Conecte-se conosco

Noticias

Mineração ameaça modo de vida das comunidades em Senhor do Bonfim

Publicado

em

Entidades sociais e lideranças comunitárias se reuniram no último dia 4, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), para discutir o avanço na pesquisa das mineradoras na Serra do Gado Bravo, extensão da Chapada Diamantina, que fica na Cordilheira do Espinhaço, município de Senhor do Bonfim.

As comunidades estão em uma localização privilegiada. A região denominada de “Grota” tem a mata verde durante todo o ano e é abastecida de frutas e verduras, além de várias nascentes de rios, pertencentes à bacia do rio Itapicuru. Há também vários açudes no município, tais como o do Sohen, do Quicé e da Boa Vista, que ajudam a aliviar a falta d’água nos tempos de seca e que ainda represam riachos.

Na região é possível observar diferentes tipos de vegetação, desde a densa mata serrana, remanescente da Mata Atlântica, até a caatinga, sendo um observatório perfeito para quem pretende contemplar ou estudar os aspectos da cobertura vegetal do Nordeste brasileiro.

No primeiro momento do encontro, Antônio Célio, agente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), fez uma análise dos impactos das mineradoras na região e a quantidade de empresas que vem fazendo pesquisas na serra, uma ameaça tanto para a natureza, para a fonte de vida das comunidades e para a população da cidade que é abastecida de frutas agroecológicas vindas deste território. Em seguida, o professor Gustavo Hees de Negreiro, falou sobre como se dá as licenças de liberação de pesquisas, lavras e extração.

O Presidente da Câmara de Senhor do Bonfim, Reinaldo Santana, falou da importância das comunidades se unirem pela defesa da Serra, conhecida também como Caixa D’Água do rio Itapicuru, fonte de vida destas comunidades. Disse ainda que em sessão da câmara houve um debate sobre a ameaça de exploração minerária nesta região e já tem indicativo de uma audiência pública.

Segundo a professora Normilza Moura, uma pesquisa realizada pelos alunos da Escola Modelo com a comunidade da Barroca do Faleiro, apresenta o medo da população local com a possibilidade de uma mineradora se instalar na região e dos estragos que podem trazer para as famílias e para a natureza. “Importante que o poder público se posicione de qual lado está. Não se pode entregar para empresas aquelas áreas que são fontes de vida, uma área de preservação ambiental. Cheio da mata, nascentes e água que alimenta a bacia do Itapicuru”, completou.

Devido ao perigo da instalação das mineradoras, o grupo definiu alguns encaminhamentos, entre eles: fortalecer o trabalho de formação e conscientização nas comunidades; e que o presidente da Câmara mobilize os vereadores de Senhor do Bonfim para a aprovação no início do ano de 2019 de uma audiência pública.

Por fim, foi composta uma comissão para preparar a audiência e agendar uma conversa com a promotoria pública. Entre outras ações que mobilize as comunidades na luta contra esse modelo de desenvolvimento das mineradoras, que na maioria das vezes, provoca a destruição da vida humana e do meio ambiente.

Estiveram presentes na reunião os/as representantes das comunidades de Barroca de Baixo e de Cima, Mocó, Varzinha e Curadeira; do STR, da CPT e da Secretaria Municipal da Agricultura Familiar, além do Presidente da Câmara Municipal e da Bacia do Itapicuru.

