Conecte-se conosco

Campo Formoso

Edimar segue o caminho dos artilheiros do futebol

Publicado

em

Rogério Ceni, José Luis Chilavert, Dimitar Ivankov, René Higuita, Jorge Campos, Johnny Vegas Fernández, Márcio. O que eles têm em comum? Todos entraram para a história do futebol mundial como goleiros artilheiros. O paranaense Rogério Ceni, que fez história no São Paulo e hoje se destaca como técnico do Fortaleza, líder da Série B, é o maior goleiro artilheiro de todos os tempos, com 132 gols marcados. O segundo, o paraguaio Chilavert marcou 62, seguido pelo colombiano Higuita, que balançou as redes 41 vezes. Mas, na Bahia, há um arqueiro com números impressionantes, que superam feitos de alguns dos nomes conhecidos no mundo da bola e, certamente, merecia estar entre eles. Trata-se de Edimar Pereira da Silva. Aos 32 anos, Edimar já marcou 49 gols, segundo sua própria conta. Hoje, ele é um dos personagens de destaque do Intermunicipal 2018.

Goleiro e capitão da Seleção de Campo Formoso, o jogador conta com orgulho sobre o feito. “São 49 gols marcados, sendo 45 de faltas e cinco de pênaltis. Tem, ainda, os gols que fiz nas competições de futebol society, que são seis de faltas e três de pênaltis, mas não calculo. Pelo Intermunicipal são 11 gols marcados. Quatro por Campo Formoso, três por Piritiba, dois por Mairi, um por Santaluz e um por Senhor do Bonfim. Inclusive, em 2007, atuando por Campo Formoso, marquei dois gols da vitória da nossa equipe sobre Araci por 2 a 1. Araci tinha uma fortíssima Seleção com grandes jogadores, entre eles o centroavante Marcelo”, recorda.
 
O baiano começou a construir a marca ainda em 2003. Ele lembra com carinho do descobridor do seu talento com a bola nos pés. “Comecei (a fazer gols) em 2003, com a ideia do meu treinador Luisinho, que não está mais entre nós. Na época, eu sempre chegava no campo e começava a bater na bola. Em um jogo, tive a oportunidade de bater a falta e não parei mais”.
 
Edimar também é dono de um currículo extenso, com 14 anos de carreira e passagens por diversos clubes e Seleções. “Clubes foram vários na Bahia, mas tem um em especial, o Grêmio Futebol Clube Igarense, que é do distrito de Igara, em Senhor do Bonfim, onde nasci, me criei e vivo ate hoje. Pelas Seleções foram cinco anos por Campo Formoso, de 2003 a 2007. Passei também por Santaluz, em 2008, e Pojuca, em 2009. Em 2010 disputei o Campeonato Baiano pelo Ipitanga, onde conseguimos livrar o mesmo do rebaixamento. Depois disso, dei uma pausa na carreira e só retornei ao Intermunicipal em 2013, atuando por Piritiba. Em 2014 e 2015 joguei por Mairi. Em 2017 defendi a Seleção de Senhor do Bonfim e nesse ano retornei para o selecionado de Campo formoso”.

Como todo atleta, o arqueiro bonfinense tem um ídolo. Mas, por curiosidade, não é um dos goleiros artilheiros do futebol mundial. “Na verdade, desde o início da minha carreira meu ídolo é o Júlio César (ex-goleiro da Seleção Brasileira e de clubes como Flamengo, Inter de Milão-ITA e Benfica-POR). Inclusive, coloquei o nome de meu filho de Júlio César em homenagem a ele. Mas, como cobradores de faltas, admiro o grande Chilavert, com suas cobranças extraordinárias, e também o Rogério Ceni, que inclusive ultrapassou Chilavert na contagem dos gols”.

Os sonhos também fazem parte da vida de Edimar. Apesar de lamentar não ter atuado por um grande clube, ele espera ver o filho seguir os seus passos e poder acompanhá-lo de perto. “Todos os jogadores sonham em conseguir chegar a um grande clube. Para mim, particularmente, acho que faltou um pouco de visibilidade e oportunidades ao longo da carreira. Creio que hoje, para alguns que têm potencial e estão iniciando, as oportunidades são maiores. Não posso negar que um dos meus sonhos consegui realizar, que foi atuar no Campeonato Baiano, mesmo somente aos 24 anos. Mas, ainda tenho muitos sonhos a serem realizados, como o de treinar e ver meu filho Júlio César jogando como goleiro, cobrando faltas e dando continuidade à minha história. Eu sou feliz e por tudo que conquistei agradeço a Deus. Sempre uso a minha frase predileta por onde ando: Deus é Fiel”.

