Conecte-se conosco

Noticias

Segurança em Smart TVs: entenda os riscos e proteja-se de brechas

Publicado

em

A smart TV é um dos principais aparelhos da recente Internet of Things (Internet das Coisas, em português) que tem entrado na casa dos usuários. Apesar de oferecer novidades, como aplicativos de streaming, redes sociais, jogos online e navegação na Internet, é preciso também cuidar da sua segurança, assim como em outros dispositivos conectados à rede e usados no dia a dia.

De acordo com especialistas da empresa de segurança ESET, a smart TV deve ser tratada como um computador, uma vez que hackers não precisam acessar o equipamento fisicamente para atacar. Além de instalar apps maliciosos e de espionagem, as invasões podem acessar arquivos e até mesmo chegar a outros dispositivos da rede, como notebooks.

Testes feitos pela organização Consumer Reports, dos Estados Unidos, com smart TVs de cinco marcas e sistemas operacionais diferentes revelaram que modelos atuais estão suscetíveis aos ataques. Há brechas para invasões desde as mais inofensivas – como para mudar canais e aumentar o volume do televisor – até as mais perigosas, que instalam aplicativos mal-intencionados e desconectam o aparelho do Wi-Fi remotamente.

Enquanto não há um antivírus disponível no mercado para blindar smart TVs, confira abaixo seis dicas que podem ajudar a proteger seus dados. Entre as opções estão tarefas simples e rotineiras, como o cuidado ao se conectar em um Wi-Fi desconhecido e a verificação de dispositivos externos que serão conectados na TV.

1. Ative a atualização automática da Smart TV

A maioria dos televisores inteligentes oferece, nas configurações, a opção de atualização automática do firmware. O recurso permite que o equipamento receba, por exemplo, otimizações de segurança assim que enviadas pela fabricante para reforçar a proteção ao equipamento e ao sistema operacional.

2. Evite conectar a Smart TV em redes Wi-Fi desconhecidas

Assim como no uso de smartphones e notebooks, é importante ter atenção ao Wi-Fi em que se está conectando a smart TV. Em uma área com muitos apartamentos ou escritórios, por exemplo, redes abertas podem ser identificadas pelo televisor. O ideal é usar o Wi-Fi próprio, com senha, para evitar invasões.

3. Garanta que o roteador tenha um protocolo de segurança

O roteador Wi-Fi da casa ou escritório em que está a smart TV também deve ser configurado de forma segura. Para isso, é indicado o uso de um aparelho com protocolo WPA2, disponível em modelos atuais. O recurso oferece proteção reforçada, menos suscetível que a encriptação WEP de equipamentos antigos.

4. Verifique a segurança de pen drives e HDs externos

Assim como em outros aparelhos, antes de conectar um pen drive ou um HD externo na smart TV para abrir arquivos, filmes ou músicas é importante checar se os dispositivos estão livres de vírus ou qualquer documento malicioso. É possível realizar o processo com softwares anti-malwares no computador, que deve sempre ter um antivírus instalado para garantir a proteção em todos os momentos.

5. Evite fazer compras pelo aparelho

Mesmo que a smart TV permita navegar pela Internet, entrar em sites de compras e realizar as transações, os usuários devem evitar pagar contas pelo televisor, já que ainda não é um aparelho totalmente seguro – não tem o sistema de verificação SSL, que checa se uma página web é confiável. Em caso de solicitação de dados pessoais ou bancários, prefira utilizar um notebook ou PC com antivírus instalado.

6. Evite clicar em links suspeitos

Outra regra que funciona também para smartphones e computadores é não acessar links suspeitos que apareçam em e-mails, aplicativos ou sites. Antes de clicar em qualquer endereço tenha certeza de que a plataforma que o disponibilizou ou quem o enviou são confiáveis. Caso contrário, prefira acessar por um aparelho mais seguro.

techtudo

Continue Lendo
Clique para comentar

Noticias

Ponto Novo: Programa Caravana da Saúde atenderá pacientes de Mamota e localidades circunvizinhas nos dias 03 e 04 de abril

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Ponto Novo, através da Secretaria de Saúde estará levando nos dias 03 e 04 de abril a Caravana de Saúde para localidade de Mamota.

Durante estes dias serão ofertados os serviços de: Consultas com clínico geral, ortopedista, dermatologista, realização de exames de ultrassonografia (USG de mamas, transvaginal, obstétrica, tireoide, abdômen total, rins e vias urinárias e musculoesqueléticas), além de atendimentos pelos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF (Psicóloga, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga), além de atendimentos odontológicos, realização de exames de preventivo, exames laboratoriais, dispensação de medicamentos e atualização do cartão de vacina.

De acordo com a Secretária de Saúde Marcela Silva esta já é a segunda parada da Caravana da Saúde que tem como objetivo levar os serviços de saúde aos quatro cantos do município, aproximando às comunidades dos serviços proporcionados pela saúde pública municipal.

blogdonettomaravilha

Continue Lendo

Jaguarari

Trabalho de reciclagem em Juacema terá apoio da prefeitura de Jaguarari

Publicado

em

Na manha desta quinta-feira (21), atendendo convite da Associação Socioambiental e Cultural de Juacema e Adjacências, o Secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Fábio Vieira, participou de reunião e também conheceu um pouco mais sobre o “Projeto Recicla Juacema”, desenvolvido pela associação.

O secretário recebeu por parte da presidente da associação, Zilmária Silva de Sena, a solicitação de equipamentos de EPI, envio de uma caçamba duas vezes por mês para auxiliar na coleta do material reciclado, além de repelente e protetor solar.

Após receber as demandas, o secretário disse que irá buscar a melhor forma de atender a solicitação por parte da associação de Juacema que vem realizando um trabalho importante para a localidade.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari-BA

Continue Lendo

Andorinha

Polícia Militar apreendeu carro clonado em Andorinha nesta quinta (21)

Publicado

em

Por volta das 12h do dia 21, quinta-feira, a guarnição do 2º PEL/6ºBPM registrou uma ocorrência de Receptação (Carro Clonado) na Av. Monte Santo, centro de Andorinha.

Houve uma denúncia que o acusado estaria de posse do veículo Fiat/Strada de cor preta, licença de São Paulo com sinais de clonagem.

O acusado e o veículo foram apresentados na Depol.

bonfimnoticias

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2019 - Criado por PrecisoCriar | www.precisocriar.com.br