Conecte-se conosco

Noticias

Comunidades tradicionais realizam manifestação contra a inauguração do Projeto de Irrigação Baixio de Irecê, em Xique-Xique (BA)

Publicado

em

Representantes das 18 comunidades tradicionais de Fundo de Pasto impactadas pelo Projeto de irrigação Baixio de Irecê protestaram, na manhã desta sexta-feira (23), em Xique-Xique (BA), contra a cerimônia de inauguração da primeira etapa do projeto com a presença do Presidente da República, Michel Temer.

Na estrada que dá acesso ao canal, com faixas e panfletos os manifestantes apresentaram a indignação e a insatisfação com a negligência dos direitos socioambientais e de seus modos de vida. As famílias reivindicam a devolução do território através da realização da Ação Discriminatória Rural, que já deveria ter sido instaurada pela Coordenadoria do Desenvolvimento Agrário – CDA. Eles afirmam que o empreendimento é uma farsa e que não serão escravos do projeto de irrigação.

Um grupo maior, com cerca de 60 pessoas, foi impedido de se unir ao restante dos manifestantes pelo Exército Brasileiro no Km 08 do canal principal do projeto e ainda foi proibido de retornar as suas casas pelo mesmo caminho. Segundo Marcos Félix Bonfim, morador da comunidade de São João, em Itaguaçu da Bahia, a ordem era não deixar ninguém passar, só depois de uma hora, quando o evento acabasse.

“O intuito nosso era protestar, não ia adiantar a gente ir depois se eles não estariam lá. Mas isso não desanima nossa luta, isso deu foi mais força pra gente, quem estava sem coragem acabou voltando com mais fé. Nós queremos as nossas terras para criar, se o canal funcionar vai prejudicar todos nós, onde a gente cria e sobrevive”, afirmou Bonfim.

O Projeto de Irrigação Baixio de Irecê administrado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF – está localizado entre os municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia e atinge mais de 700 famílias camponesas. Essa inauguração é uma tentativa de negar os direitos dessa população e, inclusive, descumpre a recomendação do Ministério Público Federal – MPF de que seu início fosse suspenso até que os conflitos fossem resolvidos.

“Eles querem nos dar alguns poucos empregos que dizem que é assalariado. Mas não queremos trabalhar assalariados. Queremos trabalhar como camponeses e criadores. Plantar, colher, cuidar da nossa criação, isso é que é importante pra gente e isso é o que a gente sabe fazer, não queremos perder nosso modo de vida, não queremos trabalhar com veneno ou com trabalhos que só vão ter em época de colheita”, desabafou Maurício Rodrigues, também da comunidade de São João.

As 18 comunidades impactadas possuem certificação de Fundo de Pasto pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial – SEPROMI do Estado da Bahia e vem tendo suas atividades econômicas interrompidas pelo desmatamento das 16.500ha de caatinga para implantação das etapas 1 e 2 do Projeto de Irrigação Baixio de Irecê. Desta forma, o projeto ainda vai desmatar mais de 40 mil hectares para implantação das outras etapas do referido projeto, localizado em um bioma importante para subsistência das famílias das diversas comunidades.

blogdonettomaravilha

Continue Lendo
Clique para comentar

Noticias

Contas do 3º quadrimestre da secretaria de saúde de Senhor do Bonfim foram reprovadas pelo conselho municipal de saúde

Publicado

em

Durante reunião que aconteceu nessa terça-feira (19), entre os conselheiros da saúde municipal, foram reprovadas por 4 votos contra, 1 voto de abstenção e 2 votos de aprovação com ressalvas, as contas do 3º quadrimestre da Secretaria Municipal de Saúde de Senhor do Bonfim.

De acordo com informações existem diversas suspeitas de irregularidades na contratação de pessoal, não foram apresentadas prestações de conta do Hospital Regional ainda sob a gestão do Instituto Caminhada, inclusive prestação essa cobrada pelos vereadores, até hoje também não apresentadas, dentre outras situações tenebrosas na área da saúde, os conselheiros decidiram reprovar as contas da saúde em questão.

Funcionários até hoje com rescisões em mãos sem receber nenhum centavo, procuram o Instituto Caminhada e esse se nega a atender. Dizem que a prefeitura deve a eles e que este dinheiro é para pagar as rescisões, além de sofrerem ameaças pela prefeitura, caso queiram colocar na justiça.

Nossa reportagem procurou o presidente do conselho, mas até o presente momento não obtivemos resposta.

Blog do Netto Maravilha

Continue Lendo

Noticias

Prefeitura de Senhor do Bonfim empossa novos secretários e assessores

Publicado

em

O prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro, empossou na tarde desta segunda-feira (18,) o novo titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte, Francisco Carlos Carneiro Ribeiro, a secretária Interina de Cultura, Rubenalva Alves de Souza, a Nalvinha, os diretores de Transportes e Trânsito, José Clerton Borges e Rosiani Felipe da Silva Araújo, o coordenador de Eventos e Cerimonial, Ricardo Miranda de Aquino e o novo assessor de Comunicação Social, Arivaldo dos Anjos Silva.

Para o prefeito, as mudanças na estrutura do Executivo Municipal representam uma verdadeira oxigenação para a administração para melhor atender ao cidadão.

“Uma mudança é sempre bem vinda, desde que seja feita com critérios e argumentos. Alguns dos nossos colaboradores saíram do governo por motivos pessoais, alcançaram espaços importantes no Governo do Estado, e poderão ajudar no desenvolvimento de Senhor do Bonfim. Outras mudanças foram necessárias para que o governo ganhe energia. Quem sai, vai de maneira tranquila e quem chega, vem com fôlego e ideias novas. Espero que esses setores funcionem em todo seu potencial e tragam bons frutos para a nossa cidade”, destacou.

Ainda de acordo com Brasileiro, a vinda do secretário Carlos Carneiro é muito importante para o crescimento da economia municipal, o avanço do turismo e dos esportes. “Carlos é um desportista nato, um empresário bem sucedido com grande penetração entre os comerciantes locais. Além de ser um homem preparado e realizador, que faz acontecer com lealdade, compromisso e seriedade. Com certeza fará a diferença”, ressaltou o prefeito.

Com as alterações em setores estratégicos como Cultura, Chefia de Gabinete, Comunicação Social, Trânsito e Eventos, o município ganha sangue novo para responder aos anseios da população da Terra do Bom Começo.

ASCOM – Prefeitura de Senhor do Bonfim

Continue Lendo

Jaguarari

Prefeitura de Jaguarari divulga tabela com os jogos da primeira rodada das oitavas de final da Copa Rural 2019

Publicado

em

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2019 - Criado por PrecisoCriar | www.precisocriar.com.br