Conecte-se conosco

Noticias

O ‘C* é Lindo’: Mostra cria polêmica ao retratar corpo gay com apoio do governo da Bahia

Publicado

em

Foto: Divulgaçao / Devires

Como a La Bête (veja aqui), o Queermuseu (aqui) e outros eventos artísticos que discutiram questões gênero e sexualidade pelo Brasil, a exposição “Cu é Lindo” também virou alvo de polêmicas. Em cartaz na capital baiana, a ação retrata a jornada de aceitação e cura do corpo de um homem gay que venceu o preconceito e lutou contra violências físicas. A exposição faz parte da mostra “Devires”, evento maior que realiza diversos debates sobre gênero e sexualidade na cidade nas próximas semanas. A “Cu é Lindo” virou palco de discussões nesta semana, principalmente, por ser financiada pelo governo do Estado.

O projeto artístico sobre o ânus propõe um exercício de desnaturalização das relações entre sexo, gênero, visualidade, raça e poder por meio de fotografias e instalações que retratam o corpo humano. Contemplada pelo Edital de Dinamização de Espaços Culturais do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura, a ‘Devires’ ocupa o Goethe-Institut Salvador-Bahia, localizado no Corredor da Vitória, até o dia 18 de agosto. 

Foto: Divulgação / Devires

A mostra tem entrada gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Para entrar, apenas uma restrição: o visitante precisa ter mais de 18 anos. O evento artístico foi idealizado pelo artista campo-grandense Kleper Reis e, segundo o próprio autor, a “Cu é Lindo” fala sobre o “suspirar de um mergulho nas raízes que suscita a aceitação do si”. 

Como a La Bête e o Queermuseu, a mostra rapidamente atraiu a atenção por colocar à vista questões e uma parte do corpo que muitas vezes é ignorada por algumas pessoas. Um dos primeiros a se pronunciar sobre o assunto, o vereador Alexandre Aleluia (DEM) classificou “Cu é Lindo” como “lixo travestido de arte” e criticou o governo do Estado pelo apoio financeiro. 

“O governador petista prefere o lixo revolucionário em forma de arte, já que o objetivo dele não é a beleza e, sim, a política nefasta contra a família, realizada pelo seu partido, o PT. O Instituto Goethe é o aterro sanitário da esquerda caviar de Salvador”, discursou Aleluia.

Perguntado sobre o que seria arte, o Democrata argumentou que “tudo que é belo”. “Tenho muito claro que arte é tudo que se reflete na realidade para representar beleza”, definiu. Aleluia ainda defendeu que existe, na Bahia, artistas que buscam e representam o belo e que “Cu é Lindo” definitivamente não seria um exemplo. 

Foto: Divulgaçao / Devires

Para a curadora da mostra Devires, Juliana Vieira, e responsável pela escolha da contemplação da mostra sobre o ânus no projeto, os ataques do vereador são uma forma de se aproveitar politicamente de uma onda conservadora no país. “Já esperávamos posturas como essas. Vivemos em um momento politicamente delicado. Um momento de retrocesso em que a censura volta a afetar temas que nos últimos anos ganharam espaço no Brasil”, destacou.

Para Vieira, “Cu é Lindo” é importante por trazer sensibilidade às discussões sobre o corpo e o preconceito sofrido por LGBTQ+s. “A exposição revela um processo de cura e aceitação de si mesmo. Lida com as emoções causadas pela censura e todo o acervo passa pelas memórias afetivas do artista”, contou. Nas obras, o autor Kleper Reis expõe o processo de superação que passou após sofrer preconceito e ser espancado em ataques homofóbicos. 

Foto: Divulgaçao / Devires

“LINDO É DEUS”

Parte da base do governo do Estado que apoia financeiramente a realização da mostra, o deputado estadual Sargento Isidório (Avante) classificou a exposição como um absurdo. “Como o Ministério Público da Bahia (MP-BA) impede que o prefeito de Guanambi entregue a chave da cidade para Deus (entenda aqui) e não impede uma amostra dessas?”, questionou. 

Contra as acusações do vereador Alexandre Aleluia que, em nota enviada à imprensa, declarou que Rui Costa e o PT apoiavam “lixo revolucionário em forma de arte”, Isidório refutou dizendo ter certeza que o aliado desconhece a realização da “Cu é Lindo”. “Rui é um homem de família que tem duas filhas lindas. Ele não iria permitir isso. O cu é mais digno do que toda essa gente que está envolvida na exposição. Lindo é Deus”, completou o pastor, que já entrou na Justiça para evitar a representação de uma peça em que Jesus era interpretado por uma mulher trans em Salvador (saiba mais aqui). 

Apesar de bradar contra o PT, Rui e a mostra, o vereador Alexandre Aleluia declarou que não vai judicializar a exposição. “Não existe nenhum crime. Olhei a classificação indicativa e não existe nenhuma apologia a pedofilia. O que mostrei é o absurdo de se usar dinheiro público para algo que não é arte”, ponderou.

