Conecte-se conosco

Campo Formoso

Gripe H1N1: saiba tudo sobre a doença e como se proteger; vacinação começa dia 23

Publicado

em

A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010. Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo ser fatal. Este ano, seis casos de morte já foram confirmados só na Bahia.

A boa notícia é que a partir do dia 23 de abril, o Ministério da Saúde vai disponibilizar para todo o país, a vacina contra a gripe. Em Campo Formoso, a população pode procurar a unidade de saúde mais próxima. A meta é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários. Abaixo segue uma lista de perguntas e respostas sobre a doença. Confira:

Como o vírus da Gripe H1N1 é transmitido?
Contato de objetos contaminados, gotículas respiratórias no ar e contato com a saliva de alguém que esteja com o vírus.

Quais os sintomas?
Febre acima dos 38 ºC;
Dores no corpo;
Dores de garganta e de cabeça;
Tosse seca;
Espirros;
Calafrios;
Fadiga ou cansaço.

Grupos de risco

Pessoas a partir de 60 anos;
Grávidas a partir de 12 semanas;
Mães com até 45 dias pós-parto;
Crianças de 6 meses a 5 anos;
Portadores de doenças crônicas não transmissíveis;
Trabalhadores da saúde;
População indígena;
Pessoas privadas de liberdade.

Dicas para prevenir a doença

Beba bastante água, para que não haja acúmulo de secreção;
Lave as mãos sempre com água e sabão e evite colocá-las no rosto e, principalmente, na região da boca;
Se não puder lavar as mãos, carregue na bolsa um frasco de álcool em gel para esterilizá-las;
Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas e copos;
Evite o contato muito próximo com alguém infectado;
Evite frequentar lugares fechados e com muitas pessoas;
Mantenha hábitos saudáveis;
Se achar necessário, use máscaras de proteção para não ficar em contato com gotículas contaminadas que estejam no ar;
Vacine-se.

Prefeitura de Campo Formoso – Cidade em Transformação

Continue Lendo
Clique para comentar

Campo Formoso

Mais um homicídio registrado em campo formoso, jovem executado com tiros nas costas e pescoço

Publicado

em

Mais um jovem teve sua vida ceifada para a criminalidade no município de Campo Formoso, eram 20h30min desse sábado dia 13 de março de 2021, quando JORGE DOS SANTOS ROCHA, 28 anos, foi alvejado com vários disparos de arma de fogo, nas costas e pescoço, fato corrido na Rua Irmã Dulce, bairro São Francisco, onde ele morava.

Informações que quando a PM chegou ao local do crime a vítima ainda estava viva e logo foi acionado SAMU, porém a vítima não resistiu e faleceu no local, ainda não se tem pistas da motivação nem autoria do crime.

Blog do Netto Maravilha

Continue Lendo

Campo Formoso

Policiais erradicam 30 MIL pés de maconha em Campo Formoso

Publicado

em

Por volta das 13 horas do dia 18 de janeiro, tropa do PETO/54ª CIPM em conjunto com Guarnição da CIPE/CAATINGA realizaram mais uma fase da “OPERAÇÃO TERRA LIMPA” na região de Lagoa Nova, povoado situado no município de Campo Formoso-BA. 

A ação policial foi coordenada pela “CPAC” e teve como objetivo localizar uma roça de maconha, na qual denuncia anônima afirmava haver um vasto plantio da referida droga. 

Os Policiais Militares ao chegarem no local do plantio da erva ilícita identificaram cerca de 30 mil pés de maconha. Após procederem a erradicação da referida plantação, os PMs incineraram o cultivo e destruíram os ranchos que ali estavam instalados. 

Ao término da operação as guarnições deslocaram para a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Senhor do Bonfim-BA, para apresentação da amostra do material apreendido e fazer o registro daquela ocorrência policial.

Ascom 54ªCIPM

Continue Lendo

Campo Formoso

PM prende elementos que praticavam roubos no interior de Campo Formoso

Publicado

em

A 54ª CIPM recebeu nos últimos dias, várias denúncias de populares dos povoados de Borges, Lagoa de São Francisco e Queixo Dantas, Interior de Campo Formoso-BA, segundo as quais estaria ocorrendo vários roubos e tentativas de roubos durante toda a semana naquelas localidades.

Segundo as acusações das vítimas, os autores dos crimes seriam H.J. maior de idade e seu irmão adolescente, ambos residentes no povoado de Borges. Ainda segundo populares, os meliantes postavam fotos nas redes sociais portando armas de fogo com o intuito de intimidar a comunidade.

Por volta das 08:30 da segunda feira 18/jan, a guarnição PETO RURAL realizava rondas no povoado de Borges, quando localizaram os suspeitos que foram presos logo após a mãe dos mesmos entregar aos policiais militares 2 espingardas de fabricação caseira e um simulacro de arma de fogo, utilizados pelos meliantes nas práticas delituosas.

Após receberem voz de prisão os dois acusados foram conduzidos à delegacia de polícia civil na cidade de Campo Formoso, para adoção das medidas legais cabíveis.

O comando da 54 CIPM solicita à população de Campo Formoso que denuncie o autor ou os autores de crimes, através do dique denúncia da 54 CIPM (7498873-6490) ou Instagram (@54cipm), sendo garantido o sigilo absoluto das informações recebidas.

Material apreendido:
– 2 espingardas fabricação caseira
– 1 simulacro feito de madeira

Ascom 54ªCIPM

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 - Criado por PrecisoCriar | www.precisocriar.com.br