Conecte-se conosco

Jaguarari

Blog publica boato sobre falta de gás sem sequer checar informação ou visitar a escola

Publicado

em

Diretora critica a postura de blogueiro ao publicar uma mentira sem ao menos ouvir a versão da escola

 

Jaguarari – Com a democratização das redes sociais a produção de conteúdo tornou-se uma terra de ninguém. Centenas de notícias falsas ou fake news são produzidas diariamente com o objetivo de confundir o público e trazer prejuízos com as calúnias contra empresas e entidades públicas. Em Jaguarari não tem sido diferente. Desde que o clima político na cidade se acirrou que a população tem sido confundida por informações falsas produzidas por veículos não oficiais e por pessoas que não são profissionais da imprensa. Ou seja, não tem nenhuma formação e critério para lidar com a responsabilidade que é comunicar. Em mais uma de suas fake News, um blog local publicou uma informação sobre falta de gás de cozinha na Escola Municipal José Antônio dos Santos, em Jacunã.

Baseado apenas em boatos, o blog nem sequer foi até o local ou buscou informações junto à Secretaria de Educação do Município ou junto à direção da escola antes de publicar a falsa acusação. Provando mais uma vez que age com irresponsabilidade, sem preocupar-se com a veracidade dos fatos ou a prática do bom jornalismo. Revoltada com a mentira, a diretora da escola entrou em contato com o blogueiro para esclarecer o assunto e cobrar o motivo de não ter sido procurada para confirmar sobre o assunto. “As informações são totalmente improcedentes. Mandei justificativa com fotos e tudo mais”, rebate a diretora.

Com desculpas e declarações evasivas o blogueiro respondeu para diretora da escola que “se acontecer uma próxima vez, ligarei pra ti”. Entretanto, a boa prática do jornalismo condena a publicação de qualquer notícia sem que todos os envolvidos sejam escutados e que a informação seja checada. Sem essa triagem a notícia é tratada como um boato e no caso, um boato inverídico, como vemos nas fotos enviadas pela diretora e enviadas por watsapp para o blogueiro.

A prova da motivação caluniosa e tendenciosa do  blog fica ainda mais clara quando o mesmo blogueiro não publica nenhuma informação com os dados que foram passados para ele pela responsável pela escola. Ou seja, a verdade não é interessante para ser publicada no veículo. Apenas as fofocas, os boatos e de preferência os que confundam e causem transtorno a população.

Para alertar sobre esse posicionamento perigoso, de quem faz se passar por profissional da imprensa, sem nenhum critério ou responsabilidade, está sendo criada uma campanha para alertar a população sobre o que é fake news. 

Para saber se uma informação é verdadeira, procure acessar sites de veículos de imprensa oficiais: revistas, jornais da região, emissoras de rádio e televisão. Veja se algum deles publicou alguma informação sobre o assunto e só assim poderá perceber se a publicação desses blogs condizem com a verdade ou fazem parte apenas de um movimento para disseminar a mentira e o caos.

Continue Lendo
Clique para comentar

Jaguarari

Boletim Epidemiológico JAGUARARI – 23 de Setembro

Publicado

em

Divulgamos nesta edição que foram diagnosticados 05 novos casos de coronavírus por Teste Rápido, todos do distrito de Pilar.
Continuam em acompanhamento 51 casos na fase ativa, sendo 16 assintomáticos e 35 sintomáticos. Informamos que a paciente que estava internada na UTI já teve alta, e no momento encontra-se bem em seu domicílio.

Qualquer dúvida relacionada ao COVID-19, utilize a central de atendimento mandando mensagem de WhatsApp para (74) 99948 0045 ou Ouvidoria Municipal através do número (74) 99976-4748.

Continue Lendo

Jaguarari

Ruas da sede de Jaguarari começam a ser asfaltadas

Publicado

em

O município de Jaguarari vem passando por transformações, principalmente em sua infraestrutura. Desde o início do mês de setembro a prefeitura tem realizado serviços de requalificação de vias públicas como nos distritos de Gameleira e Santa Rosa de Lima, que tiveram as ruas do centro e entrada das localidades totalmente asfaltadas.

Segundo representante da empresa, após concluir o asfaltamento nas ruas da sede do município, será realizado o serviço de pintura e sinalização horizontal dessas vias públicas, começando pelos distritos de Santa Rosa, Gameleira e finalizando na sede.

Nesta quarta-feira (23), foi iniciado o processo de reperfilamento, que antecede o recapeamento asfáltico nas ruas na sede do município. O serviço está sendo executado pela Rua Alto São Vicente, e seguirá para: Rua das Flores, Rua da Linha e Avenida Pilar.

Bonfimnoticias

Continue Lendo

Jaguarari

Prefeitura de Jaguarari divulga Boletim Epidemiológico desta segunda (14)

Publicado

em

Divulgamos nesta edição que foram diagnosticados 04 novos casos de coronavírus, sendo 03 por exame RT-PCR (LACEN) e 01 por Teste Rápido. Com relação à residência, 01 é do povoado de Jenipapo e 03 do distrito de Pilar.

Continuam em acompanhamento 53 casos na fase ativa, sendo 22 assintomáticos e 31 sintomáticos.

No momento, 371 pacientes já estão recuperados (87%) e nenhum paciente está internado.

Qualquer dúvida relacionada ao COVID-19, utilize a central de atendimento mandando mensagem de WhatsApp para (74) 99948 0045 ou Ouvidoria Municipal através do número (74) 99976-4748.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2019 - Criado por PrecisoCriar | www.precisocriar.com.br