Conecte-se conosco

Noticias

Suspeitos de hackear Moro relatam ter achado ‘microfone espião’ em chuveiro da PF

Publicado

em

© Fornecido por S.A. O Estado de São Paulo

Dois suspeitos de acessarem conversas em celulares do ex-juiz Sérgio Moro e de procuradores da Lava Jato narraram a seus advogados que teriam encontrado um microfone espião em um chuveiro da carceragem da Superintendência da Polícia Federal em Brasília. O equipamento de gravação, segundo o relato feito há duas semanas, foi retirado pelo programador Thiago Eliezer Martins, depois que ele observou fios do microfone aparecendo para o lado de fora do chuveiro. Depois de retirado do chuveiro, ele entregou o aparelho para a PF.

Thiago Eliezer Martins, que foi preso na segunda fase da Operação Spoofing, em 19 de setembro, mostrou o equipamento de gravação para outros dois colegas de cadeia – um deles era Walter Delgatti Neto, o ‘Vermelho’.

Suspeito de liderar o grupo, ‘Vermelho’ está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, mas naquela ocasião cumpria quatro dias na prisão na Superintendência da PF para passar por uma rodada de depoimentos.

Depois de retirado do chuveiro, o microfone foi entregue para a PF.

Procurados pelo Estado, três advogados de presos da Operação Spoofing confirmaram que seus clientes narraram o episódio, e confirmaram que o microfone foi retirado de dentro do chuveiro por Thiago Eliezer Martins.

Dois advogados pediram anonimato para não se ‘indispor’ com a PF, mas dizem que estudam pedir que a Corregedoria da corporação abra uma investigação sobre o caso.

Apenas um terceiro advogado, o defensor federal Igor Roque, concordou em dar entrevista sem exigir a condição de anonimato.

Igor Roque atua na defesa de Danilo Marques, motorista de aplicativo preso na cidade de Araraquara (SP) na primeira fase da Spoofing, há quase quatro meses.

No decorrer das investigações, a Polícia Federal descobriu que Marques agia como um ‘testa de ferro’ de ‘Vermelho’, em crimes de estelionato.

O defensor federal diz que seu cliente não estava na cela no dia em que o microfone foi descoberto. Igor Roque alega, porém, que ele próprio esteve na Superintendência da PF e ouviu, do próprio ‘Vermelho’ a versão de como o grampo teria sido encontrado.

“Eu estive na PF para conversar sobre meu cliente. Chegando lá o Walter (Delgatti) disse o seguinte: ‘a gente encontrou uma escuta no chuveiro da cela. Tinha microfones, eles tiraram'”.

O advogado explica que, dos seis presos na Spoofing, apenas Suelen Oliveira foi solta. Dos outros cinco suspeitos que continuam detidos, três estão encarcerados na Papuda e dois na superintendência da PF, em Brasília. Walter é um dos que estão presos na Papuda, mas dorme com frequência na PF quando tem que prestar depoimento.

“Walter ficou lá quatro dias e voltou para a Papuda. Os outros dois já estão na PF faz mais de mês, desde quando foram presos na segunda fase (da Spoofing). Eu ainda não sei se é de um chuveiro coletivo que eles retiraram o equipamento. As celas da PF são próximas. Um microfone já daria para captar todas das conversas. A gente não sabe a gravidade disso. Têm que ser analisadas todas as consequências. A PF precisa investigar e dar uma resposta rápido a isso”, diz o defensor federal Igor Roque.

O objetivo do advogado, a partir de agora, é saber se a PF abriu alguma apuração sobre o episódio do microfone.

© Fornecido por S.A. O Estado de São Paulo

Ele acredita que não só Danilo Marques, seu cliente, mas todos os presos da Spoofing podem ter sido monitorados ‘ilegalmente’.

“Nós estivemos com o delegado do caso e ele disse que desconhecia a escuta. A gente não teve acesso ao inquérito completo, não sabe se isso está sendo investigado, pois está sigiloso. Uma gravação seria de uma gravidade absurda”, destacou o advogado, que pretende peticionar, oficialmente, a abertura de uma investigação sobre o caso. “É um caso que envolve diretamente meu cliente”.

Outros advogados de presos na Spoofing disseram que, reservadamente, a PF alega ter uma autorização judicial para fazer escutas ambientais, mas que isso não abarca qualquer inserção de microfone espião dentro de chuveiro da cela. Esses mesmos advogados entendem que a escuta supostamente instalada no banheiro violaria ‘todos os princípios constitucionais’.

COM A PALAVRA, A POLÍCIA FEDERAL

Ao Estado, a assessoria da Polícia Federal informou que, até o momento, as ‘autoridades máximas’ da Superintendência Regional da instituição em Brasília desconhecem qualquer pedido de investigação sobre espionagem dentro de cela. “Se acionada, a PF investigará”, disse em nota.

Estadão

Continue Lendo
Clique para comentar

Noticias

Moradores do distrito de Igara soltam espadas e causam revolta

Publicado

em

Na noite desta Segunda-feira, dia 29, data em que a Igreja Católica comemora o dia de São Pedro e que tradicionalmente ocorre o queima da fogueira. Só que neste ano não foi permitido por causa do confinamento da quarentena do COVID-19.

Mais no distrito de Igara no Município de Senhor do Bonfim, parte da População desrespeitaram as determinações das autoridades e foram fazer festa em via pública, causando aglomerações e tumulto.Essa ação causou revolta por parte da maioria dos moradores do distrito, que fica a 10 km da sede.

Redação do Blog do Cleber Vieira

Continue Lendo

Andorinha

Policial: vizinhos capturam arrombador em Andorinha

Publicado

em

Na noite desse domingo 28 de junho, um bandido foi preso ao arrombar uma residência, pelo telhado no município de Andorinha.

De acordo com a PM a Guarnição foi solicitada pela vítima, informando que o autor adentrou a sua casa pelo telhado e foi imobilizado por vizinhos, após ouvir apelo por socorro. As partes foram conduzidas à DT de Bonfim para as devidas providências.

Fonte: 6º BPM

Continue Lendo

Itiuba

Tentativa de homicídio no interior do município de Itiúba

Publicado

em

Por volta das 21h30, desta segunda-feira (29), foi registrado uma tentativa de homicídio na localidade de São Gonçalo II, interior de Itiúba.

Segundo informações um homem conhecido por ” Pirulito”  efetuou tiros de espingarda de fabricação caseira, contra um senhor que não foi identificado, atingindo a vítima no abdômen, que foi conduzida para o hospital do município e passa bem.

A guarnição esteve no local, conseguindo prender o autor dos disparos. O mesmo foi conduzido a delegacia de Senhor do Bonfim, onde foi lavrado fragrante.

Os motivos da tentativa do homicídio não foram revelados no boletim de ocorrência.

Nonato Notícias

Continue Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2019 - Criado por PrecisoCriar | www.precisocriar.com.br