dezembro 11, 2018 9:48 pm
Home / Noticias / Hora canina: cachorros compreendem o conceito de tempo?

Hora canina: cachorros compreendem o conceito de tempo?

A ideia de contar o tempo é uma invenção humana que tem acompanhado as civilizações há milhares de anos. Durante boa parte desta trajetória, os cachorros têm estado ao lado do homem, seja como cão de caça ou como companheiro para os bons e maus momentos. Será que, depois de tanto tempo, os bichinhos de quatro patas entenderam como funciona este conceito?

Cães conseguem entender parte da ideia de tempo

Cães têm noção de tempo, mas de um jeito diferente do conceito humano

Os cientistas dizem que o cérebro humano trabalha com a chamada memória episódica. É uma característica que permite relembrar eventos do passado, pensar no futuro e até criar medidas artificiais de tempo, como as horas, os minutos e os segundos. Os cães, por sua vez, percebem a passagem do tempo de outra forma.

Por causa da capacidade de aprender técnicas de treinamento e de antecipar acontecimentos futuros se baseando em experiências passadas, o Doutor Thomas Zentall, da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos, aposta que a mente canina tem sua própria versão de memória episódica.

Passagem do tempo influencia relação entre cães e cuidadores

Neste aspecto, o que distingue os homens dos cães é que os humanos podem identificar eventos específicos com detalhes, enquanto os cachorros sabem apenas apontar quanto tempo se passou desde determinado acontecimento. Os humanos, por exemplo, são capazes de relembrar uma festa de aniversário, os docinhos que foram servidos e os convidados que estavam presentes. Já os pets só conseguem entender que se passou bastante ou pouco tempo desde a última refeição.

Outra evidência de que os pets entendem, pelo menos em parte, o conceito de tempo e sua passagem, é a forma como eles se comportam quando são deixados sozinhos em casa. Quanto mais tempo o cuidador demora para voltar para casa, maior será a animação e o carinho demonstrados pelo cachorro. O tempo também é importante para a intensidade dos sintomas do transtorno de ansiedade de separação, que podem piorar com a passagem das horas e os dias.

MSN

Você pode Gostar de:

Prefeitura de Ponto Novo encaminha pacientes para realização de consultas e agendamento de cirurgias pelo Mutirão de Cirurgias de Catarata

A Prefeitura Municipal de Ponto Novo, por meio da Secretaria de Saúde está encaminhando pacientes …