Visando valorizar e dar condições de trabalho ao homem do campo, o prefeito eleito Laércio Júnior e o vice Elizeu Rios estiveram reunidos neste domingo (13) com os representantes do agronegócio do município. Entre os presentes estavam: Paulo Braga, Renato Almeida, Raimundo Freitas, Márcio Araújo, Mando Pelegrine, Valdeci Alves, Getúlio Cesar, Raimundo Nonato, Elielson Oliveira, Daniel Teixeira e Antônio César Teixeira, Cláudio Rodrigues, Maurício Cardoso, Geraldo Alencar, Claudivan Rehem e Ivo Santiago representando o Sindicato dos Produtores Rurais.
Ao abrir a reunião Laércio Junior disse estar aberto a sugestões que possibilitassem o resgate do homem do campo, que ficou esquecido nos últimos anos. “Eu e Elizeu estamos aqui para ouvir sugestões para o crescimento na área da agricultura. São vocês que conhecem as nossas potencialidades e nos ajudarão a dar condições aos pequenos produtores rurais do município a desenvolverem suas atividades. E desde já adianto que a partir de 1º de janeiro de 2021 a relação entre prefeitura e produtores rurais será restaurada”, pontuou Laércio Junior.
Durante o encontro os futuros gestores ouviram dos produtores rurais o descaso com que o poder público vem tratando a zona rural do município. Segundo Maurício Cardoso por diversas vezes para que ele pudesse escoar sua produção de leite precisou pagar para que a estrada vicinal fosse patrolada e tivesse condições de uso.
Entre outros problemas apontados pelos demais produtores rurais estão à falta de roçagem nas estradas, a falta de limpeza das aguadas prejudicando o pequeno produtor rural no plantio e na criação de animais, a ausência de um matadouro o que encarece o valor final na comercialização da carne e a criação de um centro de comercialização de animais.
Outro ponto bastante criticado foi o abandono do parque de exposição por parte do poder público. Segundo graças à falta de apoio o município perdeu força e deixou de realizar grandes exposições, deixando de movimentar milhões na economia local e de gerar emprego para o município.
Elizeu Rios pediu que os empresários ajudassem a gestão a fortalecer o pequeno produtor rural. “Senhor do Bonfim tem tradição na criação de caprinos, ovinos e bovinos. Já possuímos o titulo de bacia leiteira da região e perdemos por falta de incentivo. Senhor do Bonfim já foi o maior criador de gado de corte da Bahia, hoje compramos carne de fora. Por isso precisamos estimular de forma direta ou indiretamente o nosso homem do campo a produzir, dando a ele condições para isso. Acredito que com a ajuda de cada um dos presentes aqui o nosso homem do campo voltará a ter o destaque que merece”, pontuou Elizeu Rios.
Os empresários se comprometeram a ajudar e entre pedidos aos futuros gestores como a criação de um setor responsável pela zona rural e a retomada do dialogo com os sindicatos rurais.
Desde a vitória nas urnas no dia 15 de novembro Laércio Junior e Elizeu Rios tem buscado ouvir representantes de diversos seguimentos com o objetivo da retomada da economia local. Foram os primeiros prefeitos eleitos a abrirem debates com representantes de diversos seguimentos a fim de retomar o desenvolvimento econômico do município. Será desta forma que os futuros gestores conduzirão a administração municipal, planejando o município para os próximos anos com a participação de todos.
Na manhã desta segunda-feira, (18), aconteceu uma ação de retirada dos barracos existentes dentro do lixão de Senhor do Bonfim, que servia de ponto de apoio para os catadores de lixo. A referida ação faz parte de um TAC- firmado entre o Consórcio de Infraestrutura Piemonte Norte do Itapicuru, Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim e o Ministério Público Estadual.
O objetivo é acabar definitivamente com as moradias existentes dentro do lixão, pondo fim a uma situação desumana e humilhante para os catadores, que viviam expostos a todo tipo de contaminação.
De acordo com o Presidente do Consórcio, Prefeito Dr. Davi Menezes, uma proposta firmada entre a entidade, Prefeitura de Senhor do Bonfim e a Cooperativa dos Catadores, visa beneficiar a categoria através da construção de um galpão para realização de coletas seletivas. A retirada dos barracos foi uma ação coordenada que contou com o apoio da assistência social e das Polícias Civil e Militar. Os catadores poderão atuar provisoriamente no lixão, até que seja providenciado as medidas acima citadas, desde que não durmam no local.
Na manhã de hoje, o Presidente do Consórcio, Dr. Davi, juntamente com o Secretário Executivo, Antônio Cerqueira, estiveram reunidos com o Secretário Estadual de desenvolvimento Urbano, para tratar do Plano Territorial de Resíduos Sólidos, que objetiva contemplar os 10 municípios do Piemonte Norte Itapicuru.
A Prefeitura de Filadélfia informa aos comerciantes que o prazo para pagamento, negociação ou parcelamento da Taxa de Fiscalização do Funcionamento (TFF) está aberto até o dia 26 de fevereiro.
Toda pessoa física ou jurídica estabelecida no município e inscrita no cadastro geral de atividades econômicas deve pagar a TFF.
O comerciante que estiver sem o Alvará de Funcionamento deve procurar o Setor de Tributos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h para se regularizar. O valor da taxa é cobrado de acordo com cada estabelecimento, o comerciante que realizar o pagamento à vista terá 10% de desconto.
A 54ª CIPM recebeu nos últimos dias, várias denúncias de populares dos povoados de Borges, Lagoa de São Francisco e Queixo Dantas, Interior de Campo Formoso-BA, segundo as quais estaria ocorrendo vários roubos e tentativas de roubos durante toda a semana naquelas localidades.
Segundo as acusações das vítimas, os autores dos crimes seriam H.J. maior de idade e seu irmão adolescente, ambos residentes no povoado de Borges. Ainda segundo populares, os meliantes postavam fotos nas redes sociais portando armas de fogo com o intuito de intimidar a comunidade.
Por volta das 08:30 da segunda feira 18/jan, a guarnição PETO RURAL realizava rondas no povoado de Borges, quando localizaram os suspeitos que foram presos logo após a mãe dos mesmos entregar aos policiais militares 2 espingardas de fabricação caseira e um simulacro de arma de fogo, utilizados pelos meliantes nas práticas delituosas.
Após receberem voz de prisão os dois acusados foram conduzidos à delegacia de polícia civil na cidade de Campo Formoso, para adoção das medidas legais cabíveis.
O comando da 54 CIPM solicita à população de Campo Formoso que denuncie o autor ou os autores de crimes, através do dique denúncia da 54 CIPM (7498873-6490) ou Instagram (@54cipm), sendo garantido o sigilo absoluto das informações recebidas.
Material apreendido: – 2 espingardas fabricação caseira – 1 simulacro feito de madeira