Conecte-se conosco

Noticias

Hora canina: cachorros compreendem o conceito de tempo?

Publicado

em

A ideia de contar o tempo é uma invenção humana que tem acompanhado as civilizações há milhares de anos. Durante boa parte desta trajetória, os cachorros têm estado ao lado do homem, seja como cão de caça ou como companheiro para os bons e maus momentos. Será que, depois de tanto tempo, os bichinhos de quatro patas entenderam como funciona este conceito?

Cães conseguem entender parte da ideia de tempo

Cães têm noção de tempo, mas de um jeito diferente do conceito humano

Os cientistas dizem que o cérebro humano trabalha com a chamada memória episódica. É uma característica que permite relembrar eventos do passado, pensar no futuro e até criar medidas artificiais de tempo, como as horas, os minutos e os segundos. Os cães, por sua vez, percebem a passagem do tempo de outra forma.

Por causa da capacidade de aprender técnicas de treinamento e de antecipar acontecimentos futuros se baseando em experiências passadas, o Doutor Thomas Zentall, da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos, aposta que a mente canina tem sua própria versão de memória episódica.

Passagem do tempo influencia relação entre cães e cuidadores

Neste aspecto, o que distingue os homens dos cães é que os humanos podem identificar eventos específicos com detalhes, enquanto os cachorros sabem apenas apontar quanto tempo se passou desde determinado acontecimento. Os humanos, por exemplo, são capazes de relembrar uma festa de aniversário, os docinhos que foram servidos e os convidados que estavam presentes. Já os pets só conseguem entender que se passou bastante ou pouco tempo desde a última refeição.

Outra evidência de que os pets entendem, pelo menos em parte, o conceito de tempo e sua passagem, é a forma como eles se comportam quando são deixados sozinhos em casa. Quanto mais tempo o cuidador demora para voltar para casa, maior será a animação e o carinho demonstrados pelo cachorro. O tempo também é importante para a intensidade dos sintomas do transtorno de ansiedade de separação, que podem piorar com a passagem das horas e os dias.

MSN

Continue Lendo
Clique para comentar

Noticias

Ponto Novo: Programa Caravana da Saúde atenderá pacientes de Mamota e localidades circunvizinhas nos dias 03 e 04 de abril

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Ponto Novo, através da Secretaria de Saúde estará levando nos dias 03 e 04 de abril a Caravana de Saúde para localidade de Mamota.

Durante estes dias serão ofertados os serviços de: Consultas com clínico geral, ortopedista, dermatologista, realização de exames de ultrassonografia (USG de mamas, transvaginal, obstétrica, tireoide, abdômen total, rins e vias urinárias e musculoesqueléticas), além de atendimentos pelos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF (Psicóloga, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga), além de atendimentos odontológicos, realização de exames de preventivo, exames laboratoriais, dispensação de medicamentos e atualização do cartão de vacina.

De acordo com a Secretária de Saúde Marcela Silva esta já é a segunda parada da Caravana da Saúde que tem como objetivo levar os serviços de saúde aos quatro cantos do município, aproximando às comunidades dos serviços proporcionados pela saúde pública municipal.

blogdonettomaravilha

Continue Lendo

Jaguarari

Trabalho de reciclagem em Juacema terá apoio da prefeitura de Jaguarari

Publicado

em

Na manha desta quinta-feira (21), atendendo convite da Associação Socioambiental e Cultural de Juacema e Adjacências, o Secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Fábio Vieira, participou de reunião e também conheceu um pouco mais sobre o “Projeto Recicla Juacema”, desenvolvido pela associação.

O secretário recebeu por parte da presidente da associação, Zilmária Silva de Sena, a solicitação de equipamentos de EPI, envio de uma caçamba duas vezes por mês para auxiliar na coleta do material reciclado, além de repelente e protetor solar.

Após receber as demandas, o secretário disse que irá buscar a melhor forma de atender a solicitação por parte da associação de Juacema que vem realizando um trabalho importante para a localidade.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari-BA

Continue Lendo

Andorinha

Polícia Militar apreendeu carro clonado em Andorinha nesta quinta (21)

Publicado

em

Por volta das 12h do dia 21, quinta-feira, a guarnição do 2º PEL/6ºBPM registrou uma ocorrência de Receptação (Carro Clonado) na Av. Monte Santo, centro de Andorinha.

Houve uma denúncia que o acusado estaria de posse do veículo Fiat/Strada de cor preta, licença de São Paulo com sinais de clonagem.

O acusado e o veículo foram apresentados na Depol.

bonfimnoticias

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2019 - Criado por PrecisoCriar | www.precisocriar.com.br