Conecte-se conosco

Noticias

‘Presidente do PT precisa ser uma pessoa como o Haddad’, diz Tarso Genro

Publicado

em

Pedro Revillion Tarso Genro defende Fernando Haddad na presidência do PT

O ex-ministro da Justiça e ex-governador Tarso Genro (PT-RS) quer que Fernando Haddad seja o próximo presidente do partido.

“O próximo presidente do PT precisa ser uma pessoa como o Haddad. Alguém que seja ligado aos movimentos sociais e à intelectualidade”, disse ao Poder360.

Ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, Haddad ganhou relevância no partido após substituir Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso em Curitiba, como candidato a presidente em 2018.

O paulistano perdeu para Jair Bolsonaro (PSL) no 2º turno e tem tentado se firmar como principal líder da oposição.

Em 2005, em meio à crise do Mensalão, que envolveu os ex-presidentes da sigla José Dirceu e José Genoíno, Genro substituiu Genoíno no comando partido, que renunciou ao cargo. Ele era ministro da Educação. Haddad assumiu o comando da pasta.

À época, o gaúcho rompeu com a ala majoritária do PT e fundou o movimento Mensagem Ao Partido, do qual também fazem parte o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e o deputado federal Paulo Teixeira (SP).

Apesar de defender uma renovação na estrutura partidária do PT, Genro evitou criticar a gestão da atual presidente Gleisi Hoffmann e disse que, dentro do contexto de crise que a sigla vive, ela foi a melhor possibilidade.

De acordo com Genro, Lula deveria pedir progressão de pena para o regime domiciliar. A defesa do ex-presidente atua para que sua pena seja revertida e ele seja colocado em liberdade.

“Mesmo se sentindo injustiçado, defendo que o presidente deve pleitear a prisão domiciliar. Seria uma vitória dentro do contexto que estamos vivendo”, afirmou.

Leia os principais trechos da entrevista:

Poder360: Há a possibilidade de Lula tentar progredir para a prisão domiciliar? Setores do partido tentam convencê-lo dessa ideia?

Tarso Genro: Não tenho contato permanente com a direção do partido, então não posso falar por eles. Mas acho uma ideia correta e justa. Não é aceitável que ele esteja preso com o processo transitado em julgado. Mesmo se sentindo injustiçado, defendo que o presidente deve pleitear a prisão domiciliar. Seria uma vitória dentro do contexto que estamos vivendo.

Tem conversado com o ex-presidente?

Não fiz nenhuma visita. Meu contato com ele é através do Haddad e dos filhos dele. Ele está com a agenda sobrecarregada. Aguardo o momento oportuno para visitá-lo. Não sou muito insistente, não tenho desejo político de interferir na agenda do presidente.

O que achou da direção do PT mudar resolução pós-eleição da sigla que incluía críticas ao ajuste fiscal de Dilma Rousseff?

Esse é 1 momento especial, nosso principal líder está preso. Embora não concorde com uma parte razoável da linha de campanha e do governo da presidente Dilma, não é adequado me manifestar sobre isso. A atual direção tem legitimidade para tomar decisões.

Acha que a condução de Gleisi Hoffmann na presidência do partido prejudicou ou beneficiou o PT durante a eleição?

Dentro do que é a maioria, Gleisi foi a melhor possibilidade. Não é fácil dirigir o partido nessa condição. Mas sou a favor de mudanças no partido, com outros métodos de direção e aproximação com as direções intermediárias nos Estados. O próximo presidente do PT precisa ser uma pessoa como o Haddad, alguém ligado aos movimentos sociais e à intelectualidade. Tenho conversado com pessoas de visão semelhante tanto de dentro do Mensagem ao Partido como de fora e eles são favoráveis.

Jaques Wagner terá protagonismo nessa renovação?

Ele é 1 nome valioso, mas posicionado e articulado com a maioria partidária.

Acha legítimo PDT, PC do B e PSB formarem 1 bloco de oposição no Congresso sem o PT?

Totalmente legítimo. O PT precisa construir uma frente política nova, ouvir, e se aproximar sem colocar hegemonismo, se aproximar com humildade.

Lula citou Mano Brown e disse que o PT precisa se reconectar com as ruas. Como isso deve ser feito na prática?

É muito importante que Lula tenha dito isso. As relações hoje são horizontais, em rede, não há mais relações hierárquicas. A conexão em rede supre as hierarquias dos partidos sobre os movimentos sociais. Precisa haver 1 diálogo de baixo para cima. Há também formas novas de empreendedorismo, junto ao grande e médio capital. Surge 1 pensamento empresarial diferente daquele da Avenida Paulista, com trabalhadores e setores ligados a ele. Não só o PT, mas toda a classe política precisa ter essa compreensão do novo fenômeno da economia mundial no trabalho.

Bolsonaro soube se comunicar com a população durante a campanha?

