Conecte-se conosco

Noticias

Onda de calor e baixa umidade relativa do ar provocam alerta aos juazeirenses e petrolinenses

Publicado

em

A massa de ar seco e quente que está sobre o interior do Brasil deve permanecer até a próxima semana, elevando as temperaturas e afastando as possibilidades de chuva.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que as temperaturas continuem elevadas, com máximas acima dos 30 graus em praticamente todo o Brasil, podendo ter picos de 40°C. De acordo com Maiane Araújo, meteorologista do Inmet, esse é um fato comum nessa época do ano, na entrada da primavera, uma estação de transição.

As temperaturas em Juazeiro e Petrolina devem chegar a sensação térmica acima de 40°C. Em Juazeiro os termômetros devem bater os 36°C ao longo desta semana e o alerta para a baixa Umidade Relativa do ar entre 12 a 20% o que é considerado de situação de perigo devido a secura do tempo. Com umidade relativa do ar chegando a 12%, um índice que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera desértico e chama atenção de perigo para as áreas e faz recomendações por causa do risco à saúde.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta sobre a baixa umidade do ar no Sertão de Pernambuco e Sertão do São Francisco. Durante essa semana a umidade relativa do ar deve atingir valores abaixo de 20%, com temperaturas próximas a 40° C.

Segundo a Apac, a baixa umidade e a alta na temperatura estão acontecendo em função da presença de uma massa de ar seco sobre o Sertão. No alerta, a Apac destaca alguns dos problemas que podem ser ocasionados em função da baixa umidade do ar, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Entre eles, estão ressecamento da pele, sangramento pelo nariz, complicações alérgicas e respiratória, além de irritação nos olhos.

A Apac orienta que, com a umidade entre 12% e 20%, é importante não fazer exercícios físicos ao ar livre, entre 10h e 16h. Outra medida é evitar aglomerações em locais fechado. Neta situação, o uso de soro fisiológico para os olhos e narinas também é recomendado. Também é importante não deixar de consumir água.

Outras dicas podem facilitar a convivência com estes dias mais secos.

– Ingerir bastante líquidos; Manter ambientes limpos e arejados para evitar acúmulo de pó e transmissão de vírus; Usar umidificadores para diminuir a secura do ar. Panos úmidos espalhados pela casa são uma opção; Evitar a prática de atividades físicas entre 10h e 18h; Evitar banhos muito quentes.

Em caso de sintomas gripais, por causa da pandemia do coronavírus, a indicação é que a pessoa procure a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Ano passado (2019) a temperatura máxima na região de Petrolina e Juazeiro no dia 24/11 alcançou no campus da UNIVASF de Juazeiro 39.4 °C, enquanto na estação meteorológica do INMET, em Petrolina, a temperatura máxima foi ainda mais elevada, chegando a 40.1 °C.  Em relação à umidade relativa do ar, o dia mais seco do ano na região foi o dia 15 de Novembro, quando o seu valor mínimo foi de 10.7% na estação meteorológica do campus da UNIVASF de Juazeiro e na estação meteorológica do INMET de Petrolina foi ligeiramente maior, 12%.

RedeGN Fotos Ney Vital

Continue Lendo
Clique para comentar

Noticias

Mulher é morta a pedradas no distrito de Quicé em Senhor do Bonfim

Publicado

em

Nossa reportagem foi informada e já confirmamos com autoridades policiais que uma mulher foi morta apedrejada no distrito de Quicé, zona rural de Senhor do Bonfim.

Conhecida como Nenê, a Polícia Técnica ira fazer o levantamento cadavérico e a Polícia Civil deve abrir inquérito para apurar, autoria e motivação desse crime.

Netto Maravilha / Imagem Ilustrativa

Continue Lendo

Noticias

Condutores podem dirigir com CNH vencida sem risco de punições, afirma DETRAN/BA

Publicado

em

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) esclarece que o condutor com carteira de habilitação (CNH) vencida desde 19 de fevereiro pode continuar dirigindo, por tempo indeterminado, sem o risco de multa e remoção do veículo.

A flexibilização na regra da validade da carteira  cumpre a deliberação 185/2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabeleceu medidas para minimizar os impactos da pandemia da Covid-19.

Mesmo com a autorização para o motorista usar a CNH vencida, a renovação do documento tem sido o serviço mais procurado no Detran-BA, por meio de agendamento no SAC Digital, representando cerca de 40% das solicitações.

“Não era prevista essa demanda para a renovação da habilitação,  justamente porque ela deixou de ser obrigatória. Entendemos que muitos motoristas possam ficar com receio de rodar com a CNH fora da validade, mas não existe motivo para se preocupar. A resolução do Contran é a garantia que eles não precisam trocar a carteira,  a não ser nos casos de quem pretende incluir atividade remunerada ou está com CNH que venceu antes de 19 de fevereiro”, ressaltou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.

Ascom Detran-BA

Continue Lendo

Noticias

Sr. do Bonfim: Servidores demitidos do Hospital Regional reclamam de atrasos nas parcelas do acordo de municipalização

Publicado

em

O nosso site recebeu uma denúncia dos servidores do Hospital Regional de Senhor do Bonfim, que foram demitidos no acordo da municipalização na gestão do Prefeito Dr. Correia em 2016.

Segundo denúncias, às parcelas que eram pagas de 4 em 4 meses, desde 2016, foram interrompidas em Maio deste ano, 2020, sem nenhuma explicação ou justificativa, bem como a falta de correção entre outras informações de interesse da coletividade, falta de transparência no processo.

Com a palavra aos representantes do SINDSAUDE no município de Senhor do Bonfim, para os devidos esclarecimentos.

Cleber Vieira News

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2019 - Criado por PrecisoCriar | www.precisocriar.com.br