Conecte-se conosco

Noticias

Comunidades tradicionais realizam manifestação contra a inauguração do Projeto de Irrigação Baixio de Irecê, em Xique-Xique (BA)

Publicado

em

Representantes das 18 comunidades tradicionais de Fundo de Pasto impactadas pelo Projeto de irrigação Baixio de Irecê protestaram, na manhã desta sexta-feira (23), em Xique-Xique (BA), contra a cerimônia de inauguração da primeira etapa do projeto com a presença do Presidente da República, Michel Temer.

Na estrada que dá acesso ao canal, com faixas e panfletos os manifestantes apresentaram a indignação e a insatisfação com a negligência dos direitos socioambientais e de seus modos de vida. As famílias reivindicam a devolução do território através da realização da Ação Discriminatória Rural, que já deveria ter sido instaurada pela Coordenadoria do Desenvolvimento Agrário – CDA. Eles afirmam que o empreendimento é uma farsa e que não serão escravos do projeto de irrigação.

Um grupo maior, com cerca de 60 pessoas, foi impedido de se unir ao restante dos manifestantes pelo Exército Brasileiro no Km 08 do canal principal do projeto e ainda foi proibido de retornar as suas casas pelo mesmo caminho. Segundo Marcos Félix Bonfim, morador da comunidade de São João, em Itaguaçu da Bahia, a ordem era não deixar ninguém passar, só depois de uma hora, quando o evento acabasse.

“O intuito nosso era protestar, não ia adiantar a gente ir depois se eles não estariam lá. Mas isso não desanima nossa luta, isso deu foi mais força pra gente, quem estava sem coragem acabou voltando com mais fé. Nós queremos as nossas terras para criar, se o canal funcionar vai prejudicar todos nós, onde a gente cria e sobrevive”, afirmou Bonfim.

O Projeto de Irrigação Baixio de Irecê administrado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF – está localizado entre os municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia e atinge mais de 700 famílias camponesas. Essa inauguração é uma tentativa de negar os direitos dessa população e, inclusive, descumpre a recomendação do Ministério Público Federal – MPF de que seu início fosse suspenso até que os conflitos fossem resolvidos.

“Eles querem nos dar alguns poucos empregos que dizem que é assalariado. Mas não queremos trabalhar assalariados. Queremos trabalhar como camponeses e criadores. Plantar, colher, cuidar da nossa criação, isso é que é importante pra gente e isso é o que a gente sabe fazer, não queremos perder nosso modo de vida, não queremos trabalhar com veneno ou com trabalhos que só vão ter em época de colheita”, desabafou Maurício Rodrigues, também da comunidade de São João.

As 18 comunidades impactadas possuem certificação de Fundo de Pasto pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial – SEPROMI do Estado da Bahia e vem tendo suas atividades econômicas interrompidas pelo desmatamento das 16.500ha de caatinga para implantação das etapas 1 e 2 do Projeto de Irrigação Baixio de Irecê. Desta forma, o projeto ainda vai desmatar mais de 40 mil hectares para implantação das outras etapas do referido projeto, localizado em um bioma importante para subsistência das famílias das diversas comunidades.

blogdonettomaravilha

Continue Lendo
Clique para comentar

Noticias

Roteiro da vacina antirrábica em Bonfim

Publicado

em

QUARTA – FEIRA  23/09/2020

PONTO FIXO:  OLARIA – IGREJA SANTA LUZIA

PONTO FIXO:  BONFIM III – MEDIAÇÕES DO POSTO POLICIAL

QUINTA – FEIRA  24/09/2020

PONTO FIXO:  BOSQUE –  CAZUZA TORRES

PONTO FIXO:   PÊRA – PRAÇA DA JAQUEIRA

SEXTA – FEIRA   25/09/2020

PONTO FIXO:  VILA NOVA – AO LADO DO POSTO DE SAÚDE

PONTO FIXO:  BARBOSA SANTOS – ESCOLA MUNICIPAL

SEGUNDA – FEIRA  28/09/2020

PONTO FIXO:  CASAS POPULARES –  PRAÇA DOS TREZES

PONTO FIXO:   PEBAS, PEBINHAS E MEDIAÇÕES

TERÇA – FEIRA 29/09/2020

PONTO FIXO:  SANTOS DUMONT – ESCOLA TOMAZ GUIMARÃES

PONTO FIXO:  BURIÁ – EM FRENTE DA CASA DO ACS

QUARTA – FEIRA  30/09/2020

PONTO FIXO:  VISCONDE DO RIO BRANCO –  PRAÇA DA PIRÂMIDE

PONTO FIXO:  PRAÇA DA LAGOA

QUINTA – FEIRA  01/10/2020

PONTO FIXO:  PRAÇA NOVA DO CONGRESSO

PONTO FIXO:   DERBA – AO LADO DO CORPO DE BOMBEIROS

SEXTA – FEIRA   02/10/2020

PONTO VOLANTE: MONTE ALEGRE

PONTO VOLANTE:  ÁGUAS CLARAS

Visa – Vigilância Sanitária

Continue Lendo

Jaguarari

Boletim Epidemiológico JAGUARARI – 23 de Setembro

Publicado

em

Divulgamos nesta edição que foram diagnosticados 05 novos casos de coronavírus por Teste Rápido, todos do distrito de Pilar.
Continuam em acompanhamento 51 casos na fase ativa, sendo 16 assintomáticos e 35 sintomáticos. Informamos que a paciente que estava internada na UTI já teve alta, e no momento encontra-se bem em seu domicílio.

Qualquer dúvida relacionada ao COVID-19, utilize a central de atendimento mandando mensagem de WhatsApp para (74) 99948 0045 ou Ouvidoria Municipal através do número (74) 99976-4748.

Continue Lendo

Noticias

Acidente envolvendo carreta rompe adutora e afeta abastecimento de água em Senhor do Bonfim e cidades da região

Publicado

em

A Embasa informa que um acidente envolvendo uma carreta danificou trecho da adutora de grande porte que leva água de Ponto Novo aos municípios de Senhor do Bonfim, Andorinha, Jaguarari e Itiúba. O acidente ocorreu na BR 407, nas proximidades do povoado de Passagem Velha (Senhor do Bonfim), e afetou o abastecimento de água nos quatro municípios. Equipes da Embasa já estão no local e iniciaram os serviços de manutenção, cuja conclusão está prevista para as 18h de amanhã (24).

Após a conclusão, o fornecimento de água será retomado com atendimento gradativo. Imóveis com reservação adequada e suficiente poderão sentir menores efeitos da interrupção, mas é recomendável que todos economizem água neste período.

Assessoria de Comunicação da Embasa

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2019 - Criado por PrecisoCriar | www.precisocriar.com.br