Conecte-se conosco

Noticias

O declínio de Geddel, a toxidade do MDB e a primeira eleição sem o emedebista

Publicado

em

Foto: Reprodução/ Jota.Info

Depois de muito tempo, o ex-ministro Geddel Vieira Lima teve uma imagem divulgada na imprensa. Preso desde setembro de 2017 no Complexo da Papuda, o emedebista foi visto durante uma audiência no Supremo Tribunal Federal (STF) em que testemunhas de defesa falaram à Justiça. De uniforme branco e mais magro, a imagem de Geddel beira a melancolia. Quem diria que, após muitos anos, o “nome forte” da Bahia estaria encarcerado e longe dos holofotes eleitorais pela primeira vez…

Passou praticamente despercebido que Geddel completou um ano na prisão no último dia 8. Foram raros os registros na própria imprensa de que o emedebista agora é uma sombra do que já foi durante uma eleição. E uma sombra a que poucos querem ter o nome associado. Principalmente quando a foto do bunker de R$ 51 milhões volta à mente dos eleitores. Parece que poucos lembram que até 2016 Geddel era um dos potenciais nomes para disputar o domínio político da Bahia. Naquele tempo, todos queriam ser amigos dele. Hoje, nem o próprio irmão, Lúcio, usa com a mesma força do passado o sobrenome Vieira Lima. Agora é só Lúcio.

É uma questão de sobrevivência política, admitamos. Pôr em risco uma reeleição ou eleição por ser associado indiretamente pela crise em torno do bunker não seria tarefa fácil para ninguém. Vide a enorme bancada de deputados estaduais eleita em 2014 pelo MDB e que debandou na última janela partidária. Bruno Reis virou vice-prefeito de Salvador. Alex da Piatã saiu antes do circo pegar fogo. Os demais, Pedro Tavares, Leur Lomanto Jr., Luciano Simões Filho e Hildécio Meireles, praticamente apagaram a luz para tentarem ter sobrevida política e ainda assim arriscam a permanência em cargos eleitorais.

Entre aqueles que preferem fingir que as malas de dinheiro não existem está o candidato do MDB ao Palácio de Ondina, João Santana. Quando questionado sobre o tema, ele opta por não tecer comentários e ressalta que está na sigla muito antes de Geddel e Lúcio chegarem ao partido. Apesar de muitos “entretantos” e de estar fingindo não haver um fantasma em torno do partido, a participação dele no processo eleitoral não é tão ruim: tem apertado o candidato a reeleição Rui Costa e deixado algumas cascas de banana no debate.

ACM Neto, que foi aliado do MDB nas últimas duas eleições, também manteve distância da radioatividade no partido na Bahia e até mesmo nacionalmente. O prefeito de Salvador não foi candidato ao governo e rechaçou uma aliança com os companheiros de chapa de 2014 e 2016. Caso Geddel não estivesse preso, todavia, o cenário poderia ser completamente diferente.

O ex-ministro poderia usar a máquina federal como fez para reeleger João Henrique em 2008 e estaria como candidato ao governo da Bahia, por exemplo. No mínimo numa nova disputa ao Senado, já que, diferente de quatro anos atrás, são duas vagas disponíveis e Geddel seria naturalmente competitivo. No meio do caminho, no entanto, houve um “La Vue”. Um Calero. Um Funaro. Um bunker de R$ 51 milhões. O físico mais magro sintetiza o que se tornou o ex-todo poderoso emedebista. A imponência de outrora parece ter ficado no passado.

BN

Continue Lendo
Clique para comentar

Jaguarari

Parceria entre Prefeitura de Jaguarari e Hospital do Trauma garante aumento no numero de cirurgias e exames para o município

Publicado

em

Tendo como uma das prioridades de governo a área da saúde a administração municipal vem dando passos importantes para que o município de Jaguarari seja reconhecido em todo território como uma referencia em saúde pública. Diversas ações estão sendo realizadas a fim de tornar cada dia melhor e mais eficiente essa área vital para o municipio, tais como: aquisição constante de medicamentos para as unidades básicas de saúde e Caps, nova sede da Casa de Apoio com atendimento psicológico para pacientes e acompanhantes, mutirões de saúde, contratação de mais especialidades médicas como: cardiologia, pediatria e ortopedia, inauguração do Posto de Saúde de Macambira, firmou convenio com a Policlínica regional e em poucos dias será iniciada a reforma do Hospital Municipal e construção do Centro Cirúrgico.

