Conecte-se conosco

Noticias

Senhor do Bonfim inicia mutirão de combate à leishmaniose

Publicado

em

A Coordenação de Endemias em parceria com a Vigilância Sanitária com o plano de manter ações eficazes que possam garantir um trabalho eficiente na área de prevenção à saúde, deram inicio mais um mutirão de combate à Leishmaniose nesta quinta-feira (dia 09) em Senhor do Bonfim.

As atividades que consistem em visitas domiciliares, aplicação de inseticidas e busca ativa por cães com suspeita da doença com a realização dos Testes Rápidos são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde através dos Departamentos de Vigilância Epidemiologica e Vigilância Sanitária.

As localidades que integram o mutirão são Faz. Curadeira, Mamão e Barroca do Faleiro.

A região foi escolhida devido a notificação de um caso de Leishmaniose Visceral Canina, o que requer medidas preventivas nas localidades em que o caso foi registrado.

Durante as visitas, os agentes de endemias orientam os moradores sobre como evitar a proliferação do flebotomínio (mosquito transmissor da doença).

“A ação é necessário e precisamos adotar algumas medidas rápidas, para que o morador possa contribuir  com a saúde pública cuidando do próprio quintal eliminando qualquer risco na região”, afirmou Everton Rene, Agente de Endemias.

No mutirão ainda serão realizados nos domicílios o chamado ‘bloqueio químico’, que consiste na aplicação de inseticidas. A medida é eficaz apenas para o inseto adulto, o que reduz a chance de contato do mosquito transmissor com a população.

Para este trabalho, a contribuição da população é de fundamental importância já que é diferente da estratégia adotada no combate à Dengue, as quais a população já está mais familiarizada. 

“É um trabalho tranquilo e todos os profissionais envolvidos estão preparados.Queremos sempre contar com o apoio dos moradores”, afirmou Ana,  Agentes Comunitária de Saúde da localidade.

Neste primeiro momento foram realizados 35 Testes Rápidos e 07 coletas de sangue dos animais com suspeita da doença para diagnóstico laboratorial e adoção das medidas cabíveis.

Além das casas, as atividades educativas estarão sendo levadas entre as associações adjacentes com o objetivo de alertar a população sobre a ocorrência do caso na região, os sintomas da doença em humanos e animais, além dos serviços oferecidos para diagnósticos e tratamentos.

Sobre a Leishmaniose – É uma doença infecciosa, a Leishmaniose é caracterizada por febre de longa duração, aumento do fígado e baço (hepatoesplenomegalia), perda de peso, fraqueza, redução da força muscular, anemia e outras manifestações.

Pessoas residentes em áreas onde ocorrem casos de leishmaniose visceral, ao sentirem esses sintomas devem procurar o serviço de saúde mais próximo a sua casa o quanto antes, pois o diagnóstico e o tratamento precoce evitam o agravamento da doença, que pode ser fatal se não for tratada.

A transmissão acontece quando fêmeas de insetos flebotomíneos infectados picam cães ou outros animais infectados e depois pica o homem transmitindo o protozoário Leishmania chagasi. Os mosquitos são pequenos e têm como características a coloração amarelada ou de cor palha.

Os insetos se desenvolvem em locais úmidos, sombreados e ricos em matéria orgânica: folhas, frutos, fezes de animais e outros entulhos que favoreçam a umidade do solo. As formas adultas abrigam-se nos mesmos locais dos criadouros.

A melhor forma de combater é a prevenção, com apoio da população com a higiene e manejo ambiental, através da limpeza periódica dos quintais, retirada da matéria orgânica em decomposição, destino adequado do lixo orgânico, limpeza dos abrigos de animais domésticos, entre outros.

Prevenir é o melhor remédio contra a Leishmaniose

Continue Lendo
Clique para comentar

Justiça

MPF deve denunciar Wagner por superfaturamento e fraude na licitação da Arena Fonte Nova, diz coluna

Publicado

em

O Ministério Público Federal (MPF) deve oferecer denúncia contra o Senador Jaques Wagner (PT) por superfaturamento e fraude na licitação da Arena Fonte Nova. De acordo com informações apuradas pela coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde, a sinalização foi dada para a equipe da Polícia Federal (PF), responsável pela Operação Cartão Vermelho.

