Conecte-se conosco

Filadélfia

Secretario de saúde Nondas Mota de Filadélfia participou de Oficina para discutir desafios da Macrorregião PEBA

Publicado

em

Vice prefeito e secretario de saúde de Filadélfia participou na última quinta e sexta-feira (23, 24) do segundo encontro realizado na macrorregião e integra uma série de ações do Conasems para fortalecer a regionalização do SUS em todo país.

O município de Filadélfia foi representado pelo secretario de saúde Nondas Mota e pela assessora técnica de saúde Joelma Alves, a oficina aconteceu na cidade de Petrolina-PE que sediou a segunda oficina do projeto “Fortalecimento dos Processos de Governança, Organização e Integração da Rede de Atenção à Saúde – Regionalização”, na macrorregião PEBA (Pernambuco e Bahia), nessa quinta, 23, e sexta, 24. Mais de 100 profissionais que trabalham na gestão do SUS estiveram presentes, dentre eles, técnicos, secretários municipais de saúde e vice-prefeitos.

O Projeto Regionalização realizado pelo Conasems em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e Ministério da Saúde, via PROADI-SUS, está na segunda etapa. A primeira, concluída no final de 2019, percorreu todas as seis macrorregiões de saúde pactuando o projeto de regionalização com os prefeitos e secretários municipais e formalizando a adesão dos municípios. Nesta segunda fase o foco é a análise situacional para identificar as fragilidades, desafios e oportunidades de melhoria da gestão em cada macrorregião. O objetivo é ampliar o protagonismo municipal nos processos de planejamento, governança e operação da rede de atenção à saúde, por meio de uma lógica de planejamento ascendente na elaboração do planejamento regional nas seis macrorregiões.

De acordo com Marcos Franco, consultor do Conasems, o conteúdo tratado nesta etapa do projeto é essencial e deve ser constantemente trabalhado. “É preciso saber o perfil epidemiológico e demográfico para, a partir daí, traçar possibilidades. Qual é a realidade das pessoas que vivem nesta região? Sem dúvida, a análise de situação é um passo importante no processo de planejamento, assim como o monitoramento e avaliação das ações executadas”. Segundo ele, organizar a macrorregião e sua governança significa organizar o processo de integralidade do sistema e cumprir a lei. “O SUS deve funcionar em uma rede regionalizada e hierarquizada, é o que está escrito na lei”.

bonfimnoticias

Continue Lendo
Clique para comentar

Filadélfia

Prefeitura de Filadélfia executa obras de pavimentação na localidade de Boa Vista

Publicado

em

Várias ruas e povoados de Filadélfia estão recebendo pavimentação em um grande esforço da Prefeitura Municipal em melhorar a qualidade de vida de toda a comunidade. Na manhã desta terça-feira (28), a Secretaria Municipal de administração visitou o andamento da obra de pavimentação muito importante na localidade de Boa Vista.

Localizada a 25 km da sede do município, o Povoado de Boa Vista esta ficando de cara nova, sua avenida principal totalmente pavimentada e a rede de esgoto sendo construída. As obras na localidade estão orçada em R$ 147.575,55 mil e custeada com recursos próprios já esta com 55% pronto, as obras tiveram inicio mês de abril e com previsão de entrega no mês de agosto.

“É uma maravilha. Antes convivíamos com a poeira que invadia nossas casas e hoje as pessoas fazem caminhadas pela avenida. Todos nós aqui do povoado estamos muito felizes”, afirma o morador de Boa Vista, Paulo Souza.

Segundo o Prefeito, Boa Vista precisava desta importante obra, e população há anos clamava pela pavimentação. “Trouxemos a infraestrutura com pavimentação, meio fio e rede de esgoto, voltei para a prefeitura depois de 12 anos encontrei Boa Vista do mesmo Jeito que deixei, em 12 anos dos governos anteriores nada foi feito por essa localidade, fico feliz em poder esta concluindo essa importante obra no povoado” comenta Louro Maia.

bonfimnoticias

Continue Lendo

Filadélfia

Prefeitura de Filadélfia garante modernização no diagnóstico por imagens na saúde

Publicado

em

A Prefeitura de Filadélfia, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem investido cada vez mais em atendimentos e exames médicos especializados.

Com o objetivo de oferecer mais qualidade de vida a população, a prefeitura já disponibilizou neste mês de julho, atendimentos com médicos cardiologista, pediatra e radiologista.

Foram realizadas ultrassonografias em gestantes que fazem pré-natal na rede municipal de saúde, além de USGS de vários tipos como transvaginal, abdômen total, tireóide, dentre outros para obter os diagnósticos necessários.

De acordo com o médico radiologista Dr. Sérgio Manoel Ferreira, é uma grande benfeitoria que a prefeitura faz pelos seus cidadãos.

“Esses exames são de suma importância, temos conseguido ajudar muita gente, transformando o curso dessas doenças através dos diagnósticos precoces e dos encaminhamentos que a gente faz a partir da realização dos exames. Como médico agradeço a Prefeitura porque realmente tem beneficiado e muito as pessoas que vem até a nós”, garantiu o médico Dr. Sérgio Ferreira.

blogdoclebervieira

Continue Lendo

Filadélfia

Prefeitura de Filadélfia informa que conforme decreto 048, que será publicado nas próximas horas

Publicado

em

A Prefeitura de Filadélfia informa que conforme Decreto 048, que será publicado nas próximas horas, os Estabelecimentos Comerciais devem continuar funcionando de segunda a sexta-feira até às 17h. * 

Restaurantes, lanchonetes, pizzarias, fornecimento de refeições e similares podem funcionar através de retirada no balcão e delivery até às 17h. 

Das 17h às 22h, o funcionamento deve ocorrer apenas por delivery;

*O toque de recolher foi alterado e acontecerá das 19h às 4h. *

blogdoclebervieira

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2019 - Criado por PrecisoCriar | www.precisocriar.com.br