Conecte-se conosco

Noticias

Começa parceria para tornar Senhor do Bonfim um dos maiores produtores de Leite da Bahia

Publicado

em

Nas décadas de 1970 e 1980, o município de Senhor do Bonfim era um dos maiores produtores de leite do estado da Bahia. Fortes estiagens e falta de investimentos no setor diminuíram a produção. Uma parceria entre prefeitura, por meio da secretaria de Desenvolvimento Agropecuário, pecuaristas, governo do Estado, Instituto Federal e a Cescage Genética prometem mudar essa história.

O primeiro passo foi dado na última terça-feira (23), com a chegada de embriões de alta qualidade genética vindos de Ponta Grossa, Paraná. Os embriões chegaram em recipientes com nitrogênio líquido e foram usados inicialmente em animais pré-selecionados nas Fazenda Lagoa da Pedra e Várzea Cumprida, na região de Quicé.

Em média, o processo de transferência de embriões leva 15 minutos. Os embriões são fertilizados em laboratório e sete dias depois transferidos para a vaca receptora (barriga de aluguel). “A partir de 23 dias é feito o diagnóstico de prenhez e a gestação leva entre 280 e 290 dias”, disse o médico veterinário da Cescage Genética, Leonardo Proença.

A raça escolhida para o melhoramento genético foi a Girolando, adaptada melhor ao clima Semiárido. O criador Aécio Cardoso teve 16 vacas que receberam embriões de genética avançada. “Vamos sair de uma produção de 18 litros de leite por vaca para alcançar uma média de 40 litros por dia. Acredito que é um salto para primeiro mundo”, disse entusiasmado Aécio.

O diretor-geral do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) Campus Senhor do Bonfim – e um grupo de alunos de licenciatura em Ciências Agrárias, acompanharam o processo de transferência de embriões.

A gente tem como propósito desenvolver todo processo de estudo, mapeamento e seleção de raças adequadas. Essa parceria vai trazer para área de pesquisa, extensão e ensino uma potencialidade para o território”, comentou o diretor-geral do IF, Alaécio Santos Ribeiro.

Além de Quicé, criadores do Barro, Passagem Velha e Catuni foram beneficiados com a técnica de melhoramento genético do rebanho. Mais de 70 animais receptores receberam embriões de alta qualidade genética.

A grande vantagem desse projeto é trazer o que existe de melhor em tecnologia de fertilização in vitro para alavancar a nossa pecuária leiteira”, destacou o secretário de Desenvolvimento Agropecuário, Fábio Cedraz.

O programa de melhoramento genético surgiu em 2017 quando o fundador do Cescage Genética, professor José Sebastião Fagundes Cunha, esteve em Senhor do Bonfim. Na oportunidade, o diretor da Cescage participou de um evento no Campus do Instituto Federal.

Em agosto desse ano, uma missão de técnicos do governo da Bahia, juntamente com prefeito Carlos Brasileiro e o secretário Fábio Cedraz, retribuiu a visita e foi ao Paraná. A missão esteve no centro de biotecnologia e reprodução animal da Cescage.

Estamos muito felizes de estar sendo parceiro da Cescage. Estamos convictos que essa parceria com governo do Estado e IF Baiano fará de Senhor do Bonfim referência em melhoramento genético no Brasil“, disse o prefeito Carlos Brasileiro.

Durante o processo de transferência de embriões, o prefeito ainda fez o seguinte comentário: “O nosso governo está trabalhando para melhorar a qualidade dos animais, a renda das famílias, e, consequentemente, melhorar a economia do nosso município“, pontuou.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná se destaca como o segundo maior produtor de leite do País. Nos últimos dez anos, contribuindo em quase um quarto para o crescimento da produção brasileira e elevando sua participação de 10,65%, em 2006, para 14,07%, em 2016, dado mais recente aferido pelo Deral (Departamento de Economia Rural) da Seab (Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná).

*ASCOM – Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

Continue Lendo
Clique para comentar

Eleições 2020

Justiça Eleitoral indefere candidaturas em Caldeirão Grande, Saúde e Pindobaçu

Publicado

em

A Justiça Eleitoral indeferiu sete pedidos de registro de candidaturas nas cidades de Caldeirão Grande, Saúde e Pindobaçu.  As impugnações foram apresentadas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE). Segundo o promotor de Justiça Pablo Almeida, todas as candidaturas apresentavam irregularidades.

