Conecte-se conosco

Noticias

Programa deve capacitar 1.200 brigadistas em 41 municípios

Publicado

em

A partir desta segunda-feira (6), os brigadistas voluntários dos municípios de Iraquara, Bainopólis e Antônio Gonçalves participam de curso de combate a incêndio florestal realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado. Cerca de 1.200 brigadistas voluntários de 41 municípios serão capacitados até o final do mês de setembro.

O programa conta ainda com apoio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec/Defesa Civil), além das prefeituras de cada um dos municípios envolvidos. Neste ano, a capacitação do Bahia Sem Fogo foi iniciada no mês de julho e já passou por 11 municípios. O curso tem carga horária de 40 horas semanais, distribuídas entre cinco dias e são realizados anualmente.

Durante o processo de formação, que inclui aulas teóricas e práticas, os brigadistas voluntários têm aulas sobre legislação, prevenção, técnicas de combate a incêndio florestal, organização de brigadas e primeiros socorros, com ênfase a suporte básico de vida.

O secretário de Meio Ambiente do Estado, Geraldo Reis, conta que o programa foi criado inicialmente para atender às demandas de combate a incêndio em áreas de preservação ambiental, mas a atuação foi estendida para as diversas áreas do território baiano. “É um programa que conta com um planejamento e monitoramento e todo um trabalho de prevenção ao incêndio para além do combate. Contamos com trabalho de educação ambiental e todo um esforço de qualificação das brigadas civis, e investimento na aquisição de equipamentos que são distribuídos para as brigadas”.

Ainda de acordo com o secretário, uma nova licitação está sendo realizada em 2018 e cerca de R$ 1,3 milhão será investido em novos equipamentos para complementar as demandas de novas brigadas e de outras regiões.

O coordenador de Defesa Civil do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, capitão Murilo Rocha, explica que a solicitação do curso é realizada pelos municípios, assim como a definição dos voluntários que irão participar. A partir daí, a realização dos cursos é articulada. “Com a capacitação dessas brigadas voluntárias nos municípios, esse efetivo poderá realizar as primeiras ações de combates e em muitos casos conseguem debelar o incêndio. E quando o Corpo de Bombeiros chega ao local da ocorrência, conseguimos ter uma ação integrada para combater o fogo. Quando um município não conta com essa brigada e tem uma ocorrência de incêndio, esse evento já toma proporções maiores, que envolve uma logística mais complexa e maior dispêndio de recursos pelo Estado”.

Continue Lendo
Clique para comentar

Jaguarari

A prefeitura de Jaguarari apresenta agenda das atividades culturais para o mês de dezembro referente ao benefício da Lei Aldir Blanc

Publicado

em

Dando continuidade ao cronograma de exercício da Lei Aldir Blanc, a Prefeitura de Jaguarari, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (SEMEC), apresenta a Agenda Cultural de Final de Ano.

Com o objetivo de realizar aplicação do benefício à classe de artistas, está aberto chamamento público e edital para espaços culturais e realização de eventos artísticos no mês de dezembro.

Durante este período serão realizadas manifestações culturais regionais, shows de bandas populares e religiosas, resgate iconográfico e concursos artísticos que serão transmitidos via internet.

O concurso está em conformidade com o Edital nº02, de 20 de novembro de 2020 e com as Leis Federais nº 8.666 e Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020, que autoriza o Poder Executivo a conceder premiação aos participantes nos eventos.

As inscrições poderão ser feitas presencialmente ou através do e-mail agendaculturajaguarari@outlook.com

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

Continue Lendo

Itiuba

Itiúba: 90% dos leitos do centro de tratamento da Covid-19 já estão ocupados

Publicado

em

A Secretaria de Saúde de Itiúba informou em suas redes sociais que o Centro de Covid já atingiu 90% dos leitos.

Segundo pronunciamento do Secretário de Saúde, Aguinaldo Severo, na noite desta quarta – feira, 02 de dezembro, o município está em uma situação muito delicada, pois além da ocupação dos leitos do Centro de Covid, não há vagas disponíveis em outros municípios e na capital do estado, o que tem dificultado as regulações. Itiúba conta com 114 casos ativos do Coronavírus e contabiliza também 6 óbitos.

Continue Lendo

Noticias

Prefeito eleito confirma que esteve conversando com vereadores de oposição; apenas Moge deverá fazer oposição ao gestor?

Publicado

em

A equipe ivansilvanoticia recebeu informação que o prefeito eleito de Senhor do Bonfim, Laércio Junior, estaria conversando com vereadores da base do prefeito Carlos Brasileiro que foram reeleitos na ultima eleição. Em contato com o prefeito eleito, ele confirmou que esteve com os colegas, até por que, sempre se deu bem com os vereadores “a conversa que tive com eles foi tão somente de parabeniza -los pela reeleição e reafirmar o compromisso com Senhor do Bonfim” disse Laércio Junior.

Depois que o vereador Reinaldo José confirmou a possibilidade de pular para a base de Laércio Junior, recebemos uma ligação, onde a fonte informou que apenas Moge deverá fazer oposição a próxima gestão, os demais vereadores que juram lealdade a Carlos Brasileiro, deverão abandonar o gestor que fica no cargo até o próximo dia 31.

IvanSilvaNoticia

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2019 - Criado por PrecisoCriar | www.precisocriar.com.br