A Polícia Federal prendeu preventivamente na manhã desta sexta-feira a desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, do Tribunal de Justiça da Bahia, em nova fase da Operação Faroeste, que investiga um esquema de corrupção no tribunal.
A ordem de prisão foi expedida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Og Fernandes, relator do caso, após pedido da Procuradoria-Geral da República. Og também converteu as prisões temporárias cumpridas na semana passada em preventivas — sem prazo para terminar.
Maria do Socorro foi ex-presidente do TJ da Bahia e é suspeita de integrar o esquema de venda de decisões judiciais no tribunal, que permitiu grilagem de terra no oeste da Bahia.De acordo com a investigação, a desembargadora movimentou cerca de R$ 17 milhões em suas contas entre 2013 e 2019, parte dos valores sem origem comprovada.
O pedido de prisão da desembargadora aponta indícios de que estava atuando para obstruir as investigações, como uma ordem dada para funcionária do seu gabinete “impedir a apreensão de aparelho telefônico pela Polícia Federal” e outras conversas que indicam limpeza de provas, segundo a PGR. A desembargadora estava proibida de manter contato com os funcionários do seu gabinete, mas teria descumprido a ordem do STJ.
“O contato referido foi realizado justamente para tratar ad aparente destruição de prova, perquirindo se a Polícia Federal havia apreendido tal aparelho e, como houve resposta positiva, querendo saber se o conteúdo havia sido apagado”, escreveu o ministro Og Fernandes em sua decisão. Essa nova fase da operação foi batizada de Joia da Coroa.
Em sua decisão, o ministro decretou as prisões preventivas de Adailton Maturino dos Santos, auto-proclamado cônsul da Guiné-Bissau investigado como uma das peças centrais do esquema, da sua mulher Geciane Maturino e dos outros dois alvos presos, Antonio Roque do Nascimento Neves (chefe de gabinete do presidente afastado do TJ-BA Gesivaldo Britto) e Márcio Miranda (advogado e genro de Maria do Socorro).
Na semana passada, além de autorizar buscas e apreensões contra desembargadores e juízes do TJ-BA na Operação Faroeste, o ministro Og Fernandes também determinou o a fastamento de quatro desembargadores das suas funções, incluindo o então presidente do tribunal Gesivaldo Nascimento Britto. Em nota divulgada na ocasião, a assessoria do TJ-BA se disse “surpreendida” pela operação da PF e afirmou que prestaria todos os esclarecimentos necessários.
A PREFEITURA de JAGUARARI através da SECRETARIA DE SAÚDE divulga nesta terça-feira (30/06), o Boletim com dados atualizados da COVID-19. Na edição de hoje, foram detectados 09 casos positivos para coronavírus por testes rápidos. Destes, 04 são de Pilar, onde 03 pacientes encontram-se assintomáticos e 01 com sintomas leves.
Os outros 05 são da sede, foram diagnosticados durante testagem aleatória na feira livre municipal e estão todos assintomáticos. A vigilância já está tomando as devidas providências com relação ao isolamento domiciliar e monitoramento dos parentes e pessoas próximas. Além disso, foi incluído 01 caso suspeito.
Seguimos com uma excelente taxa de recuperação, onde 49 pacientes já evoluíram para CURA CLÍNICA da doença.
Jaguarari atinge o total de 67 casos confirmados, sendo 62 por testes rápidos e 05 através de exame RT-PCR, dos quais 04 foram realizados no LACEN e 01 em laboratório particular.
Solicitamos mais que nunca o apoio da população em aderir ao isolamento social e aos cuidados de higiene pessoal. Se você puder, fique em casa e proteja sua vida e de seus familiares.
Qualquer dúvida relacionada ao COVID-19, utilize a central de atendimento mandando mensagem de WhatsApp para (74) 99948 0045 ou Ouvidoria Municipal através do número (74) 99976-4748.
Das 08 às 12 horas do dia 09 de março foram realizadas abordagens no Povoado de Serra e no Distrito de Carnaíba em Pindobaçu, tendo como resultado a remoção de 06 (seis) veículos sem CRLV, com licenciamento atrasado, uma sem placa de identificação e com numeração do chassi danificada, que se encontram no pátio do DPM naquele povoado. Segue lista dos veículos:• MOTO HONDA CG 125 FAN, CINZA, PLACA JRP 2302,CHASSI: 9C2JC30708BR165072, ANO 2008, MODELO 2008; • MOTO HONDA/CG 150 TITAN ESD, PRETA, PLACA: NZT 4856, LICENÇA DE PINDOBAÇU- BA, CHASSI: 9C2KCI650CR533609, ANO 2012 E MODELO 2012; • MOTO HONDA CB 300R AZUL, PLACA: NZN 4160- BARREIRAS -BA, CHASSI: 9C2NC4310CR016828, ANO 2011 E MODELO 2012; • MOTO HONDA/CG TITAN MIX ES, PRETA, PLACA JSI 8599, SENHOR DO BONFIM – BA, CHASSI: 9C2KC16209R011645, ANO 2009 E MODELO 2009; • MOTO HONDA XR 200, PRETA, SEM PLACA e COM CHASSI DANIFICADA. • MOTO HONDA/CG 125 FAN KS, VERMELHA, PLACA NZJ 1991- MIRANGABA – BA, CHASSI: 9C2JC4110CR439282, ANO 2011 E MODELO 2012.
Mais um jovem comete suicídio no interior de Jaguarari, fato ocorreu no início da noite do último sábado quando a PM foi acionada e procedeu com o isolamento do local, na Rua Alto São José, Povoado de Gameleira – Jaguarari, onde o jovem DOUGLAS DOS SANTOS FERREIRA, 27 anos (iria completar em março), tirou a própria vida.
Os motivos ainda não foram revelados, mas o jovem amarrou uma corda em uma árvore em um terreno próximo a sua residência, onde cometeu o suicídio. O corpo foi removido pelos peritos da Polícia Técnica de Senhor do Bonfim para proceder com necropsia.Blog do Netto Maravilha/foto PJ