Conecte-se conosco

Noticias

Philippe de Orleans e Bragança diz que escravidão é ‘da natureza humana’

Publicado

em


© Michel Jesus O deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP) é trineto da princesa Isabel, uma das homenageadas da sessão

O deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP) causou revolta nesta 3ª feira (14.mai.2019) ao afirmar que “a escravidão é tão antiga quanto a humanidade, é quase que 1 aspecto da natureza humana”. A fala foi feita durante sessão em homenagem aos 131 anos da Lei Áurea.

“A natureza humana nos leva a esses grandes conflitos. Nos leva a esses conflitos de escravizar o outro, isso faz parte da nossa natureza, faz parte do ser humano”, disse.“Como combatemos isso? Essa é a grande questão”, disse.

Assista ao momento:

Orleans e Bragança é trineto da princesa Isabel, uma das homenageadas da sessão. O deputado disse ser leitor assíduo da história grega e romana e notar que havia escravidão naquela época.

O discurso do deputado foi duramente criticado e iniciou uma revolta no plenário da Câmara –algo incomum para sessões solenes. A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) comandou o protesto contra Orleans e Bragança.

“A história precisa de tempo para que se revele e nós estamos muito, mas muito cedo ainda para entender o que foi o processo da escravidão. Portanto, esse processo que beneficiou poucos e brancos –e não negros– jamais sairá da cabeça deles enquanto nós não tivermos a coragem de fazer o que fizemos aqui: a contradição real e concreta”, disse Benedita sobre o protesto em plenário contra Orleans e Bragança.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), enviou 1 discurso que foi lido por Orleans e Bragança. “Esta Casa homenageia a célebres personagens que participam desse episódio, assim como aqueles cujos nomes não entraram para a história, mas ajudaram a transformar o país”, escreveu o demista.

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, foi 1 dos autores do pedido de realização da sessão solene. Eduardo definiu princesa Isabel como“uma pessoa feminina” que pessoas fazem “questão de não enaltecer”.

“Talvez por ser branca, por ser uma mulher de raça, que naquele tempo, no século 19 ainda, já levantava bandeiras contra o regime escravocrata”, disse.

O deputado disse que gosta de ler clássicos gregos e da história romana.

Assista ao momento:

Poder360

Noticias

Bolsonaro defende decreto de armas e diz que não é um ditador

Publicado

em

© Carolina Antunes/PR Presidente usou o Twitter para comentar admissão de culpa

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira, 18, que é um “democrata”, e não um “ditador”, ao responder sobre o que faria caso o Congressoderrube o decreto de armas editado por ele. “Eu não posso fazer nada, não sou um ditador, sou democrata”, disse.

Por outro lado, o presidente voltou a defender o decreto, e disse que tem conversado com senadores sobre o tema. O Senado deve decidir nesta terça se derruba ou não o texto assinado por Bolsonaro que flexibilizou o porte de armas no Brasil.

Na semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou os projetos que anulam o ato do presidente. A Constituição Federal permite que o Congresso derrube um decreto que ultrapasse o poder regulamentar ou que trate de algo limitado exclusivamente ao Legislativo. Neste caso, o projeto de decreto legislativo precisa passar pelo plenário do Senado e pela Câmara para ser aprovado.

“Tenho conversado, sim, com senadores, explicando, conversando. Sabemos que no Brasil hoje em dia quem está à margem da lei está armado. Nada mais estou fazendo do que atendendo à vontade do povo expressa nas urnas em 2005 por ocasião do referendo”, disse Bolsonaro à imprensa após a cerimônia de hasteamento da Bandeira Nacional, que antecedeu a reunião de conselho do governo.

Estadão

Continue Lendo

Noticias

Espaço Supermercados Pague Menos

Publicado

em

Continue Lendo

Jaguarari

Prefeitura de Jaguarari levará a Santa Rosa a 2ª edição do Programa Prefeitura nas Comunidades

Publicado

em

A prefeitura de Jaguarari, através de suas secretarias de governo, irá levar para o distrito de Santa Rosa de Lima, nesta sexta-feira (14), o Programa Prefeitura nas Comunidades. A ida desse programa ao distrito possibilitará atender a várias demandas dos moradores do local e adjacências. Durante a ação, os moradores terão acesso a diversos serviços oferecidos pela gestão municipal.

  • Secretaria de Saúde – exames laboratoriais, avaliação com fisioterapeuta, avaliação com nutricionista, testes rápidos para DST com orientações para prevenção dessas doenças e distribuição de preservativos, teste de glicemia, aferição de pressão.
  • Secretaria de Assistência Social – atendimento e atualização cadastral do programa Bolsa Família, orientação psicossocial com equipe do CRAS e CREAS, concessão de Carteira do Idoso e Passe Livre, Requerimento de beneficio eventual de cesta básica, encaminhamento de segunda via de documentos pessoais, brincadeiras e atividades lúdicas com orientadores sociais, Cadastro de gestantes para o Primeira Infância no SUAS e campanha de enfrentamento ao trabalho infantil nas escolas.
  • Secretaria de Agricultura – cadastramento de títulos de terra, um técnico estará realizando a renovação de DAP’s, abastecimento de água através de pipa e emissão de Guia de Trânsito Animal – GTA.
  • Secretaria de Educação – levará para Santa Rosa a Caravana da Educação, que promoverá uma grande Mostra Cultural, garantindo a população muita diversão e cultura através de Cinema na praça, Karaokê, Roda de Capoeira, Fanfarra e Programa de Nutrição.
  • Secretaria de Meio Ambiente – realizará doação de mudas das seguintes espécies nativas: Paineira (barriguda) Angico de Bezerro, Caraibeira, Aroeira, Baraúna, Espinheira Santa, Pereiro, entre outros.

A Secretaria de Administração realizou um grande mutirão de limpeza executando serviços de varrição, pintura de meio fio e manutenção da iluminação publica.

A Secretaria de Infraestrutura promoveu a revitalização de toda praça central do distrito e recuperação do mercado da feira livre.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2019 - Criado por PrecisoCriar | www.precisocriar.com.br