Conecte-se conosco

Campo Formoso

Prefeitura de Campo Formoso é alvo de duas ações por irregularidades na gestão dos resíduos sólidos

Publicado

em

Duas ações civis públicas foram apresentadas contra o município de Campo Formoso, no norte da Bahia, por graves irregularidades na gestão do lixo. O promotor de Justiça Pablo Almeida pediu à Justiça que determine, em caráter liminar, que o município aprove o Plano Municipal de Resíduos Sólidos.

O pedido toma por base irregularidades detectadas pelo Ministério Público da Bahia (MPBA), por meio da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que verificou a existência de lixões no Município, falta da coleta seletiva de materiais recicláveis, bem como, pelo menos 25 catadores trabalhando e morando dentro do lixão, inclusive crianças. “A situação é de extrema gravidade”, destaca o promotor, explicando que a administração municipal é a maior responsável pelo gerenciamento dos resíduos sólidos e pela coleta seletiva.

O promotor solicita ainda que a Justiça determine ao município que encerre o funcionamento de qualquer lixão localizado fora da sede, concentrando o depósito do lixo em apenas um local; declare as áreas dos lixões desativados como contaminadas; realize as adequações no lixão que ficará ativo, como controle da quantidade e do tipo de resíduo depositado; cesse imediatamente a queima dos resíduos e sua disposição em qualquer local, exceto valas escavadas para este fim.

Além disso, solicita-se à Justiça que obrigue o Município a realizar o cadastramento de todos os catadores de lixo de baixa renda no prazo máximo de 30 dias, dentre outras medidas.

Segundo Pablo Almeida, relatórios de fiscalizações ambientais emitidos pela FPI e pelo Instituto de Meio Ambiente do Estado da Bahia (Inema) constataram que o depósito final do lixo ocorre sem qualquer critério técnico em Campo Formoso. Dentre as irregularidades apontadas nos documentos estão a presença de resíduos de construção civil e de poda, inexistência da coleta seletiva, presença de resíduos de abate clandestino, inexistência de controle de acesso e catadores trabalhando sem uso de equipamentos adequados, bem como incineração ilegal de lixo.

O promotor de Justiça afirma ainda que foram feitas diversas tentativas de resolução extrajudicial das questões. “Tanto o Inema quanto o MP emitiram uma série de recomendações para que os problemas fossem sanados, mas o Município nada fez”, assevera Pablo Almeida.

com informações do MPBA

Continue Lendo
Clique para comentar

Campo Formoso

Abertura do Natal em Família lota praça e emociona público em Campo Formoso

Publicado

em

Uma noite inesquecível para ficar guardada na memória dos campoformosenses! Na última sexta-feira (29), toda a cidade entrou no clima de natal, com muitas luzes e uma decoração impecável, para a abertura oficial da terceira edição do Natal em Família. A Praça Deputado Herculano Menezes estava lotada e foi o palco principal da festa, com uma linda e grande árvore de natal de led, casa do Papai Noel, presépio, além de apresentações culturais e artísticas.

A noite começou com as falas das autoridades, prefeita, vice-prefeito, Deputado Federal José Nunes, Deputado Estadual Adolfo Menezes, Major Ângelo, secretários municipais, vereadores, suplentes e lideranças políticas se fizeram presentes para prestigiar esse momento especial.

“É uma honra grande iniciarmos mais um ano de Natal em Família. Queria agradecer aos colaboradores que ajudaram para que esse momento acontecesse. E vocês estão vendo aí: essa festa está cada ano mais bonita”, disse Adolfo Menezes, emocionado.

“Essa grande prefeita Rose vem se empenhando não só no Natal, mas em todos os 365 dias do ano, buscando o melhor para Campo Formoso. Sinto-me feliz em estar trabalhando com você para ajudar mais e mais o povo daqui. É muito bom ter uma família unida, porque Natal é um momento muito bonito”, ressaltou o Deputado José Nunes.

