A prefeitura de Jaguarari publicou nesta terça-feira (11), o Decreto Municipal nº 228/2020, que dispõe sobre a reabertura parcial de restaurantes, pizzarias e academias no município de Jaguarari, com exceção do distrito de Pilar. A decisão de reabrir tais segmentos ocorreu após reunião entre o prefeito de Jaguarari Everton Rocha e representantes do Comité Central de Prevenção e Combate ao Novo Coronavírus. Na ocasião foram debatidas ainda novas alternativas para reabertura de mais alguns segmentos do Comércio e reaquecimento da economia, sem comprometer o distanciamento social.
Durante o encontro ficou certo de que o Chefe do Executivo Municipal seguirá adotando o “modelo de transição” entre o Distanciamento Social Ampliado (DAS) e Distanciamento Social Seletivo (DSS), sugerido pelo Ministério da Saúde, promovendo o retorno gradual às atividades laborais com segurança. Além do protocolo de higienização a reabertura seguirá as seguintes determinações:
Restaurantes e Pizzarias: • O horário de funcionamento será de segunda a domingo das 11: h da manhã a 00: h meia noite; • Fica proibido som ao vivo ou ambiente; • O uso de máscaras é obrigatório; • Não poderão ser realizados eventos de reabertura dos estabelecimentos comerciais; • É obrigatório afixar, em locais visíveis e próximos às entradas, os protocolos geral e setorial, como também a capacidade máxima de pessoas permitidas simultaneamente no estabelecimento; • Os restaurantes com serviço de buffet deverão disponibilizar funcionários, utilizando os EPIs adequados, como máscara, avental e touca, para servir os clientes; • Cada restaurante ou pizzaria deverá funcionar de acordo com a sua capacidade de lotação, devendo, obrigatoriamente, manter a distância mínima de 02m (dois metros) de distância entre as mesas. Cada mesa está limitada às seguintes quantidades de pessoas: Mesas com 08 cadeiras: número máximo de 04 pessoas; Mesas com 06 cadeiras: número máximo de 03 pessoas; Mesas com 04 cadeiras: número máximo de 02 pessoas.
Academias:
• O horário de funcionamento será de segunda a domingo das 05: h às 22: h; • Uso obrigatório de máscaras para professores, funcionários e aluno, porem esse poderá ficar sem máscara durante o uso do aparelho. Mas para circular pela academia, o uso é obrigatório; • A capacidade máxima de ocupação/lotação deverá ser de, no máximo, 40% (quarenta por cento); • O uso de máscaras é obrigatório; • As academias delimitarão de forma obrigatória o espaço em que cada usuário deve se exercitar de cerca de 1 metro de distancia do outro; • Fica Proibido o acesso às academias por todos aqueles que apresentarem sintomas relacionados a gripes, resfriados, tosses, febres, corizas, falta de ar ou demais sintomas que possam caracterizar ou ensejar suspeitas da doença COVID — 19.
Pela nova publicação ainda permanecem fechados bares e quiosques, sendo permitido apenas o delivery, como ficou estabelecido pelo Decreto Municipal nº. 0224, que prorrogou o prazo de vigência do Decreto Municipal n.º 0214, de 17 de julho de 2020 e do Decreto nº. 0200.
Divulgamos nesta edição que foram diagnosticados 04 novos casos de coronavírus, sendo 02 por exame RT-PCR e 02 por Teste Rápido. Com relação à residência 03 são da sede e 01 da Fazenda Macambira.
No momento, 1031 pacientes já estão recuperados (97,6%) e 09 pacientes encontram-se internados, sendo 07 em UTI.
Qualquer dúvida relacionada ao COVID-19, utilize a central de atendimento mandando mensagem de WhatsApp para (74) 99948 0045 ou Ouvidoria Municipal através do número (74) 99976-4748.
Seguindo a política de valorização do funcionalismo, implantada pelo prefeito de Jaguarari Everton Rocha, a prefeitura de Jaguarari iniciou nesta quarta-feira, (16), o pagamento antecipado do 13º salário dos servidores municipais efetivos e comissionados.
Mesmo diante do cenário de crise econômica da pandemia e da queda de arrecadação, a administração municipal têm honrado seus compromissos, isso de deve ao equilíbrio fiscal, como ficou evidenciado pela aprovação das contas dos anos de 2017, 2018 e 2019. Essa forma eficiente de administrar contribui para a retomada econômica neste período de aquecimento com festividades de fim de ano.
“O fechamento de mais um ano com a folha de pagamento em dia só está sendo possível em virtude do comprometimento e responsabilidade do governo na gestão e bom uso dos recursos públicos”, pontuou o prefeito de Jaguarari Everton Rocha.
Com o objetivo de contribuir para a arborização e recuperação de áreas degradadas no município, a Prefeitura de Jaguarari, por meio da Secretaria de Meio Ambiente promoveu nesta sexta-feira (11), a doação de mais de 600 mudas nativas e frutíferas à população. A ação realizada pouco depois das 9h na Praça Alfredo Viana contou com a presença de muitas pessoas que retiraram todas as mudas antes do meio dia. Todas as mudas distribuídas foram produzidas no viveiro municipal.
Esta ação da SEMMA reforça o compromisso da gestão municipal com o Meio Ambiente e bem estar da população. Foram doadas mudas das seguintes espécies: Ipê, Paineira (barriguda), Jacarandá (mimoso), Umburana de Cheiro, Jamelão, Graviola, Goiabeira, Acerola, Romã, entre outras. Além de receber a planta, o munícipe obteve informações sobre cada uma das espécies, bem como os procedimentos para fazer o plantio de forma correta.