Conecte-se conosco

Noticias

Rede de Marina pode se unir a Agora! de Huck em fusão que inclui PPS, PV e RenovaBR

Publicado

em

Foto: Reprodução / Congresso em foco

Além da já ventilada união com o PPS e o PV, a Rede Sustentabilidade deve sentar e dialogar a formação de um novo partido com o Agora! e o RenovaBR para continuar no jogo. Os dois grupos são movimentos sociais que emergiram nas eleições deste ano pregando renovação na política e têm na figura do apresentador Luciano Huck uma das apostas para 2022. 

A fusão se tornou caminho para a legenda de Marina Silva (Rede) que não ultrapassou a cláusula de barreira nas eleições deste ano (saiba mais aqui) e depende do movimento para continuar a ter acesso a tempo de televisão e fundo partidário para o pleito de 2020, primeiro que também não permitirá coligações. 

“Estamos conversando com os partidos que estão dispostos à união, mas ainda precisamos discutir do ponto de vista legal, pois a Rede tem alguns empecilhos”, narrou Iaraci Dias, presidente da Rede-BA. 

O empecilho com ares de imbróglio jurídico envolve a minirreforma eleitoral aprovada pelo Congresso Nacional em 2015. Nela, ficou estabelecido que os partidos precisam de, no mínimo, cinco anos de existência para poderem incorporar ou serem incorporados a outras agremiações. 

Criada por Marina Silva também em 2015, a Rede entrou com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar também ultrapassar a regra cujo único objetivo seria o de impedir que novas legendas fossem criadas por parlamentares que desejavam fugir da fidelidade partidária se unindo a outras. 

Por conta da briga judicial, a Rede deve bater o martelo sobre a união em congresso que pode ser realizado até abril do próximo ano. Caso se confirme, a fusão entre os partidos e os movimentos sociais deve dar um novo direcionamento para os grupos nacionalmente e estadualmente. “A proposta é construir uma bancada nova com tudo novo e diferente. O partido que irá surgir terá uma nova posição política”, discorreu Dias. 

FORÇA DO NOVO PARTIDO

Caso se confirme, na Bahia, o novo partido formado por Rede, PV e PPS teria na sua composição quatro vereadores eleitos em Salvador com Joceval Rodrigues (PPS), Paulo Magalhães Jr. (PV), Henrique Carballal (PV) e Sabá (PV), além da participação na gestão de ACM Neto (DEM) com André Fraga (PV) na Secretaria Cidade Sustentável. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) liberou a vereadora Marcelle Moraes para sair do Partido Verde (lembre aqui). 

Nacionalmente a nova agremiação saltaria para 7 senadores eleitos, se tornando a 3° maior bancada no Senado, e 13 deputados federais eleitos no Congresso Nacional a partir de 2019. Já a união com o Agora! e o RenovaBR iria aproximar o novo partido de intelectuais que fundaram os movimentos e de Luciano Huck, apresentador global que ensaia sua entrada na política pelas iniciativas. 

BN

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Jaguarari

Parceria entre Prefeitura de Jaguarari e Hospital do Trauma garante aumento no numero de cirurgias e exames para o município

Publicado

em

Tendo como uma das prioridades de governo a área da saúde a administração municipal vem dando passos importantes para que o município de Jaguarari seja reconhecido em todo território como uma referencia em saúde pública. Diversas ações estão sendo realizadas a fim de tornar cada dia melhor e mais eficiente essa área vital para o municipio, tais como: aquisição constante de medicamentos para as unidades básicas de saúde e Caps, nova sede da Casa de Apoio com atendimento psicológico para pacientes e acompanhantes, mutirões de saúde, contratação de mais especialidades médicas como: cardiologia, pediatria e ortopedia, inauguração do Posto de Saúde de Macambira, firmou convenio com a Policlínica regional e em poucos dias será iniciada a reforma do Hospital Municipal e construção do Centro Cirúrgico.

Visando fortalecer ainda mais a saúde no município o prefeito Everton Rocha se reuniu com o Superintendente do HU-Univasf (Hospital do Trauma) em Petrolina, onde foi selada uma parceria que tem como principal objetivo ampliar os serviços de saúde prestados aos cidadãos de Jaguarari, disponibilizado pela unidade hospitalar. Através desse termo de cooperação técnica o hospital passa a oferecer aos jaguararienses os procedimentos de: cirurgias eletivas, consultas ambulatoriais de ortopedia e exames de tomografia.

“Preocupado com a demora em casos de regulação de pacientes, busquei uma forma de diminuir essa espera. Agora alguns casos poderão ter sua espera abreviada graças a essa parceria. O Hospital do Trauma é uma unidade de referência para media e alta complexidade nas especialidades de traumato-ortopedia e Neurocirurgia”, pontuou o Prefeito Everton Rocha.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

Continue Lendo

Filadélfia

Prefeitura de Filadélfia têm contas aprovadas pelo TCM e Câmara de Vereadores

Publicado

em

Depois de encarregar-se do difícil desafio de equilibrar as contas do município desde o primeiro ano de mandato, a atual administração municipal teve as contas do exercício de 2017 aprovadas na Câmara de Vereadores na sessão da última quinta-feira (27).

As contas já haviam sido aprovadas com ressalvas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que não constatou nenhuma conduta do prefeito Louro Maia que importasse lesão ao erário e vieram para julgamento definitivo da Câmara, sendo assim, aprovadas por unanimidade de votos pelos dez vereadores presentes.

Na prática, a aprovação significa que município está sendo administrado com seriedade, para atender todas as exigências legais. O Tribunal tem a função principal de cobrar a transparência, ética e compromisso com os recursos públicos diante da fiscalização contábil, financeira, orçamentária e controle externo.

A representante do prefeito, advogada Dra. Cínthia Lisboa, evidencia que o prefeito Louro Maia, não apenas atingiu, mas foi além dos limites constitucionais com educação e saúde. “Com base nos dados dos relatórios contábeis já analisados pelo TCM-BA, observou-se que o gestor cumpriu com os percentuais repassados e investiu além das obrigações constitucionais, nas áreas de Saúde e Educação”, enfatizou a advogada.

O prefeito Louro Maia enfatiza que a gestão municipal está voltada para o cumprimento fiel da legislação e correta aplicação dos recursos públicos. “Nossa administração tem trabalhado bastante para colocar o município nos eixos, ter as contas de 2017 aprovadas é reflexo de muito equilíbrio e trabalho, pois recebemos o município totalmente desajustado e passamos a investir na correta aplicação dos recursos públicos, mesmo diante de tão grande crise financeira”, ressaltou.

O prefeito completa: “Não foi fácil. Tivemos que adotar uma política austera e rigorosa de controle financeiro e ser fiel a essa política. Os resultados estão aí, com a aprovação das contas, nossa equipe segue se mantendo firme e comprometida com a responsabilidade fiscal”, finalizou Louro Maia.

bonfimnoticias

Continue Lendo

Campo Formoso

Há vagas! Prefeitura de Campo Formoso está contratando médicos para PSF

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Campo Formoso, por meio da Secretaria de Saúde, informa que está contratando médicos clínicos gerais e/ou que tenham pós-graduação em Saúde da Família, para atuar nos PSF’s (Programa de Saúde da Família) do município. Os interessados devem enviar o currículo para o email: atencaobasica@campoformoso.ba.gov.br

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2019 - Criado por PrecisoCriar | www.precisocriar.com.br