Conecte-se conosco

Filadélfia

Secretario de saúde Nondas Mota de Filadélfia participou de Oficina para discutir desafios da Macrorregião PEBA

Publicado

em

Vice prefeito e secretario de saúde de Filadélfia participou na última quinta e sexta-feira (23, 24) do segundo encontro realizado na macrorregião e integra uma série de ações do Conasems para fortalecer a regionalização do SUS em todo país.

O município de Filadélfia foi representado pelo secretario de saúde Nondas Mota e pela assessora técnica de saúde Joelma Alves, a oficina aconteceu na cidade de Petrolina-PE que sediou a segunda oficina do projeto “Fortalecimento dos Processos de Governança, Organização e Integração da Rede de Atenção à Saúde – Regionalização”, na macrorregião PEBA (Pernambuco e Bahia), nessa quinta, 23, e sexta, 24. Mais de 100 profissionais que trabalham na gestão do SUS estiveram presentes, dentre eles, técnicos, secretários municipais de saúde e vice-prefeitos.

O Projeto Regionalização realizado pelo Conasems em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e Ministério da Saúde, via PROADI-SUS, está na segunda etapa. A primeira, concluída no final de 2019, percorreu todas as seis macrorregiões de saúde pactuando o projeto de regionalização com os prefeitos e secretários municipais e formalizando a adesão dos municípios. Nesta segunda fase o foco é a análise situacional para identificar as fragilidades, desafios e oportunidades de melhoria da gestão em cada macrorregião. O objetivo é ampliar o protagonismo municipal nos processos de planejamento, governança e operação da rede de atenção à saúde, por meio de uma lógica de planejamento ascendente na elaboração do planejamento regional nas seis macrorregiões.

De acordo com Marcos Franco, consultor do Conasems, o conteúdo tratado nesta etapa do projeto é essencial e deve ser constantemente trabalhado. “É preciso saber o perfil epidemiológico e demográfico para, a partir daí, traçar possibilidades. Qual é a realidade das pessoas que vivem nesta região? Sem dúvida, a análise de situação é um passo importante no processo de planejamento, assim como o monitoramento e avaliação das ações executadas”. Segundo ele, organizar a macrorregião e sua governança significa organizar o processo de integralidade do sistema e cumprir a lei. “O SUS deve funcionar em uma rede regionalizada e hierarquizada, é o que está escrito na lei”.

bonfimnoticias

Continue Lendo
Clique para comentar

Filadélfia

Prefeitura de Filadélfia prorrogou medidas e fez algumas alterações no novo decreto nº 045

Publicado

em

Os Estabelecimentos Comerciais Essenciais e Não Essenciais continuarão funcionando da mesma forma, a única alteração, desta semana será o horário de funcionamento, que foi prorrogada para às 18h, de segunda a sexta-feira;

✔️Lanchonetes, Pizzarias, Restaurantes, fornecedores de refeições ou lanches, podem funcionar todos os dias para retirada no balcão e delivery até às 20h.  Das 20h às 22h só podem funcionar através de delivery; Está proibida a entrada e consumação nesses estabelecimentos em qualquer horário.

✔️O funcionamento das farmácias acontecerá de forma normal de segunda a sábado até às 18h, com rodízio de plantão a partir desse horário e aos domingos em sistema de plantão também;

✔️A realização de carga e descarga fica restrita ao período das 6h às 15h, de segunda a sexta-feira.

✔️O horário máximo de funcionamento de igrejas ou templos religiosos passa a ser até às 20h;

✔️O Toque de Recolher será iniciado às 20h a partir de hoje.

Essas foram as principais mudanças no Decreto desta semana.

blogdonettomaravilha

Continue Lendo

Filadélfia

Filadélfia encerra lockdown hoje e retomará atividades aos poucos

Publicado

em

A Prefeitura de Filadélfia determinou o encerramento do lockdown no município, nesta quarta-feira (01), com a manutenção de regras de distanciamento social.

O lockdown não foi revogado, estava em vigor desde o dia 26 de junho e seria encerrado na quinta-feira (02), a Prefeitura antecipou em apenas um dia a volta gradativa das atividades, visto quê, só um dia útil na semana, no caso, a sexta-feira (03), causaria mais aglomerações nos bancos e supermercados, alinhando-se também às solicitações do comércio local que garantiu cumprir às medidas de prevenção e combate estabelecidas pelo Comitê de Crise do município.

O prefeito Louro Maia diz que o retorno deve ser responsável e gradativo.

“Vamos saindo aos poucos das medidas mais restritivas, com responsabilidade, observando os resultados a cada dia, pode ser que na próxima segunda-feira (06), essas medidas sejam alteradas, pois tudo é muito dinâmico e o enfrentamento ao Coronavírus acontece de acordo com as circunstâncias do município, nossa secretaria de Saúde está testando muito, pois queremos ter noção da real situação pra agirmos em conformidade – afirmou, o gestor”. 

A Prefeitura orienta, que as pessoas só saiam de casa em extrema necessidade e reforça que os estabelecimentos comerciais deverão passar a controlar a entrada de pessoas rigorosamente, limitando a um membro por grupo familiar, e respeitando a lotação máxima da capacidade do local.

blogdonettomaravilha

Continue Lendo

Filadélfia

Prefeitura de Filadélfia decreta LOCKDOWN por 07 dias devido ao aumento de casos da Covid-19

Publicado

em

A Prefeitura de Filadélfia comunica a população que tornará mais severas as medidas de prevenção e enfrentamento a Covid-19, aderindo ao Lockdown, conforme decreto nº 038/2020 que foi encaminhado para publicação no Diário Oficial do município, determinando assim, o “isolamento social rígido, com fechamento total de estabelecimentos, inclusive essenciais.

As medidas estão sendo tomadas devido ao número crescente de casos na cidade, somente hoje (22/06), houve um aumento de 73,3%, ou seja, mais 11 casos foram confirmados: 10 através de Testes Rápidos e 01 por meio do Lacen.

A Secretaria de Saúde informa que vai intensificar a testagem, bem como todas as ações com o intuito de isolar de forma precoce o maior número possível de pacientes infectados para diminuir a transmissão.

O “Lockdown”, acontecerá a partir de sexta-feira (26), até quinta-feira, 02 de Julho de 2020, para tentar conter o avanço e proliferação do vírus, mas o decreto poderá ser prorrogado se a população não respeitar as restrições e medidas de combate, a situação será analisada pelo Comitê de Crise nos próximos dias.

blogdowalterley

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2019 - Criado por PrecisoCriar | www.precisocriar.com.br