novembro 16, 2018 4:08 am
Home / Eleições 2018 / Pesquisa BTG: Em 2º turno, Bolsonaro vence Marina e empata tecnicamente com Haddad

Pesquisa BTG: Em 2º turno, Bolsonaro vence Marina e empata tecnicamente com Haddad

Foto: Reprodução/ RedeTV

O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, venceria Fernando Haddad (PT) e Marina Silva (Rede) no segundo turno, de acordo com pesquisa feita pelo Instituto FSB, encomendada pelo banco BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (1º). Apesar de, numericamente, o capitão da reserva derrotar o petista, os dois teriam empate técnico pela margem de erro, de dois pontos percentuais.

Em uma disputa entre Haddad e Bolsonaro, o deputado federal teria 43% contra 42% do ex-prefeito de São Paulo. Já contra Marina Silva, a vitória dele seria por 44% a 39%. O capitão da reserva, entretanto, seria derrotado por Ciro Gomes (PDT), em um placar de 45% a 41%. A derrota também ocorreria para Geraldo Alckmin, numericamente, mas com empate na margem de erro (42% a 41%). 

A pesquisa também mediu o potencial de votos dos candidatos. Para isso, os entrevistadores perguntaram aos eleitores ouvidos em quem eles poderiam votar. Veja o resultado abaixo:
Ciro Gomes – 48%
Geraldo Alckmin – 44%
Jair Bolsonaro – 44%
Fernando Haddad – 40%
Marina Silva – 39%
Henrique Meirelles (MDB) – 28%
Alvaro Dias (Podemos) – 27%
João Amoêdo (Novo) – 22%
Cabo Daciolo (Patriota) – 14%
Guilherme Boulos (PSOL) – 9%
José Maria Eymael (DC) – 8%
João Goulart Filho (PPL) – 7%
Vera Lúcia (PSTU) – 7%

O levantamento ainda mediu a rejeição dos presidenciáveis que disputam o pleito. Este quesito aponta em quem os eleitores não estão dispostos a votar “de jeito nenhum”. Os resultados da pesquisa do FSB mostram um cenário diferente em relação a outras anteriormente divulgadas. Nesta, Bolsonaro não aparece como o mais rejeitado. O BTG Pactual, que encomendou o estudo, tem como um dos fundadores o economista Paulo Guedes, considerado guru do capitão da reserva. Veja o resultado das rejeições abaixo:

Marina Silva – 56%
Geraldo Alckmin – 51%
Fernando Haddad – 50%
José Maria Eymael – 49%
Jair Bolsonaro – 49%
Henrique Meirelles – 46%
Ciro Gomes – 44%
Cabo Daciolo – 41%
Alvaro Dias – 41%
Guilherme Boulos – 40%
João Goulart Filho – 38%
Vera Lúcia – 37%
João Amoêdo – 33%

A pesquisa ouviu 2 mil eleitores, entre os dias 29 e 30 de setembro, em 26 estados e no Distrito Federal. O levantamento tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-05879/2018.

BN

Você pode Gostar de:

A secretaria municipal de saúde está realizando atendimento compartilhado

Consultas, orientações e teste da Orelhinha, através de profissionais das áreas de Clínica Médica, Farmácia, …