Conecte-se conosco

Noticias

Começa parceria para tornar Senhor do Bonfim um dos maiores produtores de Leite da Bahia

Publicado

em

Nas décadas de 1970 e 1980, o município de Senhor do Bonfim era um dos maiores produtores de leite do estado da Bahia. Fortes estiagens e falta de investimentos no setor diminuíram a produção. Uma parceria entre prefeitura, por meio da secretaria de Desenvolvimento Agropecuário, pecuaristas, governo do Estado, Instituto Federal e a Cescage Genética prometem mudar essa história.

O primeiro passo foi dado na última terça-feira (23), com a chegada de embriões de alta qualidade genética vindos de Ponta Grossa, Paraná. Os embriões chegaram em recipientes com nitrogênio líquido e foram usados inicialmente em animais pré-selecionados nas Fazenda Lagoa da Pedra e Várzea Cumprida, na região de Quicé.

Em média, o processo de transferência de embriões leva 15 minutos. Os embriões são fertilizados em laboratório e sete dias depois transferidos para a vaca receptora (barriga de aluguel). “A partir de 23 dias é feito o diagnóstico de prenhez e a gestação leva entre 280 e 290 dias”, disse o médico veterinário da Cescage Genética, Leonardo Proença.

A raça escolhida para o melhoramento genético foi a Girolando, adaptada melhor ao clima Semiárido. O criador Aécio Cardoso teve 16 vacas que receberam embriões de genética avançada. “Vamos sair de uma produção de 18 litros de leite por vaca para alcançar uma média de 40 litros por dia. Acredito que é um salto para primeiro mundo”, disse entusiasmado Aécio.

O diretor-geral do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) Campus Senhor do Bonfim – e um grupo de alunos de licenciatura em Ciências Agrárias, acompanharam o processo de transferência de embriões.

A gente tem como propósito desenvolver todo processo de estudo, mapeamento e seleção de raças adequadas. Essa parceria vai trazer para área de pesquisa, extensão e ensino uma potencialidade para o território”, comentou o diretor-geral do IF, Alaécio Santos Ribeiro.

Além de Quicé, criadores do Barro, Passagem Velha e Catuni foram beneficiados com a técnica de melhoramento genético do rebanho. Mais de 70 animais receptores receberam embriões de alta qualidade genética.

A grande vantagem desse projeto é trazer o que existe de melhor em tecnologia de fertilização in vitro para alavancar a nossa pecuária leiteira”, destacou o secretário de Desenvolvimento Agropecuário, Fábio Cedraz.

O programa de melhoramento genético surgiu em 2017 quando o fundador do Cescage Genética, professor José Sebastião Fagundes Cunha, esteve em Senhor do Bonfim. Na oportunidade, o diretor da Cescage participou de um evento no Campus do Instituto Federal.

Em agosto desse ano, uma missão de técnicos do governo da Bahia, juntamente com prefeito Carlos Brasileiro e o secretário Fábio Cedraz, retribuiu a visita e foi ao Paraná. A missão esteve no centro de biotecnologia e reprodução animal da Cescage.

Estamos muito felizes de estar sendo parceiro da Cescage. Estamos convictos que essa parceria com governo do Estado e IF Baiano fará de Senhor do Bonfim referência em melhoramento genético no Brasil“, disse o prefeito Carlos Brasileiro.

Durante o processo de transferência de embriões, o prefeito ainda fez o seguinte comentário: “O nosso governo está trabalhando para melhorar a qualidade dos animais, a renda das famílias, e, consequentemente, melhorar a economia do nosso município“, pontuou.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná se destaca como o segundo maior produtor de leite do País. Nos últimos dez anos, contribuindo em quase um quarto para o crescimento da produção brasileira e elevando sua participação de 10,65%, em 2006, para 14,07%, em 2016, dado mais recente aferido pelo Deral (Departamento de Economia Rural) da Seab (Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná).

*ASCOM – Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

Continue Lendo
Clique para comentar

Noticias

Hospital Dom Antônio Monteiro entra na fase final para instalação de leitos de UTIs

Publicado

em

Durante esta semana, uma comitiva do governo municipal visitou o andamento das obras de readequação predial do Hospital Dom Antônio Monteiro. A casa de saúde está passando por uma ampla reestruturação para oferecer atendimento de alta complexidade.

