Conecte-se conosco

Esporte

Proposta para nova Copa divide opiniões; novo torneio de clubes tem mais chance de ser aprovado

Publicado

em

A cúpula da Fifa se reúne em Miami nesta semana para discutir mudanças importantes na próxima edição da Copa do Mundo e no calendário do futebol mundial. Uma dessas novidades será o Mundial de Clubes. Um novo formato para o torneio será decidido em Miami, e tudo indica que vai prevalecer a proposta de um campeonato disputado por 24 clubes a cada quatro anos.

O GloboEsporte.com adiantou em abril do ano passado como seria o formato preferido pela Fifa, e a estreia do novo Mundial de Clubes deve ser em 2021. A reunião do Conselho da Fifa nos EUA também vai servir para definir as sedes das duas últimas edições do torneio, em 2019 e 2020.


Real Madrid comemora sétimo título Mundial de Clubes; torneio continua até 2020 — Foto: REUTERS/Suhaib Salem

A Conmebol chegou a apresentar uma proposta diferente, de um Mundial de Clubes anual, com 12 times. Mas a proposta não teve tanta aceitação e a confederação sul-americana praticamente já jogou a toalha. Tal como existe hoje, o Mundial de Clubes é avaliado dentro da Fifa como um fracasso técnico, de público e de crítica. O novo torneio teria 24 clubes, sendo 12 da Europa. CLIQUE AQUI para ver o modelo discutido para o Mundial de Clubes.

Inchaço da Copa de 2022

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, também vai apresentar ao Conselho da entidade (formado por 36 representantes das confederações continentais) o estudo de viabilidade sobre a ampliação da Copa do Mundo de 2022 para 48 seleções. Essa mudança já foi aprovada para 2026 – quando o torneio será organizado por EUA, México e Canadá. Infantino quer antecipar a ideia já para o próximo mundial.

VEJA TAMBÉM: Fifa confirma Copa do Mundo com 48 seleções e overdose de partidas

A proposta enfrenta forte oposição do Catar, que em 2010 ganhou o direito de ser sede da Copa de 2022 em meio a um processo marcado por denúncias de corrupção – ao qual se seguiram denúncias de trabalho escravo. O embaixador do Catar no Brasil, Mohammed Al-Hayki, disse ao GloboEsporte.com no ano passado que o país do Oriente Médio enxerga tal movimento como uma tentativa de “sabotagem”.

LEIA MAIS: Fifa encontra dificuldades para ampliar Copa de 2022 para 48 participantes

Projeto do estádio de Lusail, da Copa do Mundo do Catar 2022 — Foto: Divulgação

Projeto do estádio de Lusail, da Copa do Mundo do Catar 2022 — Foto: Divulgação

Copa América 2020

Além da reunião do Conselho da Fifa, Miami vai abrigar várias reuniões das confederações continentais – a cúpula da Conmebol, por exemplo, se reúne na quarta-feira.

Neste encontro, cartolas sul-americanos vão decidir o que fazer com a Copa América de 2020 – a competição deste ano, no Brasil, será a última em anos ímpares. O torneio passará a ser disputada em anos pares a partir da próxima temporada, sempre a cada quatro anos (2020, 2024, 2028…).

No momento, a Argentina hoje é a única candidata oficial a organizar a competição de 2020, que já está no calendário da Fifa. Mas a organização deste torneio virou alvo de uma disputa com a Concacaf.

Recentemente, a US Soccer (a CBF dos EUA) convidou os países sul-americanos para jogar uma copa continental em 2020, em solo americano. A Conmebol recusou e fez um convite para que EUA e México disputarem a Copa América. O convite também foi rejeitado.

Como pano de fundo nessa discussão, está o apoio da Concacaf ao projeto sul-americano de organizar a Copa do Mundo de 2030. O resultado da disputa sobre a Copa América de 2020 terá consequências em outras esferas.

G1

Esporte

The Best: Lewandowski desbanca Messi e Cristiano Ronaldo, e é eleito o melhor jogador do mundo

Publicado

em

O atacante polonês Robert Lewandowski foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa. Em cerimônia virtual, que aconteceu na sede entidade máxima do esporte, em Zurique, na Suíça, por conta da Covid-19, o jogador do Bayern de Munique ganhou o prêmio.

© Fornecido por LANCE!

Lewandowski deixou para trás Lionel Messi, do Barcelona, e Cristiano Ronaldo, da Juventus, que são os dois maiores vencedores do prêmio, com seis e cinco conquistas cada, respectivamente. Esta foi a primeira vez que o atleta de 32 anos foi eleito o melhor jogador do planeta.

Na última temporada, Lewandowski conquistou a Liga dos Campeões, o Campeonato Alemão e a Copa da Alemanha com o Bayern de Munique, sendo o artilheiro de todas as competições. Ao todo, o camisa 9 marcou 55 gols em 47 jogos.

LANCE!

