Conecte-se conosco

Noticias

II Feira de Tributos, empresas e marketing do CEEPS Tancredo Neves em Senhor do Bonfim/BA

Publicado

em

Segundo o Site do Estadão em sua reportagem sobre as injustiças tributárias no Brasil, de Julho deste ano, alega que “Tributamos muito e tributamos mal, e de maneira desigual”. Atualmente, pagamos uma grande variedade de tributos, seja ele sobre a renda ou sobre o consumo, no Brasil, por exemplo, pagamos muito mais imposto sobre o consumo, do que sobre a renda, mas o que isso quer dizer? Nada mais é do que tudo o que compramos é muito tributado. Os impostos que incidem sobre bens e serviços respondem por metade da carga e são os principais responsáveis pelas injustiças tributárias do Brasil. “O Brasil é uma referência de carga tributária muito alta entre os emergentes, mas muito mal distribuída”, afirma José Roberto Afonso, professor do IDP e pesquisador do Ibre-FGV.

Com base nessa situação alarmante encontrada no Brasil de ontem e de hoje, que professores e alunos do Curso Técnico em Administração do CEEPS (Colégio Codetan) organizaram na noite de 21 de novembro de 2017 a Segunda Feira de Tributos da instituição com o objetivo de conscientizar alunos, professores, população e estudantes de várias instituições sobre o quanto de tributos pagamos em média por determinados produtos básicos ou não para nossa sobrevivência, com a exposição física de produtos, vídeos, fotos, banners, imagens, música, depoimentos, entre outros.

Outros países altamente desenvolvidos, como é o caso da Dinamarca, França, Finlândia e Suécia, por exemplo, possuem as maiores cargas tributárias do mundo, porém prestam serviços públicos de excelente qualidade sem a necessidade de a população recorrer à iniciativa privada. Segundo a exposição e informação dos alunos da turma de Administração 2, expuseram o bumerangue tributário que não volta, ou seja, o tributo é pago mas não retorna da mesma forma para a população através de bens e serviços públicos e concluíram afirmando que trabalha-se hoje 153 dias do ano só para pagar impostos, taxas e contribuições ao governo e mais 120 dias para custear serviços privados que suprem a necessidade da população, como segurança, saúde, educação, infra estrutura e transporte.

Como podemos constatar na figura acima, possivelmente, chegaremos a 2 trilhões de reais em tributos, até o final do ano, o que é muito dinheiro, diga-se de passagem, segundo o site https://www.impostometro.com.br/ .

Para o Presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, a carga tributária brasileira vai continuar a crescer, enquanto não houver a redução das alíquotas dos principais tributos, pois a multiincidência tributária faz com que a arrecadação tributária sempre cresça mais que a evolução do PIB. “Se é para o Brasil ser comparado aos países europeus, que não seja apenas no percentual elevado de sua carga tributária, mas sim e, primordialmente, na qualidade de serviços públicos prestados”, alertou.

O trabalho das esquipes consistia em mostrar vários itens de consumo normais do brasileiro e expor os mesmos juntamente com placas indicando a carga de tributos de cada item. Como por exemplo, podemos citar Cosméticos (55,27%); Cremes (57,02%); Maquilagem (69,53%); Perfume (78,99%); Cigarro (83,32%); Gasolina (56,09%); Arroz e Feijão (17,24%); Cerveja (55,60%); Cachaça (81,83%); Água (37,88%) Carne (23,99%); Açúcar (30,60%); Aparelho Celular (39,80%), entre tantos outros. O grupo de Adm 3 quando perguntado sobre o motivo pelo qual os tributos incidentes na Cerveja, Cachaça, Cigarros e Perfume, por exemplo, eram mais elevados que os demais, responderam alegando que “São produtos pelos quais vão de encontro aos objetivos de consumo do estado, ou seja, quem bebe ou fuma, tem tendência a utilizar mais do que o normal serviços básicos a população, como saúde, segurança e assistência, juntamente com um fator também muito relevante, que é a questão dos supérfluos que são produtos não tão essenciais a sociedade, para o governo”.

Do outro lado da feira, trabalhou-se com marketing, empreendedorismo e Sistemas de Informação aplicado ao setor de estoque e almoxarifado. A equipe de Administração 5 expos um produto criado por eles chamado Café Kiss, um café feito de grãos moídos e torrados para atingir o público da balada, café alcoólico com grande teor energético, ficou visível a parte prática das políticas de marketing adotadas pelos alunos expondo vídeos, música e vários acompanhamentos para o seu produto, que diga-se de passagem delicioso. Já a turma de Adm 3 direcionou o foco de suas pesquisas ao desenvolvimento e constituição de uma empresa, a BIG ALL, na qual produzia de tudo um pouco, e expuseram a produção de chocolates denominada “Doçuras de Cacau” com um sabor inesquecível, além de focar na direção onde a empresa iria, sua missão, visão, perspectivas de mercado e todos os documentos necessários para conseguir abrir uma empresa aqui no Brasil.

A equipe de adm 4 fez o levantamento de programas utilizados como ferramenta de gestão e tomada de decisões, no qual apresentaram vários programas e aplicativos de nuvem que podem ser utilizados pelo administrador, para que tenha informações em tempo real, falou-se também das vantagens e desvantagens da utilização destes tipos de sistemas, alguns com valores elevados para pequenas empresas, mas com alternativas interessantes para micro e pequenas empresas que desejam ter controle e um planejamento adequado com o uso de um sistema que atenda suas necessidades de controle de estoque, por exemplo.