Com a reforma, ampliação e adequação do espaço, serão instalados 20 leitos de UTIs – neonatal e adulto, além de 05 leitos semi-intensivos.

A nova estrutura inicialmente vai reforçar o combate ao novo coronavírus (Covid-19), com atendimento aos casos mais graves da doença. Após a pandemia, o serviço de alta complexidade será incorporado de forma permanente ao sistema de saúde do município.

A unidade de tratamento intensivo contará com recursos tecnológicos e científicos de última geração e serão responsáveis por receber pacientes criticamente enfermos conforme gravidade, faixa etária, patologia e requisitos de privacidade.

O investimento financeiro para execução e compra de equipamentos é de cerca de R$ 10 milhões. Os recursos em grande parte são do Governo do Estado da Bahia. O município acrescenta contrapartida.

Após finalização da primeira etapa, as obras devem avançar para ala de internação. O novo Hospital também terá um moderno tomógrafo e um espaço estruturado para ortopedia.

“É um grande marco para nossa população, uma conquista histórica para nossa região. Ações como essa mostram que o governo do prefeito Carlos Brasileiro está intensificando cada vez mais o cuidado com a saúde da população bonfinense”, ressaltou o secretário de Saúde, Neto Guimarães, durante a visita técnica.

Quando estiver funcionando, o atendimento do HDAM terá abrangência macro regional, aderindo parte da demanda da rede PEBA (Pernambuco e Bahia). As obras terminam no final do mês de julho.

“É satisfatório saber que o hospital passará a contar com um espaço amplo, moderno e que os profissionais vão ter acesso à mais alta tecnologia para continuar cumprindo a missão de salvar vidas”, disse o vice-prefeito, José Antônio.

O prefeito Carlos Brasileiro descobriu que teve a Covid-19 durante exame de rotina e preferiu ficar em quarentena em sua residência; ele está assintomático e continua trabalhando de casa.

A vistoria ainda contou com representantes da direção e corpo clínico do HDAM, equipe da Secretaria de Infraestrutura e representantes da FCK Engenharia.

Continue Lendo

Campo Formoso

PM atende ocorrência de tentativa de homicídio na sede de Campo Formoso

Publicado

em

Por volta das 19:30 desta quinta-feira (02) de julho, a Central de Operações da 54ª CIPM foi acionada para atender a uma ocorrência de disparos de arma de fogo registrada entre os bairros Multirão e Santa Luzia, localizados na sede de Campo Formoso.

Imediatamente foi deslocada para o local do sinistro a 1° guarnição da Polícia Militar que constatou a veracidade da denúncia, sendo verificado que uma pessoa do sexo masculino encontrava-se no chão, vítima de disparos por arma de fogo. O alvejado foi conduzido com vida pelo SAMU para o hospital São Francisco.

As guarnições da polícia militar estão realizando diligências para localizar e prender o autor dos disparos.

ASCOM – 54ªCIPM

Continue Lendo

Noticias

Senhor do Bonfim: comércio e templos abrirão em novo horário e haverá toque de recolher

Publicado

em

Após reunião com comitê gestor da Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim e entidades representantes do comércio foi decidido que a partir do dia 06/07/2020 os serviços não essenciais do comércio vão abrir das 9 às 15h de Segunda a Sexta-Feira.

Veja como será o funcionamento:

O comércio funcionará das 09 às 15 h;.

Os serviços essenciais (menos farmácias e postos) das 07 às 15 h;.

Toque de recolher das 20h às 05 horas;.

Os bancos fecham o auto atendimento, às 18 h.;

Lotéricas das 07 às 15 h.;

Delivery de comida até 22 h;

Templos e Igrejas funcionarão das 9h às 15 (horário comercial);

Decreto valerá por 15 dias;

Entra em vigor a 00h00min, de segunda-feira,dia 06 de julho de 2020.

Barrerias sanitárias vão exigir comprovantes de residência dos ocupantes do veículo – exceção às pessoas de outras cidades em tratamento de saúde com a devida comprovação.

Redação do Blog do Cleber Vieira

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2019 - Criado por PrecisoCriar | www.precisocriar.com.br