O candidato a prefeito do Município de Caldeirão Grande, o ex-prefeito João Gama Neto teve o registro impugnado pelo juiz Rodolfo Barros por encontrar-se inelegível. Ele teve as contas rejeitadas nos últimos oito anos pela Câmara de Vereadores, que acompanhou as recomendações contidas em pareceres técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM) referentes aos anos de 2015 e 2016.

No município de Saúde, por solicitação do MPE, foi indeferida a candidatura da ex-prefeita Marilene Pereira Rocha ao cargo de vice-prefeita. Segundo o promotor de Justiça, ela também se encontra inelegível por ter tido contas rejeitadas nos últimos oito anos pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE), por conta de irregularidades na prestação de contas referente ao Convênio nº 023/2004, firmado entre a Secretaria do Trabalho e Ação Social (Setras) e o Município de Saúde. “A Corte de Contas reconheceu que a impugnada recebeu os valores do convênio e não comprovou sua utilização em estrita obediência das normas pertinentes, caracterizando irregularidade insanável”, registrou Pablo Almeida.

Já o candidato ao cargo de vereador em Saúde, Paulo Pereira da Silva teve seu registro indeferido por não possuir filiação partidária pelo período mínimo estabelecido na legislação.  Em Pindobaçu, foram impugnadas as candidaturas dos concorrentes ao cargo de vereador Miralva Sena, por a ausência de quitação eleitoral por omissão na prestação de contas da campanha relativa às eleições 2008; Lindalva Cruz, ausência de comprovação de filiação partidária até o dia 04 de abril de 2020 no partido requerente, já que nos registros eleitorais ela encontra-se devidamente filiada a outro partido; Agnelton Marcelo Silva, por não ter sido o candidato escolhido em convenção partidária; e Nilson José Liberal, ausência de quitação eleitoral da candidata por omissão na prestação de contas da campanha relativa às eleições de 2016.

Bahia Notícias

Continue Lendo

Eleições 2020

Eleições Municipais: Todos os eleitores poderão votar das 7h às 10h

Publicado

em

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) esclareceu que, nas eleições municipais de 2020, todos os eleitores poderão votar no horário das 7h às 10h. A votação acontecerá no dia 15 de novembro.

Segundo o tribunal, a Justiça Eleitoral indicou que as pessoas nessa faixa etária comparecessem à votação neste horário preferencialmente, mas não há exclusividade.

Este ano, a votação começará uma hora mais cedo. De acordo com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o objetivo é evitar aglomerações em decorrência da pandemia da covid-19.

Espaço Aberto

Continue Lendo

Noticias

Candidato a vereador é preso com R$ 15 mil na cueca no interior de Sergipe

Publicado

em

Um candidato a vereador de Carira, no semiárido de Sergipe, foi preso ontem com R$ 15.300 em uma sacola escondida na cueca. Edilvan Messias dos Santos, o Vanzinho de Altos Verdes (PSD), foi detido em flagrante por policiais militares que investigavam uma denúncia de compra de votos no povoado de Altos Verdes, zona rural do município.

O PSD anunciou que investigará o caso. O UOL procurou a defesa do candidato, mas não obteve resposta.

Segundo a PM, o flagrante foi realizado depois que a equipe da 2ª Companhia Militar foi informada, por uma denúncia pelo número 190, que pessoas circulavam em dois veículos no povoado sob a suspeita de comprar votos.

Os policiais foram ao local e, após buscas na região, localizaram os suspeitos por volta das 14h30. Durante a abordagem, os policiais encontraram material de campanha dentro de um dos carros, que estava ocupado por um casal.

Ainda de acordo com a PM, ao ser questionado sobre a procedência do dinheiro, Vanzinho de Altos Verdes informou que havia recebido um pagamento na cidade de Itabaiana (SE) e pretendia usar o valor para comprar um veículo.

O suspeito foi apresentado na Delegacia de Carira, onde foi aberto um inquérito para investigar o caso. O PSD disse que vai apurar o caso e avaliar o que fará com o candidato. A reportagem do UOL tenta contato com a defesa do candidato.

A Secretaria de Segurança Pública do Sergipe informou ainda foi instaurado inquérito para apurar o caso, e que o candidato vai responder em liberdade. A Justiça Eleitoral já foi comunicada do caso.

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2019 - Criado por PrecisoCriar | www.precisocriar.com.br