agosto 19, 2018 6:08 pm
Home / Noticias / Saúde: Vacinação contra gripe H1N1 terá dia “D” próximo sábado em Senhor do Bonfim

Saúde: Vacinação contra gripe H1N1 terá dia “D” próximo sábado em Senhor do Bonfim

SINTOMAS

Febre alta, nariz entupido, coriza, obstrução nasal, falta de apetite cansaço e dor no corpo, se não tratada pode trazer complicações como pneumonia. A vacina é a estratégia mais importante para evitar a doença.
Algumas dicas são importantes para evitar a transmissão da gripe e de outras doenças respiratórias: evitar locais e ambientes fechados, lavaras mãos com frequência, principalmente antes de comer; usar lenço descartável para a higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir não compartilhar objetos pessoais (copos, talheres, etc.), e outros.

A alimentação saudável e equilibrada é muito importante também para evitar o desiquilíbrio do organismo, que leva a baixa imunidade, e nos deixa acessível a doenças em geral, inclusive ao vírus da gripe.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe teve início no dia 23 de abril e vai até 1° de junho. A imunização vai assegurar proteção contra os três subtipos do vírus de maior incidência: H1N1, H3N2 e Influenza B.

A meta da Secretaria da Saúde de Senhor do Bonfim é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários, até o final da campanha, no dia 1º de junho. A contraindicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo.

A iniciativa será voltada principalmente para idosos com 60 anos ou mais idade, gestantes, crianças com idades entre seis meses e cinco anos, trabalhadores da saúde rede pública ou privada, professores da rede pública ou privada, povos indígenas, gestantes e puérperas (mulheres cujo parto ocorreu há até 45 dias), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas , população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Segundo a Secretaria de Saúde, as doses estarão à disposição dos grupos prioritários em todas as unidades de saúde do município “O objetivo da Campanha é reduzir o índice das infecções respiratórias evitando as complicações e morbimortalidades nos pacientes acometidos”, disse a coordenadora de Imunização do município, Luciana Souza.

O Dia D, quando há maior mobilização para vacinação, está marcado para 12 de maio. A vacinação acontecerá em todas unidades de saúde. Na sede haverá três estandes de vacinação: Praça do Hospital Dom Antônio Monteiro, Calçadão da Juviniano Duarte e, na Praça Simões Filho (Praça do antigo Colégio Izabel de Queiroz).

Você pode Gostar de:

Petistas querem tirar Haddad de material de campanha para não espantar eleitor lulista

Um grupo do PT tem proposto que o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, que …