Texto e foto: Equipe Centro Norte/ CPT Bahia

blogdoeloiltoncajuhy

Continue Lendo
Clique para comentar

Noticias

Sr do Bonfim: Descumprimento de decreto leva dois para a delegacia

Publicado

em

MINUTA – SÍNTESE DE TRANSMISSÃO DE OCORRÊNCIA POLICIAL

6 BPM

OCORRÊNCIA: Descumprimento de Decreto Estadual

DATA: 14/03/2021

HORA: 00h

LOCAL: Rua do Bolo – Distrito de Igara

CIDADE: Senhor do Bonfim – BA

RESUMO: Por volta das 23h, quando em acompanhamento ao pessoal da Vigilância Sanitária Municipal e Guarda Civil Municipal de Senhor do Bonfim, foi recebida denúncia de descumprimento do Decreto Estadual por parte do Estabelecimento . Após constatada veracidade da denúncia, o estabelecimento foi devidamente notificado e lacrado pela Equipe da Vigilância. Contudo, por volta da 00h, nova solicitação foi feita através do 190. Ao retornar ao estabelecimento, foi verificado que o mesmo se encontrava novamente aberto, tendo sido rompidos os lacres postos pelos Fiscais da Vigilância. De imediato, foi dada voz de prisão ao proprietário do Bar por descumprimento do decreto Estadual e Desobediência. O mesmo foi conduzido à DP local, onde foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrencia.

FONTE: ASCOM/6° BPM

MINUTA – SÍNTESE DE TRANSMISSÃO DE OCORRÊNCIA POLICIAL

6 BPM

OCORRÊNCIA: Descumprimento de Decreto Estadual

DATA: 14/03/2021

HORA: 23h30

LOCAL: Rua Arcelino Júnior – Bairro Alto da Maravilha

CIDADE: Senhor do Bonfim – BA

RESUMO: A guarnição foi acionada através do CICOM, em razão das diversas ligações relatando som alto em uma residência no Bairro Alto da Maravilha. Ao chegar ao local, a guarnição constatou a veracidade do fato, onde também se percebeu a presença de um número elevado de pessoas no interior da residência. Foi feita então a condução do proprietário da residência e do som para a DP local, onde o mesmo foi autuado por perturbação do sossego. Lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência

FONTE: ASCOM/6° BPM

Fotos Blog do Walterley

Continue Lendo

Campo Formoso

Mais um homicídio registrado em campo formoso, jovem executado com tiros nas costas e pescoço

Publicado

em

Mais um jovem teve sua vida ceifada para a criminalidade no município de Campo Formoso, eram 20h30min desse sábado dia 13 de março de 2021, quando JORGE DOS SANTOS ROCHA, 28 anos, foi alvejado com vários disparos de arma de fogo, nas costas e pescoço, fato corrido na Rua Irmã Dulce, bairro São Francisco, onde ele morava.

Informações que quando a PM chegou ao local do crime a vítima ainda estava viva e logo foi acionado SAMU, porém a vítima não resistiu e faleceu no local, ainda não se tem pistas da motivação nem autoria do crime.

Blog do Netto Maravilha

Continue Lendo

Noticias

Queimadas: ‘Estamos vivendo um filme de terror’, diz vice-prefeito sobre falta de oxigênio

Publicado

em

Após o apelo feito pelo prefeito de Queimadas, Dr. André Andrade (PT), o Bahia Notícias fez contato com o vice-prefeito Cloudes Rios (PP), que deu detalhes sobre o caos enfrentado no município sisaleiro, com a escassez de oxigênio para o atendimento de pacientes com Covid-19 (veja aqui). “Hoje foi um sufoco. Estou vivendo um drama na minha vida que eu nunca vi. Eu carreguei cilindro nas costas hoje”, contou.

“Nós estamos vivendo um filme de terror na nossa cidade. Sem oxigênio, sem estrutura, a mercê, pedindo a Deus para que as coisas aconteçam. Hoje eu tive que ir em Santaluz e em Pé de Serra. O prefeito mandou o carro para Feira de Santana, para buscar cilindros de oxigênio. Nós estamos usando hoje, em média, um cilindro a cada 1 hora e 20 minutos. Estamos gastando uma média de 15 a 20 cilindros por dia”, disse Cloudes Rios.

“A nossa situação aqui em Queimadas não é fácil, não está boa. Não estamos conseguindo regulação para a capital nem para os hospitais referência com UTI. Nós estamos com pacientes graves aqui no hospital [Municipal Dr. Edson Silva]. Estamos com mais de 20 pessoas internadas, nove precisando de transferência. Eu estava hoje empenhado na questão do cilindro, mas eu creio que o oxigênio só dê até às 10 horas de amanhã”, relatou o vice-prefeito.

O BN também fez contato com o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, que informou não ter conhecimento da situação.BAHIA NOTÍCIAS

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 - Criado por PrecisoCriar | www.precisocriar.com.br