Conecte-se conosco

Noticias

Regulação de serviços de saúde! Muitos óbitos e nenhuma responsabilização!

Publicado

em

Os serviços de Regulação em Saúde consistem em uma parceria da SESAB com a FESF para a estruturação, gestão e qualificação do acesso regionalizado aos leitos hospitalares com critérios de estratificação e classificação do risco. Estruturam-se com a implantação de complexos reguladores regionais, e surgiram da necessidade de unificar esforços na garantia do acesso aos serviços, no intuito de fortalecer as regiões de saúde e implementar a Política de Regulação no Estado da Bahia.

As ações desenvolvidas envolvem planejamento, organização, gestão e definição de estratégias para a melhoria do acesso aos leitos hospitalares e ocorrem em serviços compostos pelas equipes técnicas multiprofissionais das Centrais Regionais de Regulação de Leitos, mantendo funcionamento ininterrupto, 24 horas diárias e sete dias por semana. Os complexos reguladores são compostos por: coordenador geral, coordenador médico, enfermeiro supervisor, médicos reguladores, técnicos auxiliares de regulação médica (TARM), administrador de sistemas e tabulador, motorista e auxiliares de serviços gerais. Atualmente, as centrais macrorregionais de regulação estão presentes em três macrorregiões do Estado da Bahia – Sudoeste (Vitória da Conquista), Sul (Itabuna) e Norte (Juazeiro).

Dessas centrais macrorregionais, um destaque especial merece ser dado à Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL), por ser a primeira central de leitos do Brasil a integrar dois estados (Bahia e Pernambuco), atendendo a 55 municípios e uma população de aproximadamente 1,9 milhão de habitantes. Compõe a Macrorregião Interestadual do Vale Médio do São Francisco e compreende os estados da Bahia e Pernambuco, primeira região interestadual de saúde do país.

As centrais de regulação têm como objetivo principal otimizar a utilização dos leitos hospitalares existentes, favorecendo a universalidade e igualdade do acesso e garantindo maior agilidade no processo de transferências inter-hospitalares. Para tanto, trabalha com a organização prévia do setor de urgência para o recebimento de pacientes e promove o fortalecimento da rede de serviços hospitalares, respeitando a hierarquização dos mesmos e identificando a disponibilidade de leitos na rede de serviços.

Com a operação dos complexos reguladores macrorregionais, por meio da gestão compartilhada FESF-SESAB, tem sido possível observar um progressivo aumento das solicitações e encaminhamentos para os hospitais da rede (com ampliação do número de leitos regulados). Esse resultado, de elevada importância para o SUS estadual, favorece a regionalização dos processos e atendimentos, contribui com a redução das solicitações para a Central Estadual de Regulação (CER).

Dessa forma, torna-se possível a redução dos deslocamentos dos usuários (e os gastos com Tratamento Fora de Domicílio – TFD), a ampliação de responsabilidades e resolutividade dos pólos assistenciais regionais, a organização dos fluxos de encaminhamentos aos hospitais da rede e a redução da busca de atendimento nas unidades por meio de demanda espontânea.

http://www.fesfsus.ba.gov.br/programas-e-servicos/regulacao-leitos/

Continue Lendo
Clique para comentar

Noticias

Ponto Novo: Programa Caravana da Saúde atenderá pacientes de Mamota e localidades circunvizinhas nos dias 03 e 04 de abril

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Ponto Novo, através da Secretaria de Saúde estará levando nos dias 03 e 04 de abril a Caravana de Saúde para localidade de Mamota.

Durante estes dias serão ofertados os serviços de: Consultas com clínico geral, ortopedista, dermatologista, realização de exames de ultrassonografia (USG de mamas, transvaginal, obstétrica, tireoide, abdômen total, rins e vias urinárias e musculoesqueléticas), além de atendimentos pelos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF (Psicóloga, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga), além de atendimentos odontológicos, realização de exames de preventivo, exames laboratoriais, dispensação de medicamentos e atualização do cartão de vacina.

De acordo com a Secretária de Saúde Marcela Silva esta já é a segunda parada da Caravana da Saúde que tem como objetivo levar os serviços de saúde aos quatro cantos do município, aproximando às comunidades dos serviços proporcionados pela saúde pública municipal.

blogdonettomaravilha

Continue Lendo

Jaguarari

Trabalho de reciclagem em Juacema terá apoio da prefeitura de Jaguarari

Publicado

em

Na manha desta quinta-feira (21), atendendo convite da Associação Socioambiental e Cultural de Juacema e Adjacências, o Secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Fábio Vieira, participou de reunião e também conheceu um pouco mais sobre o “Projeto Recicla Juacema”, desenvolvido pela associação.

O secretário recebeu por parte da presidente da associação, Zilmária Silva de Sena, a solicitação de equipamentos de EPI, envio de uma caçamba duas vezes por mês para auxiliar na coleta do material reciclado, além de repelente e protetor solar.

Após receber as demandas, o secretário disse que irá buscar a melhor forma de atender a solicitação por parte da associação de Juacema que vem realizando um trabalho importante para a localidade.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari-BA

Continue Lendo

Andorinha

Polícia Militar apreendeu carro clonado em Andorinha nesta quinta (21)

Publicado

em

Por volta das 12h do dia 21, quinta-feira, a guarnição do 2º PEL/6ºBPM registrou uma ocorrência de Receptação (Carro Clonado) na Av. Monte Santo, centro de Andorinha.

Houve uma denúncia que o acusado estaria de posse do veículo Fiat/Strada de cor preta, licença de São Paulo com sinais de clonagem.

O acusado e o veículo foram apresentados na Depol.

bonfimnoticias

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2019 - Criado por PrecisoCriar | www.precisocriar.com.br