Visando fortalecer ainda mais a saúde no município o prefeito Everton Rocha se reuniu com o Superintendente do HU-Univasf (Hospital do Trauma) em Petrolina, onde foi selada uma parceria que tem como principal objetivo ampliar os serviços de saúde prestados aos cidadãos de Jaguarari, disponibilizado pela unidade hospitalar. Através desse termo de cooperação técnica o hospital passa a oferecer aos jaguararienses os procedimentos de: cirurgias eletivas, consultas ambulatoriais de ortopedia e exames de tomografia.

“Preocupado com a demora em casos de regulação de pacientes, busquei uma forma de diminuir essa espera. Agora alguns casos poderão ter sua espera abreviada graças a essa parceria. O Hospital do Trauma é uma unidade de referência para media e alta complexidade nas especialidades de traumato-ortopedia e Neurocirurgia”, pontuou o Prefeito Everton Rocha.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

Continue Lendo

Filadélfia

Prefeitura de Filadélfia têm contas aprovadas pelo TCM e Câmara de Vereadores

Publicado

em

Depois de encarregar-se do difícil desafio de equilibrar as contas do município desde o primeiro ano de mandato, a atual administração municipal teve as contas do exercício de 2017 aprovadas na Câmara de Vereadores na sessão da última quinta-feira (27).

As contas já haviam sido aprovadas com ressalvas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que não constatou nenhuma conduta do prefeito Louro Maia que importasse lesão ao erário e vieram para julgamento definitivo da Câmara, sendo assim, aprovadas por unanimidade de votos pelos dez vereadores presentes.

Na prática, a aprovação significa que município está sendo administrado com seriedade, para atender todas as exigências legais. O Tribunal tem a função principal de cobrar a transparência, ética e compromisso com os recursos públicos diante da fiscalização contábil, financeira, orçamentária e controle externo.

A representante do prefeito, advogada Dra. Cínthia Lisboa, evidencia que o prefeito Louro Maia, não apenas atingiu, mas foi além dos limites constitucionais com educação e saúde. “Com base nos dados dos relatórios contábeis já analisados pelo TCM-BA, observou-se que o gestor cumpriu com os percentuais repassados e investiu além das obrigações constitucionais, nas áreas de Saúde e Educação”, enfatizou a advogada.

O prefeito Louro Maia enfatiza que a gestão municipal está voltada para o cumprimento fiel da legislação e correta aplicação dos recursos públicos. “Nossa administração tem trabalhado bastante para colocar o município nos eixos, ter as contas de 2017 aprovadas é reflexo de muito equilíbrio e trabalho, pois recebemos o município totalmente desajustado e passamos a investir na correta aplicação dos recursos públicos, mesmo diante de tão grande crise financeira”, ressaltou.

O prefeito completa: “Não foi fácil. Tivemos que adotar uma política austera e rigorosa de controle financeiro e ser fiel a essa política. Os resultados estão aí, com a aprovação das contas, nossa equipe segue se mantendo firme e comprometida com a responsabilidade fiscal”, finalizou Louro Maia.

bonfimnoticias

Continue Lendo

Campo Formoso

Há vagas! Prefeitura de Campo Formoso está contratando médicos para PSF

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Campo Formoso, por meio da Secretaria de Saúde, informa que está contratando médicos clínicos gerais e/ou que tenham pós-graduação em Saúde da Família, para atuar nos PSF’s (Programa de Saúde da Família) do município. Os interessados devem enviar o currículo para o email: atencaobasica@campoformoso.ba.gov.br

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2019 - Criado por PrecisoCriar | www.precisocriar.com.br