Deflagrada em fevereiro deste ano, a operação investiga irregularidades na contratação dos serviços de demolição, reconstrução e gestão da Fonte Nova. Na ocasião, a residência do ex-governador do Estado e um escritório localizado no Shopping Max Center, no bairro do Itaigara, foram alvo de mandados de busca e apreensão.

Também segundo a publicação, o relatório final com as conclusões do inquérito foi enviado à Procuradoria Regional da República da 1ª Região, em Brasília, em novembro do ano passado. O documento aponta que também foram indiciados o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster; o empresário Carlos Daltro, considerado operador de Wagner no esquema; e o deputado estadual Bobô (PCdoB). 

Na época, o parlamentar era superintendente da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb). Sua inclusão entre os alvos das investigações era até então desconhecida. Ainda segundo a Tempo Presente, as conclusões da PF de que houve fraude na licitação foram reforçadas por três laudos feitos durante as apurações. O último destes documentos teria sido conclusivo em apontar o crime.

Parte da delação de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, também foi encaminhada pela superintendência da PF na Bahia ao procurador responsável pelo inquérito da Operação Cartão Vermelho. Em seus depoimentos à PF, Daltro e Dauster teriam ficado calados. Wagner, por sua vez, foi ouvido em duas ocasiões. Na primeira vez argumentou que não havia como haver superfaturamento em uma Parceria Público-Privado (PPP). Contudo, na segunda vez, decidiu não responder aos questionamentos feitos.

bnews

Continue Lendo

Noticias

Operação da Polícia Civil cumpre mandados de prisão em Petrolina

Publicado

em

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) deflagrou na manhã desta terça-feira (18), a operação “Okia” em Petrolina. Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e 18 mandados de busca e apreensão domiciliar. O objetivo é desarticular uma organização criminosa voltada a prática dos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico e venda ilegal de arma de fogo.

Cerca de 130 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães trabalham nesta operação. Sob a responsabilidade dos delegados Daniel Moreira, Gregório Ribeiro e Dark Blacker, a investigação começou em julho de 2018 e foi realizada pela 214ª Circunscrição Policial e pela 12ª Delegacia de Polícia de Repressão ao Narcotráfico (DPRN/Denarc), vinculadas à 26ª Delegacia Seccional de Polícia Civil de Petrolina (26ª DESEC).

Os detalhes preliminares da operação serão divulgados logo mais às 10h, no prédio da Diretoria Integrada do Interior (Dinter-2), localizado no 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

.

Carlos Britto

Continue Lendo

Jaguarari

Forró na Feira deixou saudades no coração dos Jaguararienses

Publicado

em

No último sábado (15), a Prefeitura de Jaguarari através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, encerrou o projeto Forró na Feira. O projeto foi uma das novidades propostas para este São João e trouxe para os jaguararienses e visitantes o autêntico forró pé de serra. Além de boa musica, comidas e bebidas típicas aconteceram apresentações de dança com quadrilha junina.

A cultura de Jaguarari é isso ai, a cidade enfeitada, o povo alegre, dançando e vivendo o nosso São João. A iniciativa do prefeito Everton Rocha de trazer para o município o Projeto Forró na Feira foi muito bom. Todos que passaram por aqui aprovaram”, finalizou a secretária de educação, Edinea Ferreira.

O evento ficou marcado como uma das grandes novidades de 2019, proporcionando interação dos artistas da terra com o público, durante as apresentações a cada sábado.

Durante as apresentações populares parabenizaram o governo pela iniciativa, “O forró na feira foi um grande atrativo para o são João. Muita gente veio pra curtir esse forrozinho e tomaram cerveja, comeram alguma coisa e dessa forma movimentou a economia local. Agora é esperar a abertura do São João e se divertir com os amigos”, falou Renata Ribeiro, visitante, que reside em Senhor do Bonfim.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2019 - Criado por PrecisoCriar | www.precisocriar.com.br