional dos profissionais do magistério público municipal, descumprindo leis municipais e federais. Em tempo repudiamos ainda a cogitação de redução salarial dos professores por meio da retirada, ilegal, das gratificações que compõem o salário do professor.  
Como podemos perceber, as ações do governo são perversas com os profissionais, pois além de descumprir o piso nacional, passando por cima das leis constitucionais, ainda cogita a possibilidade de retirar direitos que foram conquistados historicamente pela categoria.  
SOCIEDADE, NÃO PERMITA QUE O GOVERNO MUNICIPAL DESTRUA A EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO, JUNTE A NÓS NESSA LUTA.

blogdonettomaravilha

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2019 - Criado por PrecisoCriar | www.precisocriar.com.br