Conecte-se conosco

Noticias

Antônio Conselheiro poderá ser reconhecido oficialmente como Herói da Pátria

Publicado

em

Principal personagem da história da guerra de Canudos, o homenageado é visto como símbolo da liderança social na cidade de Canudos, no interior da Bahia

“Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até o esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia cinco, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados”.

O principal personagem da história da guerra de Canudos, contada no livro “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, do qual apresentamos o trecho que abre esta reportagem, o líder social Antônio Conselheiro poderá ser reconhecido oficialmente como um Herói da Pátria. O homenageado é visto como símbolo da liderança social na cidade de Canudos no interior da Bahia, que muito incomodou os republicanos da época. Conselheiro morreu dias antes do fim da guerra, em 5 de outubro de 1897.

O nome de Antônio Vicente Mendes Maciel poderá ser inscrito no Livro de Heróis da Pátria, ao lado de personalidades como Tiradentes, Santos Dumont e Chico Mendes. Para isso, um projeto de lei (PL 6753/16) deverá ser ainda aprovado no Senado Federal, que avalia a proposta.

Na Câmara, o projeto já foi aprovado com texto de autoria da deputada Luizianne Lins, do PT do Ceará. Para ela, seu conterrâneo foi um exemplo de enfrentamento a problemas relacionados às desigualdades social e econômica, que ainda ocorrem nos dias atuais.

“Homenagear um líder popular como Antônio Conselheiro, eu creio que nesse momento que o país está passando de tanta dificuldade, de tanta falta de bons exemplos, na política, na vida social, pessoas que tenham liderança, eu acho que é importante trazer à tona esse papel. (..) Essas questões estão postas de novo e a necessidade de o povo se organizar e de forma com bravura, assim como eram as pessoas de Canudos, elas poderem redefinir, ou pelo menos minimizar, os problemas que o Brasil está enfrentando nesse momento”.

A homenagem chama atenção para a trajetória do peregrino e das lutas populares. O professor de história Pedro Vasconcelos lembra que, neste ano, o massacre de Antônio Conselheiro e de seus seguidores completa 120 anos, e que sua história vai além de uma liderança religiosa que aconteceu e chegou a ser narrada num contexto de desigualdade social, econômica e racial.

“Uma das lideranças mais importante da história popular brasileira. Uma figura que foi absolutamente execrada no seu tempo e praticamente durante todo o século 20 com a pecha de louco, de agitador, às vezes até de comunista. O nome de Antônio Conselheiro escrito nesse livro soa como um alento em tempos tão desanimadores”.

Parte do contexto da história de Antônio Conselheiro é contada no clássico da literatura “Os Sertões”, lançado em 1902, cinco anos depois da morte de Antônio Conselheiro. A primeira publicação do livro de Euclides da Cunha conta a história da Guerra de Canudos e completa 115 anos no dia primeiro de dezembro.

*Reportagem – Leilane Gama/Rádio Câmara

Via: blogdoeloiltoncajuhy

Continue Lendo
Clique para comentar

Brasil

Brasil aplica 2 milhões de doses e é 8º no ranking de vacinação contra a Covid-19

Publicado

em

O Brasil subiu de posição no ranking da vacinação contra a Covid-19. O pais já imunizou 2 milhões de pessoas e agora é o 8º no mundo com maior número de pessoas vacinadas. Os dados constam no levantamento desta segunda-feira (1º) do projeto “Our World in Data”.

No mundo já são 94 milhões vacinados contra a doença causada pela infecção do novo coronavírus. 

O Brasil subiu da 12ª posição na quinta-feira (28) para a 8ª. 

O país que mais vacinou até o momento são os Estados Unidos, onde 31,12 de pessoas foram imunizadas.

A segunda posição fica com a China (22,77 milhões), em seguida aparecem o Reino Unido (9,47 milhões), Israel (4,74 milhões), Índia (3,74 milhões), Emirados Árabes Unidos (3,33 milhões), Alemanha (2,32 milhões), Brasil (2,07 milhões), Turquia (1,99 milhão) e Itália (1,96 milhão).

Continue Lendo

Noticias

Prefeitura de Senhor do Bonfim promoveu acolhimento aos profissionais que atuam na atenção básica do município

Publicado

em

No último sábado (30), a prefeitura de Senhor do Bonfim através da Secretaria de Saúde promoveu um café da manhã de acolhimento aos profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde – APS, que atuam nas unidades de saúde do município. O evento serviu para uma apresentação mais formal dos enfermeiros (as) aos gestores do município.

O encontro foi aberto pelo prefeito Laércio Júnior que deu as boas vindas e falou da importância do trabalho realizado em cada posto de saúde. “São vocês que terão maior contato com a população. Serão vocês que farão o acolhimento quando as pessoas quando procurarem por atendimento nas unidades de saúde. Por isso peço que vocês façam o seu melhor, pois o nosso povo merece”, destacou o prefeito Laércio Júnior.

Os profissionais assistiram a palestras motivacionais e ao final do encontro relataram como foram encontradas as unidades de saúde por todo o município. Entre as queixas apresentadas se destacam problemas estruturais, equipamentos, moveis, portas e janelas quebrados, inexistência de materiais para o atendimento aos pacientes, falta de manutenção nas redes elétricas e hidráulicas, entre outras.

Em sua fala o vice-prefeito Elizeu Rios falou sobre as mudanças já sentidas pela população. “Temos um mês de trabalho e recebo constantemente vídeos e áudios de pessoas elogiando o atendimento dos servidores, em especial da saúde. Tratem a unidade de saúde onde trabalham com o mesmo carinho que tratam suas casas. Como diz o nosso slogan de governo: Cuidar bem, faz bem”, destacou Elizeu Rios.

O encontro contou com a presença da Chefe de Gabinete – Eline Sobreira e dos secretários municipais: Renata Mercês – Saúde, Jozelito Ribeiro – Administração e Francisco Marinho – Infraestrutura.

ASCOM – PMSB – Governo “O Novo Futuro”

Continue Lendo

Noticias

Zagueiro bonfinense Ruan Gabriel assina seu primeiro contrato profissional com clube de futebol de Minas Gerais

Publicado

em

Quando iniciou no futebol, com apenas 5 anos de idade, o jovem zagueiro Ruan Gabriel, hoje com 17 anos, já sabia muito bem o que queria da vida: ser um jogador profissional. Após se destacar nos gramados de Minas Gerais e São Paulo ele conseguiu realizar seu sonho. O Zagueiro bonfinense, filho do cinegrafista Silvonei Viana e da técnica de enfermagem Juliana Santos acaba de assinar seu primeiro contrato profissional com o Athetic Club, um dos principais clubes do estado de Minas Gerais. 

O zagueiro Ruan Gabriel jogou já pelo clube no ano de 2018, faz parte da divisão de base atuando pelas categorias sub-15 e sub-17, chegando a treinar com os profissionais. No ano de 2020 foi emprestado para o Atlético Desportivo Soccer de São Paulo, onde disputou a Pré-Copa São Paulo de Futebol Junior, onde se destacou e chamou atenção de outros clubes. O jogador está se preparando para a disputa do Campeonato Mineiro da primeira divisão.

A carreira do jogador é gerenciada pela empresa G&M99 SPORTS, também responsável por administrar a carreira de vários jogadores no Brasil e no exterior. O contrato assinado pelo jogador tem validade de um ano com multa rescisória no valor de R$ 5 milhões de reais.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 - Criado por PrecisoCriar | www.precisocriar.com.br