Com a estabilização do número de casos de casos positivos registrados no município e o alto índice de pacientes curados clinicamente, a prefeitura de Jaguarari vem flexibilizando as medidas preventivas e de combate ao novo Coronavírus por todo município, adotando o modelo de transição entre o Distanciamento Social Ampliado – DAS e Distanciamento Social Seletivo – DSS, sugerido pelo Ministério da Saúde, promovendo o retorno gradual das atividades laborais de forma segura e responsável.
Nesta terça-feira (29), um novo Decreto Municipal sob o nº 265 foi publicado autorizando a reabertura parcial de cursos profissionalizantes e de primeiros socorros, cursos de línguas, informática e natação, desde que sejam seguidas as medidas preventivas e de combate ao Novo Coronavírus. Ficam assim estabelecidas as normas de funcionamento:
• O horário de funcionamento dos cursos profissionalizantes e de primeiros socorros, cursos de línguas, informática e natação será de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h e no sábado das 08h às 12h; • Ficam permitidas aulas teóricas presenciais em salas com lotação, no máximo de 40% de sua capacidade total, não excedendo em hipótese alguma, a quantidade de 10 pessoas por aula mantendo distanciamento mínimo de 01 metro entre elas; • Nos ambientes administrativos, professores, instrutores, colaboradores, alunos e responsáveis deverão utilizar máscara durante todo o período, além de manter distanciamento mínimo de 01 metro entre as pessoas e assentos; • A temperatura dos alunos, professores e demais colaboradores deverá ser aferida diariamente, antes do início das atividades. Caso alguém apresente temperatura igual ou superior a 37,5º, ou com sintomas de gripe, precisará ser afastado provisoriamente do trabalho para avaliação médica; • Aulas práticas deverão ser previamente agendadas e realizadas mantendo-se os vidros das janelas abertos, sendo proibido o uso de ar condicionado. Tanto o aluno quanto o instrutor deverão usar máscara; • Todo material de Trabalho e equipamentos utilizados deverão ser higienizados 10 minutos antes do início e após cada atividade. Para a prática de aulas de natação, fica proibido o empréstimo de toalhas ou produtos de higiene e de uso pessoal. Os vestiários deverão ser higienizados, ficando proibido o uso simultâneo por mais de 02 pessoas.
Divulgamos nesta edição que foram diagnosticados 04 novos casos de coronavírus, sendo 02 por exame RT-PCR e 02 por Teste Rápido. Com relação à residência 03 são da sede e 01 da Fazenda Macambira.
No momento, 1031 pacientes já estão recuperados (97,6%) e 09 pacientes encontram-se internados, sendo 07 em UTI.
Qualquer dúvida relacionada ao COVID-19, utilize a central de atendimento mandando mensagem de WhatsApp para (74) 99948 0045 ou Ouvidoria Municipal através do número (74) 99976-4748.
Seguindo a política de valorização do funcionalismo, implantada pelo prefeito de Jaguarari Everton Rocha, a prefeitura de Jaguarari iniciou nesta quarta-feira, (16), o pagamento antecipado do 13º salário dos servidores municipais efetivos e comissionados.
Mesmo diante do cenário de crise econômica da pandemia e da queda de arrecadação, a administração municipal têm honrado seus compromissos, isso de deve ao equilíbrio fiscal, como ficou evidenciado pela aprovação das contas dos anos de 2017, 2018 e 2019. Essa forma eficiente de administrar contribui para a retomada econômica neste período de aquecimento com festividades de fim de ano.
“O fechamento de mais um ano com a folha de pagamento em dia só está sendo possível em virtude do comprometimento e responsabilidade do governo na gestão e bom uso dos recursos públicos”, pontuou o prefeito de Jaguarari Everton Rocha.
Com o objetivo de contribuir para a arborização e recuperação de áreas degradadas no município, a Prefeitura de Jaguarari, por meio da Secretaria de Meio Ambiente promoveu nesta sexta-feira (11), a doação de mais de 600 mudas nativas e frutíferas à população. A ação realizada pouco depois das 9h na Praça Alfredo Viana contou com a presença de muitas pessoas que retiraram todas as mudas antes do meio dia. Todas as mudas distribuídas foram produzidas no viveiro municipal.
Esta ação da SEMMA reforça o compromisso da gestão municipal com o Meio Ambiente e bem estar da população. Foram doadas mudas das seguintes espécies: Ipê, Paineira (barriguda), Jacarandá (mimoso), Umburana de Cheiro, Jamelão, Graviola, Goiabeira, Acerola, Romã, entre outras. Além de receber a planta, o munícipe obteve informações sobre cada uma das espécies, bem como os procedimentos para fazer o plantio de forma correta.