Foto: Divulgação / Devires

VAI QUEM QUER

Longe do debate político em torno da exposição, a pedagoga Adriana Cunha defendeu a realização da “Cu é lindo” por acreditar que ela mostra o exemplo do autor, que venceu a homofobia com arte. “Dentro da realidade em que se está, cada vez mais debatendo o racismo e a homofobia, a realização da mostra é mais um ambiente para se discutir essas questões, mostrar o que acontece”, comentou. 

“Eu poderia ter um filho em um situação como a que o artista passou, então acho válido o governo mostrar uma realidade para levar as pessoas ao que acontece”, argumentou. Cunha ainda ressaltou positivamente a classificação indicativa da mostra. “É para maiores de 18. Cada um vai ter o seu critério de ir ver ou não”, finalizou. 

BN

Continue Lendo
Clique para comentar

Noticias

Prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos em Bonfim e andorinha serão diplomados dia 16 de dezembro

Publicado

em

Acontecerá no próximo dia 16 de dezembro, no Salão do Júri do Fórum Desembargador Edgard Simões, em Senhor do Bonfim, a cerimônia de diplomação dos prefeitos, vice prefeitos e vereadores eleitos das cidades de Senhor do Bonfim e Andorinha está marcada para às 09hs.

Andorinha 

Prefeito – Renato Brandão

Vice – Zelitinho

VEREADORES ELEITOS EM ANDORINHA

NEGUINHO DO GRIGORIO – 681 votos

PSC – 20.777

Eleito

MARINALDO – 582 votos

PP – 11.111

Eleito

PABLO DA SAÚDE – 470 votos

PP – 11.444

Eleito

PROFESSORA FAUSTA – 454 votos

PSB – 40.444

Eleito

DONA LURDINHA – 433 votos

PP – 11.000

Eleito

EDILSON PEGA BALA – 427 votos

PSD – 55.777

Eleito

NENÊ DO DÁRIO – 384 votos

PSD – 55.555

Eleito

JAIRO DUARTE – 366 votos

PSC – 20.345

Eleito

ZÉ DA PAZ – votos 316 

PT – 13.113

Eleito

Senhor do Bonfim

Prefeito – Laércio Junior

Vice – Elizeu Rios

VEREADORES ELEITOS EM SR DO BONFIM

Lucia Cerqueira

 PT ELEITO – 1.571

Helson de Carvalho

 DEM ELEITO -1.322

Idailton Galeguinho

 DEM ELEITO – 1.101

Cleiton Vieira

 PC do B ELEITO- 1.088

Rê do Sindicato

 PT ELEITO -1.032

Babão

 REPUBLICANOS ELEITO – 967

Quinho Carrapichel

 PC do B ELEITO – 894

Hermógenes Almeida

 PT ELEITO – 766

Netinho do Taxi

 REPUBLICANOS ELEITO – 625

Ary

 DEM ELEITO – 601

Socorro do Pelé

DEM ELEITO – 559

Biro Biro

 REPUBLICANOS ELEITO- 547

Reinaldo José

 PROS ELEITO – 544

Elizeu dos Temperos

 PROS ELEITO – 539

Gilsinho do Ernesto

 PSL ELEITO – 374

Blog do Netto Maravilha

Continue Lendo

Noticias

Prefeito eleito de Senhor do Bonfim Laércio Junior visita servidores e pacientes na Pousada de Apoio em Salvador

Publicado

em

Nesta quarta-feira (25), o prefeito eleito de Senhor do Bonfim Laércio Junior visitou servidores e pacientes que se encontram na Pousada de Apoio, localizada no bairro Sete Portas , em Salvador. O local que recebe pacientes de vários municípios disponibiliza aos pacientes do Tratamento Fora de Domicilio – TFD de Senhor do Bonfim 12 quartos para sua acomodação.

Durante a visita Laércio andou por diversos cômodos da Pousada de Apoio e conversou com vários pacientes, ouviu relatos de como é o dia-a-dia dos pacientes no local. Alguns fizeram questão de relatar ao prefeito eleito episódios ruins sofridos por eles durante a atual gestão. Segundo uma paciente entre vários problemas um que merece uma rápida solução é o transporte de Senhor do Bonfim a Salvador. “Temos vários problemas com o transporte, tinha um que a gente chamava de barata cascuda, pois estava caindo os pedaços” relatou.

Outra reclamação se refere à proibição na ida de acompanhante durante o tratamento na capital baiana, uma grande falha, já que alguns pacientes são idosos ou estão debilitados devido ao tratamento. Mesmo com os pedidos, segundo os pacientes esse direito era negado.

O prefeito eleito Laércio Júnior ouviu atentamente as reclamações e disse que irá buscar sanar todos os problemas em um curto espaço de tempo. “O paciente do TFD que vem para Salvador, vem por que precisa de cuidados médicos, então merece ser bem tratado. Com certeza logo apresentaremos uma solução para os problemas apresentados, porque a Pousada de Apoio é um lugar que deve proporcionar mais dignidade aos pacientes que fazem seu tratamento de saúde fora do nosso município.” salienta o futuro gestor.

Continue Lendo

Noticias

Ponto Novo registra 9 casos ativos de Covid-19 e 44 aguardam resultado; confira Boletim Epidemiológico

Publicado

em

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2019 - Criado por PrecisoCriar | www.precisocriar.com.br