Conecte-se conosco

Noticias

Programa deve capacitar 1.200 brigadistas em 41 municípios

Publicado

em

A partir desta segunda-feira (6), os brigadistas voluntários dos municípios de Iraquara, Bainopólis e Antônio Gonçalves participam de curso de combate a incêndio florestal realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado. Cerca de 1.200 brigadistas voluntários de 41 municípios serão capacitados até o final do mês de setembro.

O programa conta ainda com apoio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec/Defesa Civil), além das prefeituras de cada um dos municípios envolvidos. Neste ano, a capacitação do Bahia Sem Fogo foi iniciada no mês de julho e já passou por 11 municípios. O curso tem carga horária de 40 horas semanais, distribuídas entre cinco dias e são realizados anualmente.

Durante o processo de formação, que inclui aulas teóricas e práticas, os brigadistas voluntários têm aulas sobre legislação, prevenção, técnicas de combate a incêndio florestal, organização de brigadas e primeiros socorros, com ênfase a suporte básico de vida.

O secretário de Meio Ambiente do Estado, Geraldo Reis, conta que o programa foi criado inicialmente para atender às demandas de combate a incêndio em áreas de preservação ambiental, mas a atuação foi estendida para as diversas áreas do território baiano. “É um programa que conta com um planejamento e monitoramento e todo um trabalho de prevenção ao incêndio para além do combate. Contamos com trabalho de educação ambiental e todo um esforço de qualificação das brigadas civis, e investimento na aquisição de equipamentos que são distribuídos para as brigadas”.

Ainda de acordo com o secretário, uma nova licitação está sendo realizada em 2018 e cerca de R$ 1,3 milhão será investido em novos equipamentos para complementar as demandas de novas brigadas e de outras regiões.

O coordenador de Defesa Civil do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, capitão Murilo Rocha, explica que a solicitação do curso é realizada pelos municípios, assim como a definição dos voluntários que irão participar. A partir daí, a realização dos cursos é articulada. “Com a capacitação dessas brigadas voluntárias nos municípios, esse efetivo poderá realizar as primeiras ações de combates e em muitos casos conseguem debelar o incêndio. E quando o Corpo de Bombeiros chega ao local da ocorrência, conseguimos ter uma ação integrada para combater o fogo. Quando um município não conta com essa brigada e tem uma ocorrência de incêndio, esse evento já toma proporções maiores, que envolve uma logística mais complexa e maior dispêndio de recursos pelo Estado”.

Continue Lendo
Clique para comentar

Noticias

Sr do Bonfim: Descumprimento de decreto leva dois para a delegacia

Publicado

em

MINUTA – SÍNTESE DE TRANSMISSÃO DE OCORRÊNCIA POLICIAL

6 BPM

OCORRÊNCIA: Descumprimento de Decreto Estadual

DATA: 14/03/2021

HORA: 00h

LOCAL: Rua do Bolo – Distrito de Igara

CIDADE: Senhor do Bonfim – BA

RESUMO: Por volta das 23h, quando em acompanhamento ao pessoal da Vigilância Sanitária Municipal e Guarda Civil Municipal de Senhor do Bonfim, foi recebida denúncia de descumprimento do Decreto Estadual por parte do Estabelecimento . Após constatada veracidade da denúncia, o estabelecimento foi devidamente notificado e lacrado pela Equipe da Vigilância. Contudo, por volta da 00h, nova solicitação foi feita através do 190. Ao retornar ao estabelecimento, foi verificado que o mesmo se encontrava novamente aberto, tendo sido rompidos os lacres postos pelos Fiscais da Vigilância. De imediato, foi dada voz de prisão ao proprietário do Bar por descumprimento do decreto Estadual e Desobediência. O mesmo foi conduzido à DP local, onde foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrencia.

FONTE: ASCOM/6° BPM

MINUTA – SÍNTESE DE TRANSMISSÃO DE OCORRÊNCIA POLICIAL

6 BPM

OCORRÊNCIA: Descumprimento de Decreto Estadual

DATA: 14/03/2021

HORA: 23h30

LOCAL: Rua Arcelino Júnior – Bairro Alto da Maravilha

CIDADE: Senhor do Bonfim – BA

RESUMO: A guarnição foi acionada através do CICOM, em razão das diversas ligações relatando som alto em uma residência no Bairro Alto da Maravilha. Ao chegar ao local, a guarnição constatou a veracidade do fato, onde também se percebeu a presença de um número elevado de pessoas no interior da residência. Foi feita então a condução do proprietário da residência e do som para a DP local, onde o mesmo foi autuado por perturbação do sossego. Lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência

FONTE: ASCOM/6° BPM

Fotos Blog do Walterley

Continue Lendo

Campo Formoso

Mais um homicídio registrado em campo formoso, jovem executado com tiros nas costas e pescoço

Publicado

em

Mais um jovem teve sua vida ceifada para a criminalidade no município de Campo Formoso, eram 20h30min desse sábado dia 13 de março de 2021, quando JORGE DOS SANTOS ROCHA, 28 anos, foi alvejado com vários disparos de arma de fogo, nas costas e pescoço, fato corrido na Rua Irmã Dulce, bairro São Francisco, onde ele morava.

Informações que quando a PM chegou ao local do crime a vítima ainda estava viva e logo foi acionado SAMU, porém a vítima não resistiu e faleceu no local, ainda não se tem pistas da motivação nem autoria do crime.

Blog do Netto Maravilha

Continue Lendo

Noticias

Queimadas: ‘Estamos vivendo um filme de terror’, diz vice-prefeito sobre falta de oxigênio

Publicado

em

Após o apelo feito pelo prefeito de Queimadas, Dr. André Andrade (PT), o Bahia Notícias fez contato com o vice-prefeito Cloudes Rios (PP), que deu detalhes sobre o caos enfrentado no município sisaleiro, com a escassez de oxigênio para o atendimento de pacientes com Covid-19 (veja aqui). “Hoje foi um sufoco. Estou vivendo um drama na minha vida que eu nunca vi. Eu carreguei cilindro nas costas hoje”, contou.

“Nós estamos vivendo um filme de terror na nossa cidade. Sem oxigênio, sem estrutura, a mercê, pedindo a Deus para que as coisas aconteçam. Hoje eu tive que ir em Santaluz e em Pé de Serra. O prefeito mandou o carro para Feira de Santana, para buscar cilindros de oxigênio. Nós estamos usando hoje, em média, um cilindro a cada 1 hora e 20 minutos. Estamos gastando uma média de 15 a 20 cilindros por dia”, disse Cloudes Rios.

“A nossa situação aqui em Queimadas não é fácil, não está boa. Não estamos conseguindo regulação para a capital nem para os hospitais referência com UTI. Nós estamos com pacientes graves aqui no hospital [Municipal Dr. Edson Silva]. Estamos com mais de 20 pessoas internadas, nove precisando de transferência. Eu estava hoje empenhado na questão do cilindro, mas eu creio que o oxigênio só dê até às 10 horas de amanhã”, relatou o vice-prefeito.

O BN também fez contato com o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, que informou não ter conhecimento da situação.BAHIA NOTÍCIAS

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 - Criado por PrecisoCriar | www.precisocriar.com.br