Continue Lendo

Esporte

Liga dos Campeões terá PSG x Barcelona e Bayern de Munique x Lazio nas oitavas

Publicado

em

Amigos e rivais, Messi e Neymar vão se encontrar nas oitavas de final da Liga dos Campeões. O duelo entre Barcelona e Paris Saint-Germain foi um dos sorteados nesta segunda-feira, assim como o confronto entre Bayern de Munique, atual campeão, e Lazio. Os jogos serão disputados em fevereiro e março de 2021.

Atual vice-campeão europeu, o PSG terá a vantagem de decidir a disputa em casa, por ter tido melhor campanha na fase de grupos. O time de Neymar e Marquinhos terá pela frente um Barcelona com dificuldades na temporada, com fraca campanha no Campeonato Espanhol, mas atuações melhores na Liga dos Campeões. Nem Messi está como antes. Ele queria deixar o clube catalão, mas não conseguiu.

O histórico, contudo, é favorável ao time espanhol, com cinco vitórias, contra três dos franceses. Datas e horários dos confrontos ainda não foram definidos. Mas as partidas de ida das oitavas serão realizadas nos dias 16, 17, 23 e 24 de fevereiro. A volta pode ser em 9, 10, 16 ou 17 de março. No dia 19 de março será feito um novo sorteio para definir as partidas das quartas de final e o chaveamento das etapas seguintes até a final.

Atual campeão da Liga dos Campeões, o Bayern de Munique vai enfrentar a Lazio. O dono de seis títulos europeus é o favorito. Passou invicto pela fase de grupos, com cinco vitórias e um empate. Já o time italiano enfrentou dificuldades para se classificar e registrou apenas dois trunfos e quatro empates.

Dois duelos das oitavas de final vão reunir um time tradicional e uma surpresa da temporada passada. O Liverpool, campeão em 2019, vai encarar o RB Leipzig, semifinalista da última edição. Já o Real Madrid terá pela frente o bom ataque da Atalanta, que parou nas quartas de final na temporada passada. Tanto o time inglês quanto o espanhol vão decidir a disputa em casa.

A Juventus, de Cristiano Ronaldo, vai encarar nas oitavas o Porto. O time de CR7 desbancou o Barcelona no Grupo G. Após um início de ano instável, a equipe italiana está em ascensão e é a favorita contra os portugueses. O mesmo acontece com o Manchester City, do técnico Pep Guardiola, diante do Borussia Mönchengladbach. Juventus e Manchester decidem em casa.

Os demais jogos das oitavas de final serão Chelsea x Atlético de Madrid e Borussia Dortmund x Sevilla. O primeiro deve ser um dos confrontos mais equilibrados desta fase da Liga dos Campeões, uma vez que o Atlético de Madrid, mesmo sendo o segundo colocado do seu grupo, vive grande fase. No outro duelo, o Sevilla vai tentar mostrar por que tem fama de “copeiro” na Europa e é o atual campeão da Liga Europa.

O sorteio desta segunda-feira teve apenas duas regras. Times do mesmo grupo e país não podiam se enfrentar e equipes do primeiro pote (líderes dos grupos na fase anterior) iriam encarar equipes do pote 2 (segundos colocados) e teriam a vantagem de disputar o segundo jogo em casa.

CONFIRA JOGOS DAS OITAVAS DE FINAL DA LIGA DOS CAMPEÕES

(times à direita decidem em casa)

  • Borussia Mönchengladbach (Alemanha) x Manchester City (Inglaterra)
  • Lazio (Itália) x Bayern de Munique (Alemanha)
  • Atlético de Madrid (Espanha) x Chelsea (Inglaterra)
  • RB Leipizig (Alemanha) x Liverpool (Inglaterra)
  • Porto (Portugal) x Juventus (Itália)
  • Barcelona (Espanha) x Paris Saint-Germain (França)
  • Sevilla (Espanha) x Borussia Dormuntd (Alemanha)
  • Atalanta (Itália) x Real Madrid (Espanha)
Estadão

Continue Lendo

Esporte

Regi sagra-se bicampeão baiano de ciclismo

Publicado

em

Aconteceu nesse domingo 06 de dezembro, a última etapa do XCM do Campeonato Baiano de Ciclismo, na cidade de Castro Alves – Bahia, e na oportunidade o bonfinense regi, sagrou-se bicampeão. 

“Última prova do ano e, fechamos com chave de ouro, Campeão Baiano de XCM 2020. O percurso era bem pesado, muitas subidas íngremes, sol escaldante, mas no final deu tudo certo”.

Agradeço a Deus pelos livramentos, familiares, amigos e meus patrocinadores.

@bike_Pienorte 

@audaxbike

@gilmachadojr 

@lojagrannutri 

@inovarbonfim 

@pediatria_e_cia 

@laboratórioislab 

@bonfisio 

@oficialanacosmesticos

@fisiobikefit

Blog do Netto Maravilha

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2021 - Criado por PrecisoCriar | www.precisocriar.com.br