Conecte-se conosco

Noticias

SAÚDE: Colangite biliar primária atinge muitas mulheres de 35 a 65 anos, mas é pouco diagnosticada

Publicado

em

Uma doença no fígado pouco conhecida, que geralmente afeta mulheres entre 35 e 65 anos, pode levar a sérias complicações se não diagnosticada a tempo. Esta doença gera fibrose (cicatrizes no fígado) e pode chegar até a cirrose hepática necessitando o transplante. Estamos falando da Colangite Biliar Primária (CBP), uma doença hepática autoimune caracterizada por destruição progressiva dos pequenos canais biliares presentes no fígado.

A falta do diagnóstico ou a demora para o tratamento da Colangite Biliar Primária pode ocasionar sérias lesões no fígado, fazendo com que o órgão perca sua função e caminhe para a falência completa. Esse processo leva, em média, um período de mais de uma década”, explica Dr. Raymundo Paraná, médico hepatologista, Professor Titular da Universidade Federal da Bahia, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) e presidente eleito da Associação Latino Americana para o estudo do Figado – ALEH.

A CBP tem sintomas muito comuns a outras doenças. Inicialmente, pode se expressar como fadiga crônica, algumas vezes confundida com depressão. Com a evolução, pode aparecer coceira no corpo, principalmente na palma das mãos e planta dos pés. Como os sintomas não são específicos, muitas vezes o paciente procura diversos médicos, mas o diagnóstico não é realizado tempestivamente. “A fadiga, que é a manifestação mais comum e mais precoce, ocorre em 80% dos pacientes, prejudicando a qualidade de vida e interferindo nas atividades diárias. Já a coceira é o segundo sintoma que mais ocorre, afetando 20% a 70% dos pacientes”, explica o especialista.

Os pacientes podem apresentar ainda depósitos de colesterol na pele e ao redor dos olhos (xantomas e xantelasmas), assim como enfraquecimento dos ossos (osteopenia e osteoporose).

Para detectar corretamente a doença, é necessário que o paciente, especialmente mulheres, realize dois exames de sangue específicos, mas bastante simples: níveis séricos da fosfatase alcalina e a Gama Glutamil Transferase. Estes exames alterados sugerem dificuldade do fluxo da bile.

Quando o médico suspeita de um processo biliar, pode obter ajuda ou referenciar a um hepatologista (especialista em doenças do figado). Exames como ultrassom, colangioressonância ajudam a afastar outras doenças biliares, enquanto que o anticorpo antimitocondria positivo, praticamente, confirma o diagnóstico de CBP.

O diagnóstico da doença nas fases iniciais é determinante para um melhor prognóstico, pois permite tratamento medicamentoso da doença e das suas complicações. Por isso é muito importante ficar atento aos sintomas e principalmente mulheres na faixa etária indicada”, finaliza.

*Informações para Imprensa: Fundamento RP
Fabiana Albuquerque – falbuquerque@fundamento.com.br – Fone: (11) 5095-3890
Carolina Alves – calves@fundamento.com.br – Fone: (11) 5095-3872

Continue Lendo
Clique para comentar

Noticias

Ponto Novo: Programa Caravana da Saúde atenderá pacientes de Mamota e localidades circunvizinhas nos dias 03 e 04 de abril

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Ponto Novo, através da Secretaria de Saúde estará levando nos dias 03 e 04 de abril a Caravana de Saúde para localidade de Mamota.

Durante estes dias serão ofertados os serviços de: Consultas com clínico geral, ortopedista, dermatologista, realização de exames de ultrassonografia (USG de mamas, transvaginal, obstétrica, tireoide, abdômen total, rins e vias urinárias e musculoesqueléticas), além de atendimentos pelos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF (Psicóloga, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga), além de atendimentos odontológicos, realização de exames de preventivo, exames laboratoriais, dispensação de medicamentos e atualização do cartão de vacina.

De acordo com a Secretária de Saúde Marcela Silva esta já é a segunda parada da Caravana da Saúde que tem como objetivo levar os serviços de saúde aos quatro cantos do município, aproximando às comunidades dos serviços proporcionados pela saúde pública municipal.

blogdonettomaravilha

Continue Lendo

Jaguarari

Trabalho de reciclagem em Juacema terá apoio da prefeitura de Jaguarari

Publicado

em

Na manha desta quinta-feira (21), atendendo convite da Associação Socioambiental e Cultural de Juacema e Adjacências, o Secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Fábio Vieira, participou de reunião e também conheceu um pouco mais sobre o “Projeto Recicla Juacema”, desenvolvido pela associação.

O secretário recebeu por parte da presidente da associação, Zilmária Silva de Sena, a solicitação de equipamentos de EPI, envio de uma caçamba duas vezes por mês para auxiliar na coleta do material reciclado, além de repelente e protetor solar.

Após receber as demandas, o secretário disse que irá buscar a melhor forma de atender a solicitação por parte da associação de Juacema que vem realizando um trabalho importante para a localidade.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari-BA

Continue Lendo

Andorinha

Polícia Militar apreendeu carro clonado em Andorinha nesta quinta (21)

Publicado

em

Por volta das 12h do dia 21, quinta-feira, a guarnição do 2º PEL/6ºBPM registrou uma ocorrência de Receptação (Carro Clonado) na Av. Monte Santo, centro de Andorinha.

Houve uma denúncia que o acusado estaria de posse do veículo Fiat/Strada de cor preta, licença de São Paulo com sinais de clonagem.

O acusado e o veículo foram apresentados na Depol.

bonfimnoticias

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2019 - Criado por PrecisoCriar | www.precisocriar.com.br