O Haddad fez uma bela campanha, mas de certa forma sim. A reforma trabalhista está consolidada em muitos pontos, resistir a ela como o PT e a esquerda têm feito é importante, mas insuficiente. Precisamos nos adaptar a esse novo mundo de trabalho desqualificado, com trabalhadores intermitentes. A esquerda tem que desenvolver 1 manto protetor para o trabalhador semi-integrado de baixa renda que vai trabalhar 12 horas para ganhar 1 salário mínimo. Se não olharmos para essas pessoas, elas serão cooptadas pelo racismo, pelo autoritarismo e pela violência.

Continue Lendo
Clique para comentar

Jaguarari

Prefeitura de Jaguarari inicia recuperação da estrada que liga a sede do município a localidade de Aroeira

Publicado

em

A prefeitura de Jaguarari vem seguindo seu cronograma de ações que vem recuperando estradas vicinais por todo município. Nesta quinta-feira (21) a Secretaria de Infraestrutura e Obras Publicam iniciou a recuperação da estada que liga a sede do município até a localidade de Aroeira. Ao todo serão recuperados cerca de 5 km de estrada que há muitos anos não recebe qualquer cuidado por parte do poder publico.

O serviço vem sendo acompanhado de perto pelo secretário de infraestrutura e obras, Fabio Vieira e pelo Coordenador de Maquinas, Magdailton de Jesus. “Essa estrada tem grande importância e há muito tempo não recebia os cuidados necessários. O prefeito Everton Rocha tem nos cobrado para que as ações de recuperação cubram o maior numero de estradas possíveis. E com certeza iremos fazer esse trabalho em todas as estradas do município como ele determinou”, falou secretário de infraestrutura e obras, Fabio Vieira.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

Continue Lendo

Noticias

Tiago Venâncio anuncia reajuste salarial de servidores e investimentos para educação na jornada pedagógica de Ponto Novo

Publicado

em


Foto: Luis Ferreira/Web Interativa

O prefeito Tiago Venâncio (MDB) fez importantes anúncios durante sua fala na abertura da Jornada Pedagógica de Ponto Novo. Além de fazer um retrospecto das ações desempenhadas em prol da Educação do município, o prefeito anunciou o reajuste salarial dos servidores e investimentos como a construção de uma escola no Distrito de Barracas e um ginásio de esportes na sede do município.

Reajuste salarial dos servidores da Educação

O gestor garantiu que os servidores terão o reajuste de 4.17% linear para toda categoria. “Vocês não precisam estar se humilhando, como já aconteceu em gestões passadas para adquirir o que é direito de vocês. Vocês vão ter o reajuste dos 4.17% linear para toda categoria”.

Tiago informou que a decisão foi tomada após estudos e levantamentos que apontaram condições positivas para que o reajuste fosse concedido.  “E hoje, sem ter reunião, sem ter discussão, já fiz a mais de trinta e cinco dias esse levantamento com a nossa equipe da Prefeitura, e com total segurança vocês vão ter esse reajuste total, linear para toda a classe e toda categoria da Educação”. Garantiu.

Construção de Escola no Distrito de Barracas

O prefeito também informou que estará buscando mais investimentos na capital nacional como a construção de uma escola de seis salas para o Distrito de Barracas.  “No início de abril vou novamente à Brasília, para conseguir mais recursos, principalmente para o Distrito de Barracas, o qual já tenho o projeto e quero falar para meus amigos de Barracas que vou apresentar lá em abril para construção de uma escola de seis salas no Distrito de Barracas”

Ginásio de Esportes

Tiago Venâncio anunciou também que será construído um ginásio de esportes. Obra no valor de R$ 1 milhão de reais. “Anunciar aqui em primeira mão, que foi publicado ontem no Diário Oficial de Ponto Novo, o edital para construção do ginásio de esportes no valor de R$ 1 milhão de reais”.
Segundo informou o prefeito, será um ginásio de referência, com capacidade para cerca de mil pessoas e que também servirá para eventos. “Teremos uma grande arena”. Salientou o gestor.

Web Interativa

Continue Lendo

Noticias

Bonfim: professores repudiam falta de acordo da prefeitura

Publicado

em

NOTA DE REPÚDIO

O SINTESB-BA – SINDICATO DOS TRABALHADORES NA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SENHOR DO BONFIM vem por meio desta repudiar a atitude de desrespeito do executivo municipal, que insiste em não pagar o piso salarial nacional dos profissionais do magistério público municipal, descumprindo leis municipais e federais. Em tempo repudiamos ainda a cogitação de redução salarial dos professores por meio da retirada, ilegal, das gratificações que compõem o salário do professor.  
Como podemos perceber, as ações do governo são perversas com os profissionais, pois além de descumprir o piso nacional, passando por cima das leis constitucionais, ainda cogita a possibilidade de retirar direitos que foram conquistados historicamente pela categoria.  
SOCIEDADE, NÃO PERMITA QUE O GOVERNO MUNICIPAL DESTRUA A EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO, JUNTE A NÓS NESSA LUTA.

blogdonettomaravilha

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2019 - Criado por PrecisoCriar | www.precisocriar.com.br