Ao final da feira, o Professor Wilney Benevides parabenizou a participação de todos os envolvidos e falou sobre o sucesso do projeto. “Os objetivos principais da feira sem dúvidas foram alcançados, sucesso de público e produtos, mostrando a grande capacidade dos nossos alunos em realizar tarefas de conscientização e informação para a população, docentes, alunos, profissionais e instituições, a fim de criar nos indivíduos consciência crítica sobre o atual momento econômico enfrentado pelo país, como podemos salientar as opiniões r questionamentos de profissionais de contabilidade e graduandos do curso de Ciências Contábeis da UNEB presentes, e posso afirmar que essa feira superou a Iª no que tange a organização e estrutura, grande parte responsável pelo empenho, padronização, apoio e coordenação de alunos, diretoria e professores.”

por Will Benevides

*blogdonettomaravilha

Continue Lendo
Clique para comentar

Brasil

Brasil aplica 2 milhões de doses e é 8º no ranking de vacinação contra a Covid-19

Publicado

em

O Brasil subiu de posição no ranking da vacinação contra a Covid-19. O pais já imunizou 2 milhões de pessoas e agora é o 8º no mundo com maior número de pessoas vacinadas. Os dados constam no levantamento desta segunda-feira (1º) do projeto “Our World in Data”.

No mundo já são 94 milhões vacinados contra a doença causada pela infecção do novo coronavírus. 

O Brasil subiu da 12ª posição na quinta-feira (28) para a 8ª. 

O país que mais vacinou até o momento são os Estados Unidos, onde 31,12 de pessoas foram imunizadas.

A segunda posição fica com a China (22,77 milhões), em seguida aparecem o Reino Unido (9,47 milhões), Israel (4,74 milhões), Índia (3,74 milhões), Emirados Árabes Unidos (3,33 milhões), Alemanha (2,32 milhões), Brasil (2,07 milhões), Turquia (1,99 milhão) e Itália (1,96 milhão).

Continue Lendo

Noticias

Prefeitura de Senhor do Bonfim promoveu acolhimento aos profissionais que atuam na atenção básica do município

Publicado

em

No último sábado (30), a prefeitura de Senhor do Bonfim através da Secretaria de Saúde promoveu um café da manhã de acolhimento aos profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde – APS, que atuam nas unidades de saúde do município. O evento serviu para uma apresentação mais formal dos enfermeiros (as) aos gestores do município.

O encontro foi aberto pelo prefeito Laércio Júnior que deu as boas vindas e falou da importância do trabalho realizado em cada posto de saúde. “São vocês que terão maior contato com a população. Serão vocês que farão o acolhimento quando as pessoas quando procurarem por atendimento nas unidades de saúde. Por isso peço que vocês façam o seu melhor, pois o nosso povo merece”, destacou o prefeito Laércio Júnior.

Os profissionais assistiram a palestras motivacionais e ao final do encontro relataram como foram encontradas as unidades de saúde por todo o município. Entre as queixas apresentadas se destacam problemas estruturais, equipamentos, moveis, portas e janelas quebrados, inexistência de materiais para o atendimento aos pacientes, falta de manutenção nas redes elétricas e hidráulicas, entre outras.

Em sua fala o vice-prefeito Elizeu Rios falou sobre as mudanças já sentidas pela população. “Temos um mês de trabalho e recebo constantemente vídeos e áudios de pessoas elogiando o atendimento dos servidores, em especial da saúde. Tratem a unidade de saúde onde trabalham com o mesmo carinho que tratam suas casas. Como diz o nosso slogan de governo: Cuidar bem, faz bem”, destacou Elizeu Rios.

O encontro contou com a presença da Chefe de Gabinete – Eline Sobreira e dos secretários municipais: Renata Mercês – Saúde, Jozelito Ribeiro – Administração e Francisco Marinho – Infraestrutura.

ASCOM – PMSB – Governo “O Novo Futuro”

Continue Lendo

Noticias

Zagueiro bonfinense Ruan Gabriel assina seu primeiro contrato profissional com clube de futebol de Minas Gerais

Publicado

em

Quando iniciou no futebol, com apenas 5 anos de idade, o jovem zagueiro Ruan Gabriel, hoje com 17 anos, já sabia muito bem o que queria da vida: ser um jogador profissional. Após se destacar nos gramados de Minas Gerais e São Paulo ele conseguiu realizar seu sonho. O Zagueiro bonfinense, filho do cinegrafista Silvonei Viana e da técnica de enfermagem Juliana Santos acaba de assinar seu primeiro contrato profissional com o Athetic Club, um dos principais clubes do estado de Minas Gerais. 

O zagueiro Ruan Gabriel jogou já pelo clube no ano de 2018, faz parte da divisão de base atuando pelas categorias sub-15 e sub-17, chegando a treinar com os profissionais. No ano de 2020 foi emprestado para o Atlético Desportivo Soccer de São Paulo, onde disputou a Pré-Copa São Paulo de Futebol Junior, onde se destacou e chamou atenção de outros clubes. O jogador está se preparando para a disputa do Campeonato Mineiro da primeira divisão.

A carreira do jogador é gerenciada pela empresa G&M99 SPORTS, também responsável por administrar a carreira de vários jogadores no Brasil e no exterior. O contrato assinado pelo jogador tem validade de um ano com multa rescisória no valor de R$ 5 milhões de reais.

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 - Criado por PrecisoCriar | www.precisocriar.com.br