“Queria agradecer a presença de vocês nesta noite, sejam bem vindos a mais um ano de Natal em Família! Até o dia 23 de dezembro vocês vão poder conferir muita coisa boa por aqui, então, aproveitem. Eu declaro aberta oficialmente esta festa e espero que vocês gostem, porque foi feita com muito carinho”, finalizou a prefeita que se dirigiu com as demais autoridades para o corte da fita da árvore de natal e Casa do Papai Noel.

p1dqu0ehut18klf0hp9v1nb410dut

A primeira apresentação da noite foi do Coral Anjos de Luz, da Igreja Matriz de Santo Antônio, seguido da Orquestra do Ponto de Cultura do Grupo Culturart. O Ballet Butterfly também fez uma linda apresentação e o bailarino Erick finalizou a noite de apresentações culturais com um solo. Para fechar a noite, a Banda Som de Esquina não deixou ninguém parado com um repertório super atualizado.

Hoje tem mais: a partir das 19h30, na Praça Deputado Herculano Menezes você poderá conferir o louvor da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Continue Lendo

Campo Formoso

Esporte: Campo Formoso sedia finais do interior do campeonato baiano de basquete a partir desta sexta-feira (29)

Publicado

em

Acontece no Ginásio Municipal de Esportes da cidade de Campo Formoso (BA) entre esta sexta-feira (29) e o próximo domingo (01), as Finais do Interior do Campeonato Baiano 2019 de Basquete.

Classificaram-se do Zonal Norte a LCB (Liga Campoformosense de Basquete) e a LBB (Liga Bonfinense de Basquete), juntam-se a essas, as equipes oriundas do Zonal Centro-Leste Basquete Valente e ABS (Academia de Basquete de Simões Filho).

A bola sobe na Sexta-feira á partir das 20:00h, no Sábado com início ás 17:00h e encerra-se a rodada no Domingo ás 10:00h com grandes confrontos que prometem ser bastante disputados.

A etapa contará com a presença do Diretor Técnico da FBB (federação Baiana de Basquetebol) José Roberto Fernandes, do dep. Estadual Adolfo Menezes e da Prefeita da Cidade a Sra. Rose Menezes, além disso espera-se que a torcida Campoformosense compareça em peso aos jogos, haja visto que é a primeira vez que a cidade se classifica ás finais e recebe uma fase tão importante quanto essa de uma competição estadual.

O Campeão desta etapa, se junta ao Campeão do Zonal (E) composto por: Vitória da Conquista, Ilhéus, Luis Eduardo Magalhães e Eunápolis, que acontecerá também neste final de Semana na cidade de Eunápolis.

A grande Final do Campeonato Baiano reunirá os Campeões do Interior e os Campeões da capital valendo o título Estadual e 2 vagas para a Copa Ouro 2020.

As partidas terão a transmissão pelo Instagram e Facebook da @ligacampoformosensedebasquete.

blogdonettomaravilha

Continue Lendo

Campo Formoso

Campo Formoso: Prefeitura inicia montagem da decoração do Natal em Família

Publicado

em

Para muitos o Natal é a época mais iluminada e encantadora do ano, momento para comemorar junto com a família e amigos. Para celebrar essa data tão especial, a Prefeitura realizará a 3ª edição do Natal em Família, nos próximos dias, afim de proporcionar momentos de alegria entre as famílias.

A montagem da ornamentação já foi iniciada. Esse ano, além das apresentações das Igrejas Evangélicas, atrações culturais e artísticas, o evento terá uma imensa e linda árvore de natal, uma ampla casa do Papai Noel, com sala quarto e cozinha, aberta para visitação, trenó, presépio e muitas luzes por todo o espaço, o local também disponibilizará uma área para alimentação, além de parque de diversão para crianças.

As principais vias da cidade também serão decoradas, por onde as pessoas passarem, serão atraídas pelo cuidado, organização e criatividade, proporcionada pela Prefeitura para essa época tão especial do ano. Então, prepare-se para reunir sua família e viver esse momento mágico ao lado de quem você ama.

blogdowalterley

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2019 - Criado por PrecisoCriar | www.precisocriar.com.br