Confira abaixo imagens de gols de Edimar:

Fotos e vídeos: Arquivo Pessoal e TV Chapada

fbf

Continue Lendo
Clique para comentar

Antônio Gonçalves

Ecoturismo é alternativa de desenvolvimento para o Piemonte Norte do Itapicuru

Publicado

em

O plano de criar um circuito de ecoturismo entre os municípios de Campo Formoso, Pindobaçu e Antônio Gonçalves começou a ser analisado durante reunião, nesta terça-feira (9), entre lideranças empresariais da região e o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, em Salvador.

No encontro, o empresário Paulo Roberto de Freitas fez rápida explanação sobre o rico potencial da região para a atividade turística e a perspectiva de estruturação do setor. Destaque para o Pico da Redenção, que possui a beleza natural das serras, nascentes e cachoeiras. “Os investimentos privados avançam com a chegada de pousadas, restaurantes e as futuras instalações de novos empreendimentos”, afirmou.

Já o secretário estadual do Turismo sugeriu a visita de equipe técnica à região, com o objetivo de identificar as ações necessárias, como roteirização, treinamento de guias turísticos e qualificação profissional na área da gastronomia, dentre outras medidas. A proposta foi acolhida e os primeiros contatos para realização dos trabalhos já ficaram agendados.

Fonte: SECOM do Governo da Bahia

Continue Lendo

Campo Formoso

Subestação da Chesf vai receber energia produzida em parque eólico de Campo Formoso

Publicado

em

Imagem Ilustrativa

Representantes do Complexo Eólico Folha Larga Norte, pertencente ao consórcio entre o grupo francês de energia EDF Renewables e a Casa dos Ventos Energias Renováveis, localizado no município de Campo Formoso, anunciaram na terça-feira (26), que a energia gerada na Subestação da empresa será escoada por linhas de transmissão até a Subestação Senhor do Bonfim II, de propriedade da Chesf (Companhia Hidroelétrica do São Francisco), localizada em Senhor do Bonfim. O anúncio foi feito no gabinete do prefeito Carlos Brasileiro.

Para ligar as duas subestações numa extensão de aproximadamente 33,4 quilômetros, á linha de transmissão passará pelo território de três municípios: 10,10 km dentro de Senhor do Bonfim; 22,99 km em Campo Formoso e 0,31 km em Jaguarari. A linha vai se estender, em grande parte, na zona rural, por isso necessitam de previa análise e licença do setor de meio ambiente do município.

Com uma potência prevista de 114 megawatts-hora, o parque tem condições de gerar energia suficiente para abastecer 290 mil residências por ano. Quando estiver funcionando, a operação pode beneficiar o município com 30% do Imposto sobre Serviços (ISS), além de indenização aos proprietários pelo uso das terras.

.

Cleber Vieira

Continue Lendo

Campo Formoso

Caminhada penitencial reúne mais de mil católicos na cidade de Campo Formoso

Publicado

em

Numa demonstração de Fé e reflexão sobre a quaresma, os fiéis da Igreja Matriz de Santo Antônio em Campo Formoso, promoveram a Primeira Caminhada Penitencial que reuniu mais de mil pessoas.

A caminhada aconteceu no último domingo (31), na rodovia BA-220 que liga o distrito de Poços á Campo Formoso, onde com muita alegria, homens, mulheres, idosos e crianças, formaram uma grande multidão, que rezava e cantava durante todo o percurso. Frei Davi, responsável pela paróquia da cidade, falou sobre a felicidade em promover este evento, agradeceu a presença da polícia militar e profissionais de saúde por todo o suporte que ofereceu durante a caminhada.

Frei Davi disse ainda que Campo Formoso é a cidade da Fé e que esta foi apenas a primeira de muitas caminhadas.

Redação Campo Formoso Noticias

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2019 - Criado por PrecisoCriar | www.precisocriar.com.br