Conecte-se conosco

Jaguarari

Associação dos Vaqueiros de Santa Rosa presta homenagem a Zé da Zefa

Publicado

em

O vaqueiro se foi de forma prematura e inesperada. A violência humana calou um dos homens mais trabalhadores da região. De origem simples e humilde, José Fernandes, ou carinhosamente Zé da Zefa, construiu sua história com muito suor e alcançou uma enorme popularidade nas regiões de Santa Rosa de Lima, em Jaguarari, Andorinha e Senhor do Bonfim.

Brutalmente assassinado no sábado passado, dia 24 de novembro, sua história se confunde com a história de luta pela sobrevivência do povo nordestino. E para homenagear este homem de tantas lutas, a Associação de Vaqueiros de Santa Rosa de Lima, em Jaguarari, publica nota de pesar pelo falecimento de Zé da Zefa.

Confira:

José Fernandes teve sua missão interrompida. O homem que nasceu na simplicidade, sentiu a dor da necessidade, como ele mesmo dizia, e sempre se emocionava em qualquer lugar ao lembrar de dona Zefa sua mãe; quando as vezes não fazia uma das refeições para que não faltasse pros filhos!

Eram tempos difíceis mas havia União! José Fernandes perdeu o pai muito cedo; lhe somavam cinco anos de idade; uma criança que trocou a infância para ajudar a mãe a cuidar dos irmãos mais novos.

Trabalhou na roça; logo cedo descobriu a dureza da vida e, quando rapazinho, começou a trabalhar na venda de seu Zeca Bonfim, praticamente seu segundo pai, que muito lhe ensinou sobre o comércio e a arte de negociar.

Por mérito conquistou seu próprio negócio e nunca mais parou, pois eu, você… aguardamos que essa parada seja feita por ordem de Deus e não por mãos insanas. José casou-se com dona Marinalva e, dessa união, vieram duas figuras tão amorosas que eram o orgulho desses pais: Giza e Daniela.

José conquistou patrimônios: roças, fazendas, imóveis. O primeiro parque de vaquejada em homenagem a seu saudoso pai Manoel Benedito, em Santa Rosa de Lima… E o mais fascinante: tudo conquistado honestamente com o suor do seu rosto. Não tinha dia nem hora. O seu lema era trabalho.

Relembrava sempre os tempos de Belo Cardoso e Seu Cisino, referências da moral e da ordem que existia em nossa comunidade. Hoje nos silenciamos. Estamos desprotegidos, vulneráveis. Nos sentimos impotentes, pois não se explica o inconformável.

A Associação dos Vaqueiros se solidariza com a família e assim compartilha com todos o carinho com o qual a população demonstrou no cortejo de sua despedida.

QUE JOSÉ FERNANDES, NOSSO AMIGO ZÉ DA ZEFA, SEJA RECEBIDO NA CASA DE DEUS E DESCANSE EM PAZ

ASSOCIAÇÃO DOS VAQUEIROS / SANTA ROSA DE LIMA – BAHIA.

*BLOG DO ELOILTON CAJUHY

Continue Lendo
Clique para comentar

Jaguarari

Prefeitura de Jaguarari segue realizando a recuperação da iluminação pública no distrito de Pilar

Publicado

em

Desde a última segunda-feira (29), o setor de iluminação da Prefeitura de Jaguarari iniciou uma nova ação de recuperação da iluminação pública no distrito de Pilar. Esta nova etapa que deverá ser realizada em todas as ruas do distrito, foi iniciada com a reposição de lâmpadas queimadas e a troca de reatores que apresentaram falhas em seu funcionamento. Em seguida a equipe de iluminação do município iniciará uma nova etapa que consiste na implantação da iluminação pública em algumas ruas que ainda não possuem iluminação.

“O prefeito já havia relatado sua preocupação com a iluminação e principalmente com a segurança dos moradores de Pilar. Por esta razão determinou a realização de uma nova avaliação de toda a iluminação pública e que fosse realizado a reposição de lâmpadas e a instalação de braços e lâmpadas nas ruas que ainda não houvesse iluminação. Queremos deixar Pilar totalmente iluminada, de ponta a ponta”, pontuou o coordenador do setor de iluminação Ademilton Ferreira.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

Continue Lendo

Jaguarari

Prefeitura de Jaguarari inicia abertura de estrada alternativa ao lado da BA-314

Publicado

em

Quem precisa se deslocar até o distrito de Pilar atualmente, enfrenta uma estrada bastante deteriorada e em alguns trechos encontram-se intransitáveis devido à grande quantidade de buracos, tendo os motoristas tendo que dirigir pelo acostamento, estando sujeitos a danos em seus veículos.

Impossibilitado de realizar ações de reparos na estrada que é de competência do Governo do Estado da Bahia, a prefeitura de Jaguarari buscou uma alternativa para ameninar os problemas de trafegabilidade enfrentado diariamente pelos condutores que precisam ir até o distrito de Pilar ou fazer o caminho contrário.

Com esse objetivo a gestão municipal iniciou nesta quarta-feira (01), a abertura de uma estrada auxiliar ao lado da BA-314. Uma ação alternativa encontrada para diminuir o transtorno de quem precisa usar essa estrada, até o governo fazer a reforma necessária que a BA merece e que é cobrada a anos pela população jaguarariense.

“A ação foi iniciada na altura da localidade de Angico 2 e irá proporcionar uma estrada de melhor qualidade para os motoristas que precisam utilizar essa estrada seja a passeio ou a trabalho. Ao todo serão cerca de 12 km de estrada alternativa, sempre ao lado de trechos em que o asfalto não oferece mais condições de trafegar”, pontuou o secretário de infraestrutura – Samuel Guedes.

Continue Lendo

Jaguarari

Prefeitura de Jaguarari inicia a testagem rápida em todos os feirantes e ajudantes do município

Publicado

em

Seguindo a estratégia de mapeamento de circulação do coronavírus no município, a prefeitura de Jaguarari através da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica iniciou nesta segunda-feira (29), a testagem rápida para a detecção da Covid-19 nos feirantes e ajudantes que comercializam seus produtos na feira livre da sede do município.

Após concluir a testagem na sede, a equipe de profissionais da saúde seguirá para as localidades de Santa Rosa, Gameleira, Pilar e Juacema para realizar o mesmo procedimento e rastrear a circulação do vírus nestas localidades.

ASCOM – Prefeitura de Jaguarari

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2019 - Criado por PrecisoCriar | www.precisocriar.com.br